Futebol Internacional

Maradona 60 anos: Mais que um jogador, ícone maior da cultura argentina

Photo by Marcos Brindicci/Getty Images

“‘Marado, Marado’. Encheu o povo de alegria, regou de glórias este solo” era isso que cantava um dos ícones da música popular Argentina, Rodrigo. A música de 2000, uma homenagem clara a Maradona, até hoje ressoa entre o povo hermano, que canta e expressa seu carinho enorme pelo ídolo do futebol.

                 

E não foi só Rodrigo que homenageou Maradona, estátuas, desenhos infantis, nome de rua e até uma religião foi fundada para homenagear o camisa 10. Diego Armando Maradona, mais que um jogador de futebol, é uma parte da cultura argentina.

No dia do aniversário de 60 anos do eterno camisa 10, o Esporte News Mundo conversou com jornalistas e torcedores argentinos para tentar entender o que faz do craque tão especial no país hermano.

A glória máxima do futebol argentino

Era 30 de outubro de 1960, nascia em Lanús, Argentina, Diego Armando Maradona. Revelado nas categorias de base do Argentinos Juniors em 1969, ninguém poderia imaginar a grandeza e a representação que o atleta teria para toda uma nação. O jornalista argentino, Dino Villalba, explica a relação do camisa 10 com o país:

– Maradona é tudo, é futebol, é talento, é parte da cultura Argentina. Ele é e será para sempre o melhor jogador do mundo, sem nenhuma dúvida. Os anos passam e a imagem do Maradona é cada vez mais gigante. Maradona não é um clube, ainda que tenha jogado no Argentinos Juniors, Boca Juniors e Newell’s Old Boys, ele é todos os clubes, todos os torcedores. Hoje que é técnico de futebol, em cada estádio que vai é ovacionado, reconhecido e amado por todos. É o exponente máximo do futebol argentino.

Esse sentimento exposto por Dino, é confirmado quando notamos as homenagens realizadas para o jogador em todo território argentino. Na província de Buenos Aires, não é difícil encontrar lugares importantes que levam o nome do atleta. Um centro cultural e um estádio de futebol são alguns dos exemplos. Além disso, um projeto de lei busca rebatizar a rua em que Maradona nasceu com o nome do craque:

– O Diego é o jogador que mais alegrias deu ao torcedor argentino em toda a história do nosso futebol. Dizer o nome dele é dizer Seleção Argentina, ele representa nossa seleção – definiu Villalba.

Sebastián Morzone, jornalista da Rádio Nuevos Aires, compartilha da opinião de Dino:

– Eu me lembro que minha família se juntava, as vezes não só os que vivem na mesma casa, mas todos da família ficavam juntos para ver ele jogar. Lembro que meus pais cantavam “Maradona, no perdona, Argentina es el mejor…”. Maradona não representava só a Seleção, mas também o país.

Mais que um jogador, uma religião

D10s, assim Maradona ficou conhecido por muitos torcedores. A brincadeira com o número de sua camisa e a palavra Dios, que significa Deus, passou a batizar Diego. Além de ser parte da cultura Argentina, o jogador também é religião. Um grupo de torcedores se reúne em paróquias e juntos celebram o jogador, como um Deus próprio. Orações com o nome do atleta e até mesmo ‘santinhos’ com suas fotos, são distribuídos entre os adeptos da ‘igreja Maradoniana’.

Arquivo pessoal de Daniel Galli

O torcedor argentino e fã de Diego, Daniel Galli, explica o que pode justificar tanta paixão pelo atleta:

– O Diego é tudo, trouxe felicidade a todo um país em épocas muito difíceis. Ele fez um golaço contra os ingleses. Ver ele jogar emocionava a todos e ele segue fazendo, incluindo as pessoas que não o viram jogar ao vivo, como eu. Maradona é tudo de bom, o maior que tem. Nunca vai existir alguém como ele, como jogador e pessoa, com todos seus defeitos que o fazem humano. Messi é muito bom, mas o Maradona é incomparável. Para mim Maradona é a Argentina.

Daniel que é torcedor do Rosário Central, tem como Maradona seu maior ídolo, ainda que o camisa 10 tenha jogado no time rival. O torcedor brinca:

– Ele só tem dois defeitos: Que é torcedor do Boca Juniors e que jogou pelo Newell’s Old Boys. Mas sobre o Boca eu posso perdoar – finalizou.

Para saber tudo sobre futebol internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo