Futebol Internacional

Maccabi Haifa é o primeiro time de Israel a disputar uma partida no Estádio Olímpico de Berlim, construído durante o nazismo

Maccabi Haifa em Berlim
Foto: Divulgação/FC Union Berlin

Na última quinta-feira (1), o Union Berlin recebeu o Maccabi Haifa e venceu por 3 a 0 em partida válida pela segunda rodada do grupo E da Conference League, mas o resultado foi o de menos. Por questões geopolíticas Israel disputa os torneios europeus e esse jogo marcou a primeira vez em que um time israelense disputou uma partida no Estádio Olímpico de Berlim, construído por Hitler.

O Estádio Olímpico em Charlottenburg, distrito de Berlim, desenhado pelo arquiteto alemão Werner March, foi construído entre 1934 e 1936 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, palco de muitos acontecimentos históricos como a vitória de Jesse Owens na presença de líderes nazistas como o próprio Hitler.

– Não é um jogo qualquer para nós. Atrocidades aconteceram aqui – declarou Barak Bakhar, técnico do Maccabi Haifa antes da partida.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Os jogadores, staff e presidente do Maccabi Haifa visitaram um memorial às vítimas do Holocausto, localizado no coração de Berlim e colocaram uma coroa de luto em uma das pedras monumentais, uma bandeira israelense e uma bandeira do clube. Essa é a segunda vez que eles jogam contra um time da Bundesliga, e na primeira vez visitaram o campo de concentração de Dachau.

Homenagem do Maccabi Haifa em Berlim / Foto: Divulgação (Maccabi Haifa)

Leia mais sobre o futebol internacional clicando aqui

“O fato de estarmos jogando como iguais aos nossos anfitriões diz tudo. Significa que vencemos” disse Ya’akov Shahar, presidente do clube de Israel. “Queremos recebê-los também no Yad Vashem (memorial do Holocausto em Jerusalém) para que eles vejam e aprendam sobre seu passado.” Completou.

Nas redes sociais, o Union Berlin fez questão de saudar o time visitante afirmando: “Temos consciência da importância do jogo para as equipes”. Um grupo de 970 torcedores do Maccabi estiveram no Estádio Olímpico de Berlim e também foram saudados pelo clube alemão.

Após o jogo, o clube de Israel agradeceu ao adversário e mandou uma mensagem para o próximo encontro entre as equipes: “Obrigado pela excelente hospitalidade. Foi um jogo emocionante diante de vocês e do nosso público e também neste estádio que tem o seu significado. Obrigado e nos vemos em Israel.” disse em um retweet.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo