Palmeiras

Luxemburgo lamenta assassinato de George Floyd, mas relativiza racismo no futebol: “Nada mais é do que uma bobagem, ao meu ver”

A pauta do racismo está mais evidenciada do que nunca no Brasil e no mundo. O assassinato de George Floyd foi o estopim para a indignação com uma situação endêmica que ocorre em diversas partes do planeta. Em entrevista ao Estadão, nesta quinta-feira (04), o técnico Vanderlei Luxemburgo lamentou a tragédia, mas, por outro lado, minimizou práticas racistas no meio futebolístico.

                 

“O que houve lá foi brutal, foi uma covardia. Aqui no Brasil existem algumas situações. Mas eu vejo em algumas situações que se tratam como racismo o que é totalmente desnecessário se tratar como racismo”, disse Luxemburgo.

 “Eu discuto muito no futebol, que é a minha área. Acho que os atos de racismo no futebol são provocados e eu achava que deveriam ser deixado de lado. Dão muito prestígio, muito moral à maneira como se trata o racismo no futebol. Nada mais é do que uma bobagem, ao meu ver”, continuou.

“Aquilo, sim, que o cara fez (nos Estados Unidos) é racismo puro. Mas no futebol o cara brincar com o outro, gozar o outro para desestabilizar o camarada, dizer que aquilo ali é ato de racismo, não sei. Mas é uma discussão longa”, completou o comandante do Verdão.

O assassinato de George Floyd por um policial em Minnesota, além da morte de João Pedro – jovem de 14 anos morto dentro de casa, durante uma operação policial em São Gonçalo no dia 18 de maio – repercutiram no elenco alviverde e geraram algumas manifestações de solidariedade.

Dudu, Wesley, Lucas Esteves e Gabriel Veron fizeram posts em suas contas de redes sociais com as hashtags “#vidasnegrasimportam” e “#blacklivesmatter”.

O próprio perfil do clube, que tem adotado uma postura mais ativa nas redes à respeito de causas sociais, fez uma postagem em tom de indignação e traçou um paralelo com a história palmeirense: “Já tivemos que mudar de nome para continuarmos existindo. Somos contra o racismo e qualquer prática preconceituosa que atente contra o direito à vida e à liberdade. Nascemos das diferenças e elas nos fazem mais fortes. #BlackLivesMatter #VidasNegrasImportam #PalmeirasDeTodos”, publicou o clube, na última segunda-feira (01).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo