Futebol Internacional

Liverpool goleia Atalanta por 5 a 0 pela Champions em plena Bérgamo

Divulgação / UEFA

O Liverpool não tomou conhecimento da Atalanta e venceu por 5 a 0 pela 3ª rodada da Fase de Grupos da Champions nesta terça-feira (3).

A equipe de Jürgen Klopp estava imparável no primeiro tempo com sete finalizações (6/7 de aproveitamento) e uma atuação espetacular do atacante Diogo Jota. O ex-artilhiero do Wolverhampton abriu o placar e ampliou a vantagem com um golaço, sempre se saindo melhor nos duelos individuais.

No segundo tempo, a situação da equipe de Bérgamo piorou completamente e o Liverpool seguiu mais imparável ainda. Impiedoso nos contra-ataques, os Reds marcaram três gols em menos de 10 minutos. Salah, Mané e Diego Jota (conseguindo seu 10º hat-trick em competições europeias) foram os responsáveis por aplicar um duro 5-0 em cima da Atalanta. O time comandado por Gian Piero Gasperini estava contando com Zapata para descontar a larga desvantagem e o atacante tentou corresponder. Foram três chances claras de gol, mas Alisson conseguiu duas grandes defesas e uma bola foi na trave. Quando conseguiu marcar aos 48 do 2º tempo, estava em posição de impedimento e teve seu gol anulado.

A Atalanta não sofria gols há 3 jogos consecutivos e mantinha média de pelo menos dois gols marcados nos últimos 9 jogos, duas estatísticas positivas que se perderam na goleada desta terça-feira (3). Enquanto isso, o Liverpool chega a 6 jogos de invencibilidade.

As duas equipes voltam a campo neste domingo (8). A Atalanta enfrentará a Inter de Milão em casa pela 8ª rodada da Serie A, enquanto o Liverpool terá o Manchester City no Eithad Stadium em clássico pela 8ª rodada da Premier League.

O JOGO

As duas equipes possuem propostas semelhantes de pressionar com linhas altas as saídas adversárias e aproveitar os espaços com progressão constante. Cumprindo as expectativas, a partida até começou movimentada, mas o Liverpool controlou as ações no primeiro tempo, tendo sua primeira chance logo aos 2 minutos em jogada individual de Diogo Jota. O atacante recebeu com espaço pela esquerda, passou por Hateboer e chutou com pé esquerdo, parando na primeira grande defesa do goleiro Sportiello.

Ao ser desafiado pela segunda vez, Sportiello novamente se saiu bem ao vencer Mané. O atacante chegou chutando de canhota na entrada da área após receber de Salah na esquerda. Em seguida, num momento inteligente de rápida reposição, Muriel recebeu um lançamento em profundidade e driblou dois jogadores dentro da área, mas Alisson defendeu com a perna.

Em um jogo bastante movimentado, era natural que espaços surgissem com o passar o tempo e o gol fosse questão de tempo. Sendo assim, o Liverpool rapidamente chegou ao seu primeiro gol. Alexander-Arnold criou espaço na lateral, enfiou um cruzamento rasteiro com profundidade pela direita e Diogo Jota recebeu na entrada da área. O atacante português venceu o duelo individual contra Palomino e tirou de Sportiello para abrir o placar com categoria, aos 17 minutos do 1º tempo.

Dentre os nomes que poderiam mudar a situação a favor dos italianos, Luis Muriel destacava-se positivamente. Pouco depois de sua equipe sair em desvantagem, o atacante colombiano venceu Joe Gomez novamente no duelo 1v1 ao receber o cruzamento e bateu com força. Alisson defendeu em dois tempos e assustou a torcida do Liverpool. Contudo, as chegadas da Atalanta não eram tão frequentes, deixando o Liverpool mais cômodo no restante da primeira etapa após ter aberto o placar.

Conseguindo administrar a partida, o Liverpool ampliou sua vantagem aos 32 minutos em outra grande jogada individual de Diego Jota, que já se mostrava um dos melhores negócios da temporada do futebol inglês. O atacante português recebeu cruzamento de Joe Gomez pelo lado esquerdo, cortou para dentro, ajeitou e bateu em cheio para marcar um golaço. Logo depois, o Liverpool quase marcou novamente. Em passe errado na saída de jogo, Toloi entregou para Mané e o atacante disparou pelo centro, cortou e bateu com muita força na bola pronto para marcar, Mas desta vez, Sportiello conseguiu alcançar e fez uma defesa espetacular para evitar o 3-0 ainda no 1º tempo.

O segundo tempo começou, mas a história do jogo permaneceu a mesma. Apenas 2 minutos foram necessários para o Liverpool aplicar o inevitável 3-0 no placar. Desta vez, o caminho do gol foi o contra-ataque armado por Jones que lançou Salah percorrendo bastante, cortando Hateboer da jogada e batendo w

Alexander-Arnold cobrou o lateral com força, Salah dominou na intermediária e enfiou para Mané completar pelo lado lado esquerdo, encobrindo Sportiello e encaminhando completamente a vitória do time inglês aos 4 minutos do 2º tempo. Entretanto, a segunda etapa ainda estava no início e ainda chances para mais gols saírem, principalmente para os ingleses. Percebendo que sua equipe estava pouco efetiva e muito exposta, Gasperini resolveu tirar o atacante Muriel para acionar o volante Pessina, buscando evitar sofrer uma goleada ainda maior. Infelizmente para os italianos, Diogo Jota não podia deixar o campo antes de marcar seu hat-trick e a defesa foi novamente vazada.

Em mais um contra-ataque, Mané aplicou um lançamento espetacular para acionar o atacante português que estava mais rápido que seus marcadores. Sobrou então apenas driblar Sportiello e tocar levemente para Diogo Jota marcar seu terceiro gol na partida e o quinto gol do Liverpool contra a Atalanta em plena região de Bérgamo.

Na melhor chance para diminuir a goleada, a Atalanta simplesmente desperdiçou. Aos 16 minutos, Zapata cortou dentro da área pela esquerda deixando Joe Gomez no chão, mas acabou acertando a trave. O atacante voltaria a ter outra oportunidade seis minutos depois, desta vez pelo lado direito, teve outra oportunidade construindo boa jogada individual passando (outra vez) por Joe Gomez. Desta vez, a bola foi na direção certa mas Alisson se esticou e fez uma boa defesa. Ainda com larga vantagem, Jürgen Klopp aplicou três substituições seguidas e acionou Keita, Milner e Firmino para o restante do tempo.

Nos minutos finais, Zapata teve sua terceira chance para tentar marcar recebendo dentro da área. O atacante bateu firme e acertou a finalização, mas Alisson espalmou e a Atalanta saiu de campo sem marcar nenhum gol. Por fim, Salah também teve chance em mais um contra-ataque em alta velocidade. Mesmo com 37 minutos do 2º tempo. o egípcio disparou e bateu rasteiro, parando em ótima defesa de Sportiello.

Por fim, Zapata finalmente conseguiu marcar seu gol dentro da pequena área, mas a arbitragem flagrou impedimento e anulou seu feito. Realmente, hoje não era dia para nenhum jogador da Atalanta.

FICHA TÉCNICA UEFA Champions League 2020/21 – 3ª Rodada – Grupo D
Atalanta 0-5 Liverpool

Data: 27/10/2020, 17:00
Estádio: Gewiss Stadium
Árbitro: Ovidiu Hategan

Gols: 1T 18′ Diogo Jota (Liverpool); 1T 34′ Diogo Jota (Liverpool); 2T 2′ Salah (Liverpool); 2T 4′ Mané (Liverpool); 2T 9′ Diogo Jota (Liverpool)

Substituições – Atalanta: Pessina (Muriel); Malinovskyi (Pasalic); Ruggeri (Mojica); Depaoli (Hateboer); Lammers (Papu Gómez)

Substituições – Liverpool: Keita (Robertson); Milner (Henderson); Roberto Firmino (Diogo Jota); Neco Williams (Alexander-Arnold0; Tsimikas (Wijnaldum)

Atalanta (3-4-1-2): Marco Sportiello; Rafael Tolói, Berat Dijmsiti, Palomino; Hans Hateboer, Mario Pasalic, Remo Freuler, Johan Mojica; Alejandro Gómez; Luis Muriel, Duván Zapata. Técnico: Gian Piero Gasperini

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Rhys Williams, Joe Gomez, Andrew Robertson; Curtis Jones, Jordan Henderson, Wijnaldum; Mohamed Salah, Diogo Jota, Sadio Mané. Técnico: Jürgen Klopp

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo