Vasco

Local de fundação do Vasco recebe nome do primeiro presidente negro do clube

Localizado na Rua Sacadura Cabral, 345, prédio está sendo reformado com doações de torcedores (Foto: Divulgação)

Recuperado e reformado por um grupo de torcedores, o local onde o Vasco foi fundado em 1988 já tem um nome oficial: Centro Cultural Cândido José de Araújo, em homenagem ao primeiro presidente negro de um clube esportivo no Brasil. O nome foi escolhido através de uma votação no Twitter do grupo “Guardiões da Colina”, que conduz a reforma do local. Candinho, como era conhecido, foi mandatário do Cruz-Maltino entre 1904 e 1906.

Foi durante o mandato de Cândido José de Araújo, em 1905, que o Vasco conquistou o seu primeiro campeonato de remo do Rio de Janeiro. Candinho foi presidente do Vasco durante dois mandatos: entre agosto de 1904 e agosto de 1905, quando foi reeleito e ficou no cargo até o mesmo mês do ano seguinte.

Os nomes que foram para votação do público eram: Centro Cultural Vasco da Gama, Centro Cultural Cândido José de Araújo, Casa 21 de Agosto e Sede de Fundação CRVG. “Centro Cultural Cândido José de Araújo” foi escolhido com 53,2% dos votos. “Centro Cultural Vasco da Gama” foi o segundo mais votado, com 26,9%. Foram 2.786 votos na enquete.

O local de fundação do Vasco, na Rua Sacadura Cabral, 345, no bairro da Saúde, zona portuária do Rio de Janeiro, foi alugado pelo grupo “Guardiões da Colina”, que está reformando o prédio para o transformar em um centro cultural voltado para o Vasco, com exposições e um “café/bar”. A objetivo do grupo é que o local seja gerido pelo clube a partir de 2021.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo