Corinthians

#Maraca70ENM: Corinthians campeão Mundial em 2000

Foto: Divulgação/Corinthians

No dia 14 janeiro de 2000, após empatar 0 a 0 no tempo normal, o Corinthians venceu o Vasco na disputa de pênaltis e se tornou campeão Mundial de Clubes, no Maracanã.

                 

O torneio, organizado pela FIFA, entidade máxima no futebol, tinha como objetivo substituir as competições intercontinentais anteriores. Porém, isso só aconteceu de fato em 2005. Na época, o Corinthians era o atual bicampeão brasileiro (1998/1999) e foi convidado a jogar o Mundial como país sede.

Adílson Batista, atual treinador e zagueiro do Timão naquela decisão, falou com exclusividade ao Esporte News Mundo sobre a importância do torneio.

— Eu considero o primeiro torneio criado pela FIFA. Hoje, já tem novas fases, já mudou de sede, é em Yokohama, às vezes no Marrocos ou em Dubai. Então, eu me considero campeão e era importante sim — disse.

— É evidente que alguns acham que era torneio de verão, outros falam que o Real Madrid veio passear, o Manchester (United) veio passear. Só que você entra ali para jogar, todo mundo joga de verdade […] Eu relembro a final, entrando no túnel e do outro lado tinha Helton, Carlos Germano, Jorginho, Júnior Baiano, Gilberto, Felipe, Mauro Galvão, Juninho (Pernambucano), Viola, Romário, Edmundo. Então é um jogo de verdade — concluiu.

Em pé (da esquerda para direita): Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta, Ríncon e Adílson Batista.
Agachados (da esquerda para direita): Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edílson.
Foto: Divulgação/Instagram @f.luciano3

Quem também conversou com exclusividade com o Esporte News Mundo foi Fernando Wanner, historiador do Corinthians, que exaltou o nível da competição.

— Foi o primeiro Mundial realizado pela entidade máxima do futebol. Então, todos os clubes se prepararam da melhor forma para vencer esse campeonato. O Corinthians entrou como representante do país sede e os jogadores jogaram o máximo possível. Deram toda a garra, raça, técnica, se entregaram de corpo e alma. Penso que foi até mais (importante) que em 2012 — analisou.

Estima-se que pelo menos 25 mil corinthianos estavam presentes no estádio para prestigiar o primeiro título Mundial da história do Timão. Adílson Batista comentou a festa da fiel.

— O Maracanã cheio. A torcida do Corinthians invadiu. A torcida do Corinthians é apaixonante mesmo. A fiel foi e nos ajudou. Foi um jogo duro, bem disputado, digno de final, que você tem poucas chances de gol — disse.

— Você tem um bloqueio e uma recomposição melhor. Uns cuidados melhores. Então, foi um jogo bem gostoso — completou .

RECORDE DE AUDIÊNCIA NA TV BANDEIRANTES

A TV Bandeirantes era detentora dos direitos de transmissão do Mundial de Clubes de 2000. Graças a competição, a emissora teve a maior audiência da sua história, com 53 pontos.

— Esse Campeonato Mundial da Fifa simplesmente foi transmitido para 200 países. A FIFA vendeu os direitos para a TV Bandeirantes e a final da competição foi a maior audiência da TV Bandeirantes de todos os tempos. A gente pode colocar tranquilamente que o Sport Club Corinthians Paulista sempre considerou esse título (Mundial) como de suma importância. É um título histórico, indescritível e inigualável — finalizou Wanner.

Antes de encarar o Vasco na final do Mundial, ainda na fase de grupos, o Corinthians venceu o Raja Casablanca por 2 a 0, com gols de Fábio Luciano e Luizão. Depois encarou o poderoso Real Madrid e emapatou em 2 a 2. Edílson Capetinha foi o autor dos dois gols do duelo. Por fim, Ricardinho e Ríncon garantiram a vitória por 2 a 0 contra o Al-Nassr.

FICHA TÉCNICA – Vasco 0 (3) x (4) 0 Corinthians – Final do Mundial de Clubes 2000

Data: 16/01/2000

Local: Maracanã

Árbitro: Dick Jol – HOL

Vasco: Helton, Paulo Miranda, Mauro Galvão, Odvan, Gilberto; Amaral, Felipe (Alex Oliveira), Juninho Pernambucano (Viola), Ramon Menezes (Donizete); Edmundo e Romário.

Técnico : Antônio Lopes.

Corinthians: Dida, Índio, Adílson Batista, Fábio Luciano, Kléber; Ríncon, Vampeta (Gilmar Fubá), Marcelinho Carioca, Ricardinho (Edu Gaspar); Edílson e Luizão.

Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Cartões Amarelos: Ramon, Amaral, Edmundo e Paulo Miranda (Vasco); Índio, Adílson, Vampeta e Luizão (Corinthians).

Pênaltis: Ríncon (Corinthians), Romário (Vasco), Fernando Baiano (Corinthians), Alex Oliveira (Vasco), Luizão (Corinthians), Gilberto (Vasco), Edu Gaspar (Corinthians), Viola (Vasco), Marcelinho Carioca (Corinthians), Edmundo (Vasco).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo