Tênis

As maiores rivalidades do tênis masculino; veja o Top-5

Nadal x Djokovic
Divulgação/Facebook de Roland Garros

Um filme que retrata muito bem uma das maiores rivalidades do tênis masculino é Borg vs McEnroe. Todo tenista deve deixar um tempinho para apreciar esta obra. Contudo, ela já foi ou ainda é uma das maiores disputas deste esporte? Atualmente, especialistas acreditam que o Big 3 (Federer, Nadal e Djokovic) tirou a hegemonia da dupla formada por um sueco e outro americano.

Borg x McEnroe

Reprodução/YouTube

Os tenistas se enfrentaram 14 vezes no circuito, com sete vitórias para cada lado. Foram nove finais, sendo quatro em Grand Slams. O norte americano leva vantagem, com três vitórias.

A rivalidade entre Borg e McEnroe caracterizou um marco na história do tênis entre o fim dos anos 70 e início da década de 80. Eram figuras completamente distintas, tanto dentro como fora das quadras. O sueco era introvertido, enquanto o americano era polêmico e comportamental. Infelizmente, este duelo poderia ter durado mais visto que Borg se aposentou com apenas 26 anos.

Federer x Nadal (Fedal)

Divulgação/Facebook da ATP

Para muitos, é a maior rivalidade do tênis masculino. Mediram forças em 40 oportunidades, sendo 24 disputas em finais. Nos Grand Slams, o espanhol leva a melhor, com seis taças levantadas para Nadal e três para o Leão da Montanha.

Federer só não ganhou mais Roland Garros, pois tinha um especialista neste tipo de piso, conhecido como Toro Miúra. Rafa tem 11 títulos no Slam francês.

Como não lembrar de duelos épico que ambos protagonizaram como a final de Wimbledon de 2008 e a decisão de 2017 no Australian Open. Nossa torcida é que os tenistas continuem duelando por mais alguns anos ainda.

Federer x Djokovic

Divulgação/Facebook de Wimbledon

Federer é o tenista com mais títulos de Grand Slams, e Djoko é uma ameaça real para a hegemonia do suíço. O sérvio alcançou 17 Slams na carreira, contra 20 do Roger.

Ao todo, os esportistas se enfrentaram em 50 partidas, com 23 vitórias de Federer e 27 de Novak. Levando em consideração as finais dos Slams, Djokovic tem vantagem novamente, com quatro troféus. Enquanto Roger venceu apenas uma final, no caso, aconteceu em 2007 no US Open.

Nadal x Djokovic

Divulgação/Facebook de Roland Garros

O histórico entre os atletas é marcado pelo equilibro. Na totalidade, foram 26 vitórias para o espanhol e 29 para o sérvio. Em finais, sejam elas de Grand Slams ou qualquer outra competição, o embate pegava fogo. Rafa conseguiu sobressair em 15 oportunidades, por outro lado, Novak levou a melhor em 19 decisões.

O confronto entre os tenistas era marcado por um jogo duro, com longas trocas de bolas, pontos espetaculares e muita emoção. Djoko é capaz de ser competitivo no saibro, onde Nadal é rei.

Sampras x Agassi

Reprodução/YouTube

Dois tenistas americanos dominavam o tênis na década de 90. Pete Sampras era considerado o maior da história naquele momento e seu maior rival chamava-se Andre Agassi.

Ver os confrontos entre eles era bonito de assistir, pois Sampras tinha um jogo agressivo, com ótimo voleio e bom saque. Já Agassi apresentava um estilo próprio, pautado em se manter na linha de base, com raros momentos de recuo. Os estilos distintos e únicos fazia deste embate algo interessante de observar.

Logicamente que outros embates na história do tênis ficaram de fora. Você concorda com a lista? Quais duelos faltaram?

LEIA MAIS

Serena Williams, Evert e Navratilova são as maiores campeãs de cada Grand Slam; veja a lista

Federer, Nadal e Djokovic dominam os Grand Slams; veja os maiores campeões de cada torneio

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Masters 1000 de Madrid é anulado por causa do novo Coronavírus

  2. Pingback: Simona Halep desiste de participar do US Open; entenda

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo