Futebol Internacional

Liverpool sofre susto, mas goleia Sub-23 do Aston Villa e avança na FA Cup

Divulgação / Liverpool

O Liverpool avançou para a 3ª fase da FA Cup nesta sexta-feira (8) após goleada de 4 a 1 contra o Aston Villa, impactado pela Covid-19.

                 

Dez jogadores tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, mas o isolamento necessário devido ao contato forçou todo o elenco profissional do Aston Villa à entrar em quarentena. Por isso, um elenco Sub-23 foi utilizado para a disputa deste jogo.

Rapidamente abrindo o placar com Sadio Mané (pelo menos 7 gols em todas as competições desde 2014/15), o Liverpool indicava que conduziria a partida com tranquilidade diante das circunstâncias. Porém, ao longo do 1º tempo, o rendimento foi caindo e erros pontuais foram aparecendo.

Perto dos acréscimos, na única finalização certa, o Aston Villa empatou com Louie Barry, de 17 anos, que se tornou o mais jovem à ter marcado na FA Cup contra um time da Premier League desde Rony Lopes em janeiro de 2013, em City x Watford.

Na segunda etapa, que contou com as presenças de Thiago Alcântara e Roberto Firmino, o Liverpool transformou a partida e foi dominante. Com três gols em apenas cinco minutos (Wijnaldum, Mané e Salah), os Reds tiveram controle total com 15 finalizações e 84% de posse.

As duas equipes voltam à campo pela Premier League. No dia 13, o Aston Villa receberá o Tottenham, enquanto o Liverpool terá pela frente o clássico contra o Manchester United, no dia 17.

1º TEMPO

O cenário da partida estava desenhado desde antes do início: o Liverpool teria liberdade para criar jogadas e dominar a posse contra um defensivo Aston Villa que buscava tentar se proteger com duas linhas bem postadas. Apesar da estratégia positiva, a defesa foi rapidamente vazada.

Foram necessários apenas 180 segundas para sair o primeiro gol do Liverpool. Jones percorreu o corredor pela direita e cruzou com perfeição na cabeça de Sadio Mané, abrindo o placar aos 4 do 1º tempo. A chave para o Aston Villa consistia na roubada de bola em velocidade, buscando aproveitar as mínimas chances.

Wijnaldum esteve perto de marcar duas vezes: Aos 10, acabou desperdiçando e aos 24 parou na defesa do jovem, que Ónodi também salvou o Villa na sobra de James Milner. Porém, os Reds levaram um susto aos 26 no erro de Fabinho no meio-campo, dando chance para conclusão de Hayden no jogo aéreo, interceptado por Jones na grande área.

O susto inicial do Liverpool acabaria se convertendo em gol no final do 1º tempo. Em ótimo lançamento do goleiro, Miles Rowe recebeu no meio e deu um tapa sensacional na bola fazendo Barry sair em velocidade, recebendo nas costas da marcação (Willians) para bater no canto e empatar o jogo, aos 41.

2º TEMPO

Klopp acionou Thiago Alcântara no lugar de Henderson para a segunda etapa, a qual teve roteiro semelhante o início do jogo: Muita pressão do Liverpool, diversas finalizações e boas chances criadas contra um Aston Villa bastante defensivo.

Apenas os Reds chegaram com finalizações de Sterling, Salah (que chegou a marcar em impedimento) e Fabinho. Aos 16, saiu o gol. Na direita, Salah tentou tabelar com Minamino e o japonês rolou para trás achando Wijnaldum com espaço para bater de primeira e concluir.

Para tranquilidade de Klopp, o Liverpool ampliou a vantagem apenas três minutos depois. Em troca de passes na esquerda, Shaqiri (em sua primeira participação) teve tranquilidade para fazer o lançamento na área para Mané concluir novamente de cabeça.

Shaqiri voltou a colaborar em mais um gol do Liverpool aos 20. Com bastante espaço para trocar passes, o Liverpool construiu a jogada e Salah fez o giro para bater no canto e surpreender Onodi, transformando um jogo que estava complicando em goleada.

O restante do 2º tempo ficou marcado pela movimentação do Liverpool e poucas chances criadas. Firmino teve a melhor chance dos últimos minutos ao acertar a trave em forte chute de fora da área.


FICHA TÉCNICA Copa da Inglaterra – 3ª Rodada
Aston Villa 1-4 Liverpool

Data: 08/01/2021, 16:45
Estádio: Villa Park
Árbitro: Craig Pawson

Gols: 1T 4′ Mané (Liverpool); 1T 41′ Barry (Aston Villa); 2T 15′ Wijnaldum (Liverpool); 2T 18′ Mané (Liverpool); 2T 20′ Salah (Liverpool)

Substituições – Aston Villa: Young (Chrisene); Sohna (Raikhy); Lindley (Bogarde); Swinkels (C.Rowe); Edward Rowe (Walker)

Substituições – Liverpool: Thiago Alcântara (Henderson); Roberto Firmino (Jones); Shaqiri (Minamino); Oxlade-Chamberlain (Salah); Origi (Mané)

Aston Villa (4-5-1): Ákos Ónodi; Jake Walker, Dominic Revan, Mungo Bridge, Callum Rowe; Kesler, Raikhy, Dialla, Bogarde, Chrisene; Louie Barry. Técnico: Dean Smith

Liverpool (4-3-3): Kelleher; Neco Williams, Rhys Williams, Fabinho, James Milner; Curtis Jones, Jordan Henderson, Wijnaldum; Mohamed Salah, Sadio Mané, Minamino. Técnico: Jurgen Klopp

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo