Vasco

Lisca pede calma e atenção aos detalhes para Vasco reverter resultado negativo contra o São Paulo na Copa do Brasil: ‘precisamos ser mais assertivos ao definir’

Reprodução

O Vasco iniciou as oitavas da Copa do Brasil em desvantagem. O Cruz-Maltino perdeu para o São Paulo, por 2 a 0, no Morumbi e precisa, pelo menos repetir o placar, na partida de volta em São Januário, na próxima quarta-feira. Apesar do resultado, o técnico Lisca conseguiu destacar pontos positivos da atuação de sua equipe. Para ele, os detalhes decidiram ajudaram o time paulista a construir o placar.

– Ficam muitas lições, muitas situações da partida. Tivemos situações bem positivas de agressão, de circulação de bola e algumas combinações interessantes. Equilibramos o jogo no segundo tempo, tivemos possibilidade de empatar no segundo tempo, mas faltou a contundência ofensiva. Não exigimos muito do Volpi, erramos nas escolhas e no penúltimo passe. Isso foi predominante na partida. São Paulo também esteve bem, fez o gol. Sabíamos dessa bola parada forte do São Paulo com o Pablo, Miranda e Arboleda – pontuou Lisca.

O técnico também comentou sobre as falhas defensivas do time na bola área, problema que persiste desde o início da temporada.

– Temos avaliado muito essa questão da bola aérea, vocês da imprensa têm colocado muito isso. São situações que têm sido corriqueiras durante a temporada do Vasco. Estamos procurando analisar muito os adversários e mostrar para os jogadores onde esses adversários têm mais contundência na bola ofensiva deles e defensiva nossa. Tomamos um gol contra o Guarani em bola no meio da área e hoje tomamos em uma bola rápida, que já havíamos mapeado. Precisamos minimizar esses erros porque a bola parada sempre foi muito decisiva. Isso se resolve estimulando os jogadores, analisando os adversários, mostrando pontos fortes, treinando. Bola parada exige força, intensidade. Quando se joga a cada três dias fica complicado. Temos que dar ênfase a esse detalhe importante que é a bola aérea defensiva. Levamos dois gols assim nos meus dois jogos. É pontuar e treinar. É isso o que vamos fazer. 

Veja outras respostas de Lisca na coletiva de imprensa

Como reverter o resultado no Rio

O primeiro tempo foi aqui, eles estão com vantagem de 2 a 0. O meio-tempo do jogo é entre um e outro. Precisamos com calma voltar para o jogo, diminuir a diferença para depois tentar a igualdade, com organização. Nosso foco passa a ser o jogo com o Botafogo pela Série B, precisamos de calma. Depois do jogo com o Botafogo pensar no São Paulo para buscar pelo menos a igualdade e buscar a vaga nas quartas de final. 

Atenção aos detalhes

Quando fomos arriscar no final da partida com as entradas do Arthur e do Morato, levamos o segundo gol. Temos que ter calma. Saber que o São Paulo talvez esteja bem mais na nossa frente, apesar de a gente ter equilibrado. Faltou a gente ser bem mais eficaz. Talvez tenhamos criado boas situações para definir, mas precisamos ser mais assertivos nos detalhes, que são o que fazem a diferença em um jogo de futebol.

Chances desperdiçadas

Tivemos boa posse, tivemos chutes com Jabá e Marquinhos. Tivemos um chute com Cano em que ele tentou a bola no canto do goleiro. Talvez se ele tivesse batido cruzado… Tivemos Morato arrastando com o Arthur passando por dentro. Tivemos chance com Arthur que faltou experiência de servir o Cano. Você faz a escolha acertada quando faz o gol e dá a sequência. No início, tivemos o chute do Bruno numa bela jogada do Cano com o Jabá. Não conseguimos criar o nosso ímpeto ofensivo em chances claras. O Volpi não foi exigido, e acho que isso foi fundamental para o nosso placar foi zerado. A nossa qualidade na hora da definição faltou, e isso foi determinante para o resultado. 

Poupar jogadores

Não vamos poupar jogador nenhum, vamos analisar com o clube os jogadores que estão em melhor condição. Não vamos deixar a Copa do Brasil de lado, mas o fundamental é retornar à Série A. Seria uma situação fora de contexto preservar jogadores contra o Botafogo. Temos jogadores que não atuaram hoje e vamos definir a melhor estratégia. Não vamos preservar jogadores pensando na quarta-feira. Só não vão jogar os jogadores que não tiverem a força necessária. 

Como resolver a bola aérea defensiva?

Estimulando os jogadores, analisando os adversários, mostrando pontos fortes, treinando. Bola parada exige força, intensidade… Quando se joga a cada três dias fica complicado. Mas nós posicionamos, estudamos o São Paulo, o gol deles contra o Flamengo foi com Arboleda pelo alto. Talvez o fato de o Arboleda ter saído possa ter surpreendido. Mas temos que dar ênfase a esse detalhe importante que é a bola aérea defensiva. Levamos dois gols assim nos meus dois jogos. É pontuar e treinar. É isso o que vamos fazer. 

MT

MT já teve atuação contra CSA no segundo tempo, tinha um jogo muito mais de força. Riquelme infelizmente torceu o tornozelo, tentou treinar para vir pra cá, mas o departamento médico achou a situação temerária. Vamos ver agora no Rio como o Riquelme vai se portar, e o MT é uma das opções sim. 

Necessidade de reforço no meio

– Não temos um jogador bem característico, talvez o Romulo e o Andrey, que fizeram a posição de segundo volante. Mas Romulo está voltando de lesão. Ainda achei temerário colocar o Romulo e até mesmo o próprio Andrey. Achava temerário e vi que ele não estava em totais condições em termos de força. Se a gente não conseguir solução no grupo, talvez tenhamos que buscar fora do grupo. Um jogador mais posicional. Mas isso vamos precisar de uns 10 a 15 dias. 

Bruno Gomes

Bruno Gomes fez um jogo muito bom, ganhou a maioria das ações, mas é um jogador que gosto mais à frente. Ele tem se sacrificado dentro da falta dessa característica dentro do time. 

Romulo

Temos que ter calma com Romulo. Veio de uma lesão, treinou pouco. Vamos ver como ele vai responder amanhã e sexta. Pode nos ajudar na questão da bola parada. 

Zeca

Na questão do lado esquerdo, você pode não chegar ao fundo, mas pode ajudar de outras formas. Gostei da atuação do Zeca hoje construindo por dentro. O Léo também fez algumas jogadas pela beirada, mas não foi feliz na centrada. Hoje tivemos boas situações, mas erramos ao achar os jogadores na área. Léo Matos e Zeca não foram felizes nessas situações. Estamos vendo a maturidade do Riquelme, avaliando o menino, e analisando nesses 10 ou 15 dias se podemos ver outra situação

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo