Futebol Internacional

Manchester United é derrotado pela Roma em jogo espetacular, mas avança à final da Europa League

Divulgação / UEFA

O Manchester United garantiu nesta quinta-feira (6) sua vaga para a decisão da Europa League, mas perdeu o jogo de volta para a Roma por 3 a 2.

A Roma precisava sair mais ao ataque para tentar sonhar com alguma possibilidade de conseguir reverter a situação e até conseguiu assustar os ingleses com diversas oportunidades, mas não consegui traduzir a vantagem em gols.

Nos minutos seguintes, o Manchester United cresceu e construiu chances nos contra-ataques em velocidade, pegando a última linha da Roma desprevenida. Depois de duas chances desperdiçadas, Edinson Cavani abriu o placar em chute firme para encaminhar ainda mais a vaga do Manchester United.

Tudo indicava que a Roma estava totalmente vencida, mas a equipe italiana deixou sua torcida orgulhosa com um início avassalador no segundo tempo. Com Dzeko e Cristante, os italianos marcaram dois gols em três minutos para virar o confronto e aplicar uma pressão absurda.

Os comandados de Paulo Fonseca só não conseguiu marcar gols adicionais porque De Gea estava bastante inspirado e conseguiu mais de dez defesas difíceis em uma das melhores atuações de sua carreira. Pouco depois, Bruno Fernandes criou uma chance para Cavani ser fatal e aproveitar, para finalmente deixar o United mais confortável.

Porém, a Roma não demonstrou falta de vontade em nenhum momento e por isso conseguiu achar o terceiro gol no final do jogo com a estrela de Zalewski brilhando em seu primeiro jogo na equipe profissional da equipe italiana.

A final da UEFA Europa League será disputada entre Manchester United e Villareal no Estádio Miejski, na cidade de Gdańsk (Polônia), com presença de 10 mil torcedores no dia 26 de maio.

1º TEMPO

A equipe comandada por Paulo Fonseca acabou entrando em campo com uma formação tática diferente. Contrariando as expectativas iniciais de 3-4-2-1, a Roma entrou em campo na formação 4-1-4-1 justamente para tentar buscar maior profundidade nas ações ofensivas, as quais precisavam ser constantes.

Nos primeiros dez minutos, a Roma construiu bem e ameaçou o Manchester United em duas grandes oportunidades. Aos 4′, De Gea foi testado pela primeira vez em grande defesa na finalização de Mancini na pequena área. Dois minutos depois, foi a vez de Mkhitaryan receber sem marcação e arriscar de fora da área, em bola que passou perto.

Aos 13 minutos, foi a vez de Pogba errar na frente de área e Pedro tomar a bola para arriscar de fora e assustar o goleiro. Cabe ressaltar que os Red Devils começaram muito desatentos com diversos erros individuais no sistema defensivo, facilitando a construção de chances perigosas para os italianos.

Apesar do domínio inicial, a Roma não conseguiu traduzir o alto volume em gols. Com o passar do tempo, a intensidade foi baixando e o United acabou ganhando terreno. Em jogada muito perigosa aos 20 minutos vindo pela esquerda, Cavani fez a infiltração na área recebendo o lançamento de Fred nas costas da marcação para tentar encobrir o goleiro. A bola acabou parando na trave e o United quase marcou.

Na segunda grande oportunidade, o uruguaio acabou parando no goleiro. Na aproximação da grande área, Bruno Fernandes deu um tapa espetacular nas costas de toda a última linha de marcação e deixou Cavani sozinho na ultrapassagem pela direita para concluir dentro da área, mas Antonio Mirante estava atento e venceu o duelo 1v1 com grande defesa aos 27 minutos.

A Roma voltou a assustar aos 30 minutos com uma grande chance. Mkhitaryan ganhou a disputa na direita e cruzou para a grande área para Dzeko cabecear firme e a bola passar muito perto da trave direita, na primeira grande jogada construída no jogo aéreo.

De Gea voltou a aparecer bem aos 35 minutos em jogada dentro da área. Dzeko aproveitou a atrapalhada entre Maguire e Wan-Bissaka para deslocar um bom passe buscando Pellegrini na pequena área, mas a Roma novamente parou no goleiro dos Red Devils.

Edinson Cavani teve duas oportunidades de abrir o placar e acabou desperdiçando, mas na terceira oportunidade, o artilheiro não desperdiçou. Em jogada iniciada por Bruno Fernandes na velocidade, Fred cruzou para Cavani em ótimas condições pela direita saindo de trás da marcação partindo novamente para o duelo individual contra o goleiro adversário. Dessa vez, Mirante não teve chances contra o chute firme do uruguaio e o Manchester United abriu o placar no jogo, aos 39 minutos.

Antes do intervalo, o United quase ampliou o placar em ótima jogada de toques rápidos construída por Maguire, Luke Shaw, van de Beek, Cavani e Bruno Fernandes, que chutou muito firme pelo lado esquerdo e a bola passou muito perto do gol.

2º TEMPO

A segunda etapa foi marcada por muitos espaços cedidos por ambas equipes, pois a Roma deixou claro que tentaria ao menos vencer o jogo de volta com mais iniciativa.

Mancini teve a oportunidade na cobrança de falta aos dois minutos mas acabou jogando para fora. Em seguida, foi a vez de Pedro receber passe em profundidade dentro da área de Mkhitaryan e ser interceptado por Bailly no momento do chute. Depois, foi a vez de Alex Telles brilhar no flanco esquerdo para finalizar e assustar o goleiro De Gea.

Depois de tantas chances construídas, a Roma finalmente marcou seu gol aos 12 minutos. Peres acertou cruzamento nas costas da marcação e achou Pedro para aplicar um voleio espetacular e parar no De Gea. No rebote, Dzeko recebeu e concluiu no gol vazio para empatar o confronto.

O momento que deveria ser tranquilo acabou se transformando em minutos espetaculares da equipe italiana. Três minutos de empatar, a Roma virou com golaço de Cristante após Pellegrini roubar a bola de Fred na entrada da área. Os dois gols precoces deixaram a Roma sonhar novamente com um milagre.

Um minuto depois de virar o jogo, De Gea fez um milagre absurdo ao salvar duas chances claras de gol oferecidas por Dzeko e Pedro. Na jogada seguinte, Peres acertou cruzamento rasteiro e achou Mkhitaryan dentro da área para chutar de primeira e assustar o goleiro do United. A bola foi espalmada e quase entrou, parando em cima da linha par a sorte dos ingleses.

Depois do enorme susto, o Manchester United conseguiu assustar a Roma em duas jogadas de velocidade, repetindo o que aconteceu no primeiro tempo. Aos 21 minutos, Bruno Fernandes construiu a jogada pelo meio e achou Greenwood em ótimas condições para acertar o ângulo direito, mas a bola saiu por pouco para a sorte da Roma pois Mirante estava totalmente vendido.

Pressionando bastante, os Red Devils enfim conseguiram o empate na conexão Portugal-Argentina. Bruno Fernandes fez o levantamento na grande área e achou Cavani com total liberdade. Nenhum jogador da Roma observou a movimentação do uruguaio, que de repente apareceu no momento certo para acertar o cabeceio em sua quarta grande chance e estufar às redes, aos 23 minutos.

A Roma seguiu lutando pela vitória e quase achou o terceiro gol aos 28 minutos. Pellegrini recebeu em velocidade pelo meio e achou Mkhitaryan na esquerda. No chute forte e rasteiro de primeira, a bola acabou parando na trave após leve desvio do goleiro De Gea.

Na jogada seguinte, Pedro recebeu outro cruzamento espetacular na extremidade direita para achar Dzeko no jogo aéreo em bola que passou muito perto. Foi a última jogada de Pedro antes de ser substituído por Zalwski, jovem de 19 anos oriundo da base romanista.

Como citado anteriormente, a Roma não demonstrou falta de vontade em nenhum momento, e por isso, conseguiu marcar o terceiro gol. Santon deu uma sequência de dribles para deslocar os marcadores na esquerda para fazer a inversão e achar o jovem Zalwski, que em sua estreia na equipe principal, bateu de primeira e contou com desvio para vencer o goleiro De Gea aos 38 minutos do segundo tempo.

Estatísticas

ROM 3MUN 2
Posse de bola52%48%
Finalizações2213
Chutes no gol135
Escanteios71
Impedimentos24
Faltas1116
Cartões Amarelos (Vermelhos)2 (0)4 (0)
Passes535491
Passes certos87%86%
Cruzamentos8/241/4
Dribles16/248/13

FICHA TÉCNICA UEFA Europa League 2020/21 – Semifinal: Jogo de Volta
Roma 3-2 Manchester United (AGG: 5-8)

Data: 29/04/2021, 16:00
Estádio: Olimpico de Roma
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Gols: 1T 39′ Cavani (Man. United); 2T 12′ Dzeko (Roma); 2T 15′ Cristante (Roma); 2T 23′ Cavani (Man.United); 2T Zalwski (Roma)

Substituições – Roma: Darboe (Smalling); Santon (Bruno Peres); Borja Mayoral (Borja Mayoral); Zalewski (Pedro)

Substituições – Man. United:: Alex Telles (Luke Shaw); Williams (Wan-Bissaka); Rashford (Cavani); Mata (Bruno Fernandes)

Roma (4-1-4-1): Mirante; Karsdorp, Smalling, Ibañez, Bruno Perez; Mancini; Pedro, Cristante, Pellegrini, Mkhitaryan; Edin Dzeko. Técnico: Paulo Fonseca

Manchester United (4-2-3-1): De Gea; Wan-Bissaka, Bailly, Harry Maguire, Luke Shaw; Paul Pogba, Fred; Greenwood, Bruno Fernandes, van de Beek; Cavani. Técnico: Ole Gunnar Solskjaer

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo