Cruzeiro

Luxemburgo visita base do Cruzeiro e ministra palestra: ‘Se você não for um vencedor, não vai para lugar nenhum’

Foto: Rodolfo Rodrigues/Cruzeiro

O técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, visitou, nesta quinta-feira (9), o Centro de Formação Felício Brandi, também conhecido como Toca da Raposa I.

O professor, como é conhecido, ministrou uma palestra motivacional para passar conhecimentos e experiências colecionadas em sua longa e vitoriosa carreira aos atletas da equipe Sub-20 celeste e comissões técnicas das demais categorias da base estrelada. 

Na visita, Luxemburgo falou sobre a importância de o jogador brasileiro não perder a essência na hora de jogar e contou um pouco da sua história no futebol, desde os tempos de atleta. Ele também comentou sobre suas evoluções táticas e técnicas. Segundo o treinador, o que fica marcado são as conquistas, as quais são “o cartão de visitas de qualquer profissional”. 

Veja também: Cáceres detalha recuperação e destaca importância da torcida do Cruzeiro: ‘É um jogador a mais’

– Se você não for um vencedor, não vai para lugar nenhum. Só estou aqui porque sou vencedor. Você tem que ter história, mostrar que ganhou. É preciso ter humildade, mas também com personalidade. Porque se você for apenas humilde, eles pisam na sua cabeça. Por isso é preciso ter personalidade. 

Ao fim da conversa, Luxemburgo deixou um recado para os atletas da equipe Sub-20 que estavam presentes no auditório. Ele aproveitou para destacar o fato de gostar de dar chances para novos talentos. 

– Uma coisa que vocês precisam entender é que os empresários precisam trabalhar para vocês e não vocês para eles. Vocês precisam decidir o que querem da carreira e não eles. Podem ter certeza que da minha parte não olho a idade do atleta. Se o garoto tiver 16 anos e eu enxergar potencial, ele vai subir e vai jogar. Não tenho medo de lançar atletas, fiz isso durante toda a minha carreira –, disse Luxa.  

Para os membros das comissões técnicas, Vanderlei Luxemburgo também deixou um recado e citou a importância de se ter uma equipe de excelência ao lado no dia a dia de trabalho. 

– Fui um dos primeiros do Brasil a ter uma equipe multidisciplinar com psicologia, nutrição, fisiologia e analista de desempenho. O técnico precisa saber de tudo que acontece no clube, se envolver em todas as áreas, mas sempre deixar os profissionais trabalharem em suas funções. 

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Cruzeiro em agosto deste ano com a missão de melhorar o desempenho da equipe profissional da Raposa, a fim de levá-la ao acesso, maior objetivo celeste na temporada. Essa é a terceira passagem de Luxa pelo Cruzeiro. Ele também comandou o time estrelado em 2003 e em 2015.  

Ao todo, foram 133 partidas a frente do Cruzeiro, sendo 77 vitórias, 29 empates e 27 derrotas. Foram também três títulos conquistados, todos eles em 2003, quando a equipe mineira conquistou a Tríplice Coroa: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo