Vasco

Mais posse e mais finalizações como visitante, resgate de jogadores… As primeiras impressões do Vasco de Luxemburgo

Pikachu foi um dos jogadores que voltou a ter oportunidade com Luxemburgo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

É claro que um jogo é muito pouco para se avaliar o trabalho de um treinador, mas a partida da última quinta-feira, contra o Atlético-GO, já deu uma pequena mostra do que deve ser o novo Vasco de Vanderlei Luxemburgo. No primeiro confronto sob o comando de Luxa, o Cruz-Maltino ficou só no 0 a 0, mas o ponto foi importante para tirar o time da zona de rebaixamento. E, mais do que isso, de uma esperança para o torcedor ter uma reta final de Campeonato Brasileiro mais tranquila.

Também é verdade que o Dragão poderia ter saído com a vitória, não fosse o lateral-esquerdo Henrique salvar uma bola em cima da linha aos 46 do segundo tempo. Mas, de modo geral e, principalmente pelo que o time vinha apresentando na reta final da passagem do português Ricardo Sá Pinto, a atuação do Vasco foi positiva.

Desde o começo da partida válida pela 28ª rodada, o Vasco mostrou outra postura. Com muitas mudanças no time titular, que incluíram as voltas de Yago Pikachu e Talles Magno ao time titular, a equipe de Luxemburgo pressionou a saída de bola do Atlético-GO. A dupla, inclusive, foi um dos pontos positivos do bom primeiro tempo do Cruz-Maltino. Jogando mais avançado, Pikachu teve mais liberdade para atacar e aparecer na área. Ele teve uma boa finalização e participou de duas jogadas com Cano. O garoto também apareceu bem e distribuiu bons passes, mas ainda antes do intervalo já caiu um pouco de produção.

Outros bom nome da partida foi o do argentino Leo Gil, que vinha em queda com Sá Pinto. O meio-campista jogou mais avançado pelo lado esquerdo, ajudou na criação de jogadas e apareceu perto da área para uma boa finalização que acabou espalmada pelo goleiro adversário. Juninho, este em evidente crescimento, e Castan, que vinha muito mal, foram outros destaques da partida. Bruno Gomes, que pouco vinha sendo utilizado, também aproveitou bem a oportunidade no lugar de Andrey, que também vem em má fase, e pode ser mais uma opção para Luxa, assim como Gabriel Pec, resgatado pelo treinador das categorias de base para o time profissional. O garoto entrou bem e teve uma boa chance em jogada individual.

Mais posse e mais finalizações

O Atlético-GO é um adversário que tem se notabilizado neste Brasileiro por atuar melhor fora do que dentro de casa. E que não tem como prioridade a posse de bola. Isso ajudou o Vasco, é claro, mas a mudança de postura e organização foi que mais proporcionou o time de Luxemburgo a ter mais posse do que o seu oponente e do que vinha tendo com Sá Pinto.

Nas últimas cinco partidas com o português, o Vasco teve média de 42% de posse, contra 56% da partida contra o Dragão. Isto ajudou o Cruz-Maltino a ter seu jogo com mais chutes realizados (12) e finalizações certas (6) em uma partida como visitante no Brasileiro, de acordo com o SofaScore Brazil.

Ainda é cedo, mas estes números e a partida segura na maior parte do tempo dão esperanças de que o Vasco pode escapar do rebaixamento com mais tranquilidade e – quem sabe? – sonhar com algo a mais no Brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo