Futebol Internacional

Liverpool traça plano para igualar Barcelona e Real Madrid na lista dos clubes mais ricos do mundo, diz jornal

FOTO: DIVULGAÇÃO / LIVERPOOL

O 24º relatório “Deloitte Football Money League”, que traça a situação financeira de 30 clubes europeus, apontou, na semana passada, que o Barcelona lidera a lista de clubes mais ricos do mundo.

O clube catalão chega a uma receita de 715,1 milhões de euros e é seguido de perto pelo Real Madrid, com 714,9 milhões de euros em receitas. Ainda de acordo com o relatório, fecham o top 5: Bayern de Munique, Manchester United e Liverpool, respectivamente. No entanto, os atuais campeões mundiais estão ambiciosos e, de acordo com o jornal inglês “The Sun”, esperam chegar próximo dos clubes espanhóis no topo da lista.

O relatório apontou que o Liverpool possui uma receita que chega a 558,6 milhões de euros, ainda bem abaixo do patamar já atingido por Barcelona e Real Madrid. Apesar disso, a Fenway Sports Group, proprietária do Liverpool, está bolando um plano estratégico para poder, em breve, competir financeiramente com essas potências.

O trabalho para manter as receitas do clube em alta já vem dando resultado, uma vez que o clube foi um dos poucos que manteve um status financeiro saudável, mesmo diante da crise imposta pela Covid-19.

Inicialmente o objetivo do Liverpool é superar o Manchester United e se tornar, desta forma, o clube inglês com o maior potencial financeiro. Em entrevista ao podcast do Liverpool “Echo’s Blood Red”, o especialista em finanças Kieran Maguire falou das esperanças para o futuro.

— O Liverpool é praticamente pioneiro na questão da digitalização da sua base de fãs e sempre tenta encontrar novas maneiras de interagir com eles. Uma vez com o contato feito, você pode oferecer coisas que podem custar dinheiro e essa é uma maneira de se gerar uma receita extra — disse Maguire, apontando os passos já caminhados pelo Liverpool.

O diferencial, de acordo com o especialista, está em alguns eventos aonde Barcelona e Real Madrid conseguem lucrar mais do que o Liverpool. A ideia é transformar a cidade, assim como o estádio do clube, em um verdadeiro templo do futebol a ser frequentado como ponto turístico por todos os cidadãos do planeta, assim como já acontece com os espanhóis.

— Esses eventos trazem a eles (Barcelona e Real Madrid) receitas que superam a do Liverpool. Nós temos o compromisso de criar atrativos como museus, passeios no estádio e tudo mais que possa ser lucrativo. São essas questões que o Liverpool vai querer resolver — finalizou Maguire.

Em pouco tempo, além de conseguir bons resultados dentro de campo, o Liverpool também conseguiu superar financeiramente alguns dos clubes mais ricos da Inglaterra, como por exemplo Manchester City, Chelsea e Tottenham.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo