Especial

#Maraca70ENM: Relembre a primeira vitória do Fortaleza no palco sagrado

EM 2003, FORTALEZA VENCEU PELA PRIMEIRA VEZ NO ESTÁDIO MARACANÃ [CRÉDITO: REPRODUÇÃO/MARACANÃ]

Nesta terça-feira, 16, o Estádio Maracanã completa 70 anos. Um dos maiores do mundo quando foi inaugurado, o místico palco do futebol brasileiro já presenciou grandes histórias, como a final da Copa do Mundo de 1950 e a primeira medalha de ouro para o futebol brasileiro em Olimpíadas, em 2016.

A fama do Maracanã fez com que jogadores e clubes de fora do Rio de Janeiro sonhassem em realizar grandes feitos no estádio carioca. E o Fortaleza já teve seu grande dia no ex-maior do mundo. Foi no Campeonato Brasileiro de 2003 em que o tricolor de aço conquistou a primeira vitória de um clube cearense no estádio que leva o nome do jornalista Mário Filho em seu nome menos popular.

O tricolor de aço não estava bem na tabela. No final da competição, seu rebaixamento seria confirmado. Mas o dia 16 de julho de 2003 não sai da cabeça do torcedor do leão. O desafio de vencer o Flamengo no Maracanã naquela noite parecia tarefa quase impossível. Mas o atacante Vinícius fez a história acontecer.

Com o primeiro tempo terminando em 0 a 0, o Fortaleza não considerava o resultado ruim, mas o time do técnico Luiz Carlos Cruz sabia que podia muito mais. E foi atrás. Logo aos 7 minutos, em bela jogada individual, Vinícius deixou o zagueiro Fabiano Eller no chão e tocou no ângulo direito do goleiro Júlio César, abrindo o placar para o leão cearense.

A partir do primeiro gol a partida virou ataque contra defesa. Jogando em casa, com o apoio de pouco mais de 4 mil torcedores, o Flamengo foi para o tudo ou nada e colocou o Fortaleza nas cordas. O alívio só veio aos 48 minutos. Após falta em Vinícius, lance que gerou a expulsão do zagueiro Fernando, o atacante do tricolor cobrou com maestria e deu números finais ao jogo. O leão se recuperava na tabela e vencia pela primeira vez no estádio Maracanã.

Após a épica vitória, o tricolor de aço voltou a vencer no palco sagrado em 2005, ao bater o Fluminense por 3 a 1. Apesar de ser um resultado em um ano de boa campanha do Fortaleza, aquele resultado de 2003 é o jogo que não sai da memória do torcedor do leão.

Confira os gols da partida:

Em 2003, Fortaleza venceu o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã [Reprodução: YouTube/Sportv]

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo