Palmeiras

Luxemburgo foi o técnico dos últimos quatro títulos paulistas do Palmeiras

FOTO: DIVULGAÇÃO/ PALMEIRAS/ CESAR GRECO

O Palmeiras empatou por 0 a 0 com o Corinthians nesta noite de quarta-feira (05) na Arena Corinthians. Após um jogo chato e com poucas chances, o campeão será decidido no próximo sábado (8) no Allianz Parque às 16:00.

O que pode ser um bom sinal para o torcedor alviverde é o fato de Vanderlei Luxemburgo, atual técnico da equipe, ter sido também o treinador do time nos últimos quatros títulos de Campeonato Paulista do Palmeiras: 93, 94, 96 e 2008.

Esporte News Mundo vai te ajudar a lembrar essas conquistas do Verdão.

SAINDO DA FILA APÓS 16 ANOS

Assim como em 2020, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram na final do Paulista de 1993. O time Alviverde estava 16 anos sem vencer nenhum título e queria sair dessa fila de qualquer jeito. Diante de quase 105 mil torcedores e com um elenco recheado de craques como Roberto Carlos, Edmundo e César Sampaio,  o Palmeiras aplicou uma goleada de 4 a 0 no rival alvinegro na partida de volta e se sagrou campeão estadual. Aquele marcaria o primeiro título de Luxemburgo no clube. 

BICAMPEONATO

Após sair da fila em 1993, o Palmeiras conquistou um bicampeonato ao vencer o Paulista de 1994. Em um torneio de pontos corridos, com turno e returno e 16 times, a equipe de Luxemburgo teve 20 vitórias, 7 empates e 3 derrotas na campanha, mantendo a base do time que havia vencido no ano anterior. Dessa maneira, foi o primeiro bicampeonato estadual do clube após deixar de ser Palestra Itália em 1942.

O ATAQUE DOS 100 GOLS

Depois de amargar um vice campeonato em 1995 para o Corinthians, o Palmeiras teve, em 96, um dos melhores desempenhos de uma equipe na história do Campeonato Paulista. Somando 83 pontos em 90 possíveis, a máquina Alviverde marcou 102 gols na competição, feito nunca mais repetido no torneio desde então. Ao vencer os dois turnos da competição, o time de Luxemburgo foi automaticamente consagrado campeão.

A equipe tinha um poder ofensivo tão forte que 16 jogadores marcaram pelo menos um gol e quatro marcaram, no mínimo, dez (Muller e Djalminha com 15, Rivaldo com 18 e Luizão com 22). Além disso, o Palmeiras também teve a melhor defesa, tomando apenas 19 gols em 30 jogos.

ÚLTIMO TÍTULO PAULISTA

Sem títulos estaduais em 12 anos, o Palmeiras foi campeão Paulista em 2008 em uma campanha marcante. Vanderlei Luxemburgo comandou um time composto por Valdívia, Diego Souza e Alex Mineiro a um segundo lugar geral na primeira fase. Após passar pelo São Paulo na semifinal, o Palmeiras venceu a Ponte Preta por 6 a 0 no placar agregado da final e conquistou aquele que foi o último título estadual da equipe da Pompeia.

Por curiosidade, o Palmeiras está novamente 12 anos sem ganhar um Campeonato Paulista, assim como em 2008. Além disso, a equipe novamente é comandado por Luxemburgo após longo período do treinador longe do clube. Para um torcedor comum, são apenas coincidências. Já para o supersticioso, são sinais para acreditar no título Alviverde.

Além disso, se for campeão no sábado, Vanderlei Luxemburgo será o técnico com mais títulos na história do Palmeiras. No momento, ele está empatado com Oswaldo Brandão com sete títulos. O treinador palmeirense também poderá se tornar o maior vencedor do estadual, já que está empatado com Lula, ex-técnico do Santos, com oito conquistas.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo