Futebol Internacional

Lyon e Paris FC são punidos com eliminação da Copa da França

FOTO: DIVULGAÇÃO / PARIS FC

A Federação Francesa de Futebol confirmou, nesta segunda-feira (27), a eliminação de Lyon e Paris FC da Copa da França. A punição aos dois clubes foi por conta do incidente do último dia 17 de dezembro, quando as torcidas dos dois clubes entraram em confronto, ateram fogo nas arquibancadas e invadiram o gramado, provocando a suspensão da partida. Em julgamento realizado pela corte disciplinar, a opção foi pela eliminação de ambos da competição nacional.

De acordo com os relatos da imprensa francesa, a confusão foi iniciada após torcedores do Lyon atirarem um sinalizador na direção da torcida do Paris FC, o que provocou um incêndio no local. Para evitar as chamas, alguns torcedores deixaram o estádio ou invadiram o gramado para se abrigar, provocando uma confusão ainda maior. Após 50 minutos, a suspensão do jogo foi confirmada.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Pesava contra o Lyon o fato de seus torcedores já serem reincidentes. Em novembro, o jogo da equipe contra o Olympique de Marselha também foi suspenso após uma confusão iniciada nas arquibancadas. Na ocasião, com apenas quatro minutos de jogo, o meia Dimitri Payet, do Marselha, acabou sendo atingido por uma garrafa atirada pela torcida do Lyon. Por conta disso, se esperava apenas a eliminação do Lyon e a classificação do Paris FC.

No entanto, a corte disciplinar da Federação Francesa de Futebol optou pela eliminação dos dois clubes, também como forma de mostrar às outras torcidas o que poderá acontecer se novos episódios de violência voltarem a acontecer. Os dirigentes estão preocupados, já que recentemente as arquibancadas na França estão se tornando um local de perigo, afastando muitos torcedores dos eventos.

De acordo com o jornal francês “L’Équipe”, além da eliminação, o Paris FC foi punido com cinco jogos de suspensão sem poder atuar em seu estádio. O clube também foi multado pela Federação Francesa em 10 mil euros. O Lyon, por sua vez, não poderá ter sua torcida quando for visitante durante toda a temporada 2021/22 do futebol europeu do futebol francês. A punição não se aplica a jogos organizados pela UEFA.

Além da eliminação da atual edição da Copa da França, o Lyon também não disputará o torneio na próxima temporada se novos episódios de violência envolvendo os seus torcedores acontecerem. O clube também terá que pagar uma multa de 52 mil euros e arcar com todas as despesas para a reparação dos danos causados pelos seus torcedores no estádio do Paris FC. Com a exclusão das duas equipes, o Nice já tem sua vaga garantida na próxima fase da Copa da França.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo