Red Bull Bragantino

Mais experiente que Bragantino, Leipzig envelhece e é campeão, mas mantém “trava” de idade em contratações; Salzburg se mantém jovem

Leipzig tem jogadores que ganharam experiencia dentro do próprio clube, a média de idade cresceu porque jogadores permaneceram

Foto: Divulgação/RB Leipzig

O RB Leipzig, clube gerido pela Red Bull na Alemanha, foi campeão da Copa da Alemanha no mês passado. Nos últimos 13 anos o clube saiu da 5ª divisão Alemã até chegar a Bundesliga na temporada 2016-17. Depois de alguns anos batendo na trave com dois vices da Bundesliga em 2016-17 e 2020-21, além de duas semifinais europeias, uma de Champions League e outra e Europa League, o time finalmente foi campeão de um torneio da elite do futebol alemão vencendo nos pênaltis o Freiburg.

Torcedores e analistas de futebol têm atribuído a conquista ter chegado só neste momento por conta de um maior amadurecimento dos jogadores. O time que jogou a final da Copa da Alemanha tinha uma média de idade de 27,6 anos, com quatro jogadores acima de 30 anos e apenas um sub-23 entres os 11 titulares. Em paralelo a isso, o mal momento do Red Bull Bragantino, outro time da Red Bull, eliminado da Libertadores na fase de Grupos e da 3ª fase da Copa do Brasil com um time com média de 23 a 25 anos, tem levantado dúvidas se a juventude do elenco tem atrapalhado o desempenho.

“Nós já esperávamos uma dificuldade maior na competição [Libertadores] comparado com o ano passado [Sul-Americana] em razão da volta do público, isso faz diferença, ainda mais para jogadores jovens. Nada disso justifica o resultado, são jovens talentosos que já trouxeram alegria para nós e vão trazer ainda mais. (…) Não temos trava, temos o Hyoran que veio acima da idade. Priorizamos sim o jovem que tem potencial porque esse jovem é o jogador que em 2, 3 anos pode se tornar um jogador de seleção brasileira. Um clube como nós ir ao mercado buscando jogadores de uma idade mais avançada é uma possibilidade muito remota. Claudinho, Artur, Léo Ortiz, Cleiton são jovens que chegaram desconhecidos aqui [e cresceram].” Afirma Thiago Scuro o diretor executivo do Red Bull Bragantino. 

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

O Bragantino com a política da empresa de energéticos de contratar jovens jogadores tem no elenco apenas sete jogadores com mais de 25 anos. Destes, apenas um deles, Hyoran, foi contratado por empréstimo do Atlético-MG, acima de 25 anos desde que o clube subiu para a primeira divisão. Ele veio com 28 anos para o clube e hoje tem 29. Os outros jogadores que passaram dos 25 vieram mais jovens, casos de Lucas Evangelista (27), Bruno Tubarão (27), Léo Ortiz (26), todos eles vieram mais jovens. Agora, Ytalo (34), Aderlan (31) e Júlio César (37) chegaram ainda no Red Bull Brasil e antes do time chegar à primeira divisão. 

No Leipzig porém há uma questão importante no crescimento da média de idade em relação a ano anteriores – Na final da Copa da Alemanha em 2019 o time perdeu para o Bayern com um média de idade de 25,1 anos e na primeira temporada do clube na Bundesliga a média de idade era 23 a 24 anos. O clube alemão não mudou de postura no mercado e passou a contratar jogadores mais experientes, mais velhos, a questão é que alguns jogadores ganharam experiência jogando dentro do clube (veja na lista abaixo).

Jogadores com mais jogos nesta temporada

Gulacsi – 32 anos (chegou em 2015, com 25 anos do Red Bull Salzburg)
Simakan – 22 anos (chegou em 2021, com 21 anos do Strasbourg)
Orbán – 29 anos (chegou em 2015, com 22 anos do Kaiserslautern)
Halstenberg – 30 anos (chegou em 2015, com 25 anos do ST. Pauli)
Klostermann – 25 anos (chegou em 2014, com 17 anos do Red Bull Salzburg)
Laimer – 25 anos (chegou em 2017, com 20 anos do Red Bull Salzburg)
Kampl – 31 anos (chegou em 2017, com 25 anos do Bayer Leverkusen)
Henrichs – 25 anos (chegou em 2020, com 23 anos do Monaco)
Forsberg – 30 anos (chegou em 2015, com 23 anos do Malmo)
Nkunku – 24 anos (chegou em 2019, com 21 anos do PSG)
André Silva – 26 anos (chegou em 2021, com 25 anos do Frankfurt)
Szoboszlai – 21 anos (chegou em 2021, com 20 anos do Red Bull Salzburg)
Angeliño – 25 anos (chegou em 2020, com 23 anos do Manchester City)
Olmo – 24 anos (chegou em 2020, com 22 anos do Dinamo Zagreb)
Poulsen – 27 anos (chegou em 2013, com 18 anos do Lyngby)
Haidara – 24 anos (chegou em 2018, com 20 anos do Red Bull Salzburg)
Adams – 23 anos (chegou em 2018, com 19 anos do NY Red Bull)
Mukiele – 24 anos (chegou em 2018, com 20 anos do Montpellier)

Tabela com a idade que o jogador completou no ano em que foi contratado 

O goleiro Gulacsi apesar dos 32 anos, chegou ao clube em 2015 quando tinha 25 anos, vindo do Red Bull Salzburg que o trouxe antes do Liverpool. Outro exemplo é Halstenberg, que tem 30 anos, mas também chegou em 2015 e tinha 23 anos na época. Forsberg, com 30 anos agora, veio no mesmo ano de 2015 e tinha 23 anos quando chegou do Malmo. Dos atletas principais da equipe e que mais jogam, o que chegou mais velho foi o meio campista Kampl que hoje tem 31 anos e chegou com 26 em 2017 vindo do Leverkusen. 

No Bragantino a média de idade tem caído a cada temporada. Como antes do clube entrar para a primeira divisão e virar Red Bull Bragantino não havia a “trava” de idade para contratar, apesar de jovens como o Claudinho, o time disputou a temporada de 2019 na segunda divisão com média de idade de 27 a 28 anos. No ano seguinte, o primeiro na Série A, disputou alguns jogos com média de 23, mas na maioria foi de 24 a 27 anos. Na última temporada o número foi de 23 a 26 anos de média.

Foto: Divulgação/Red Bull Salzburg

Na Áustria, o Red Bull Salzburg mantém a média de idade baixa. Com média próxima de 23 anos por partida, o time consegue se destacar na Áustria e é hegemônico no país . Desde a chegada da Red Bull, em 2005, o time já venceu 13 vezes o Campeonato Austríaco, 9 vezes a Copa da Áustria além de outras boas campanhas em competições internacionais. Em um campeonato fora da elite europeia o time jovem consegue se sobressair e revelar muitos jogadores, alguns deles vindo do Liefering, outro clube da Red Bull. Este clube é austríaco e atualmente disputa a Segunda divisão Austríaca, serve como clube satélite do Red Bull Salzburg desde 2012.

Adeyeme destaque de 20 anos da equipe na temporada veio do Liefering e já foi vendido para o Borussia Dortmund após o time alemão perder o atacante Haaland, que também passou pelo Salzburg antes, assim como Sadio Mané e outros destaques do futebol internacional. 

Jogadores com mais jogos nesta temporada

Mantl – 22 anos (chegou em 2021, com 21 anos do SpVgg Unterhaching)
Kristensen – 24 anos (chegou em 2019, com 21 anos do Ajax)
Solet – 22 anos (chegou em 2020, com 21 anos do Lyon)
Wober – 24 anos (chegou em 2019, com 21 anos do Sevilla)
Bernardo – 27 anos (chegou em 2021, com 26 anos do RB Leipzig)
Sucic – 19 anos (chegou em 2020, com 17 anos do RB Liefering)
Seiwald – 21 anos (chegou em 2020, com 19 anos do RB Liefering)
Aaronson – 21 anos (chegou em 2020, com 19 anos do Philadelfia)
Adeyemi – 20 anos (chegou em 2019, com 17 anos do RB Liefering)
Junozovic – 34 anos (chegou em 2018, com 30 anos do Werder Bremen)
Adamu – 20 anos (chegou em 2020, com 18 anos do RB Liefering)
Camara – 22 anos (chegou em 2019, com 19 anos do RB Liefering)

Tabela com a idade que o jogador completou no ano em que foi contratado

O Red Bull Bragantino ainda está se estruturando no Brasil e agora aposta nas categorias de base para tentar ter mais jovens promessas se destacando no time enquanto mantém alguns dos destaques ainda jogando por aqui. Diferente do Leipzig que acaba vendendo menos destaques da equipe por jogar numa das 5 principais ligas do mundo, – também vende como no caso de Werner e Upamecano – o Bragantino, por jogar no Brasil, talvez precise ter um modelo mais parecido com o Salzburg usando bem a base e um clube satélite. No caso, há o Red Bull Brasil para servir jogadores a equipe principal.

Na temporada atual Mauricio Barbieri, o treinador do Massa Bruta, utilizou apenas 5 jogadores que vieram da base da Red Bull. O lateral esquerdo Guilherme, os meias Luciano e Nathan Camargo, e os atacantes Bruninho e Wellington. Nenhum deles é titular ou um reserva bastante utilizado, todas ainda estão buscando um espaço maior no time principal. 

“O projeto de médio prazo para que essa equipe [time profissional] possa se sustentar e ser competitiva, é essencial que o nível da base seja elevado. A forma de acelerar isso é a implementação do plano que nós desenhamos. Estamos buscando profissionais que atuaram nas principais bases nos últimos anos. Então o Artur Itiro, 7 anos de Palmeiras, agora veio o Fábio com o Internacional e Flamengo. O Vitor está na gerência da base que vem da nossa área de Scout. Estamos muito agressivos no mercado, buscando jogadores entre 15 e 18 anos e não tenho dúvidas que logo vocês vão começar a ver o reflexo disso na equipe profissional que é o que vai possibilitar um nível de qualidade maior quando a gente tiver esse monte de competição e jogos pela frente.” Afirmou o diretor do clube Thiago Scuro sobre a base.

+ Barbieri fala sobre eliminação e diz que o mês de maio foi “tenebroso” para o Red Bull Bragantino

+ Após 26 pênaltis, Goiás elimina Red Bull Bragantino e avança para às oitavas da Copa do Brasil

Entre as mudanças que a base do Red Bull tem passado, Victor Passeri é o novo gerente das categorias de base. Victor já trabalha há cinco anos no clube na área de recrutamento, e agora mudou de função. Além dele, o técnico Artur Itiro, que trabalhou por oito anos nas categorias de base do Palmeiras, assumiu o comando do time sub-20 e Fabio Matias, vindo do Flamengo, assumiu o sub-23. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo