Campeonato Brasileiro - Série B

Marcada por erros de arbitragem e lances polêmicos, Série B merece ter um novo recurso: o VAR

Foto: Divulgação

Trago verdades: Já passou da hora de um dos mais relevantes campeonatos de pontos corridos do país usufruir da maior ferramenta de auxílio dos árbitros no futebol mundial. O VAR.

LEIA MAIS | Clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro se reúnem para uma série de decisões importantes sobre a competição

A realidade exposta desde o início da competição só retrata a grande necessidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementar esse recurso na segunda divisão para as próximas temporadas. O jeito de jogar futebol mudou. E a forma de controlá-lo dentro das quatro linhas também.

Apesar de haver uma parcela de clubes que são oposições a essa execução, não é a maioria. Os números mostram que a cada rodada um time é prejudicado pela arbitragem diretamente ou indiretamente.

Tem gente na bronca…

Um dos casos aconteceu na vitória do Botafogo sobre o Coritiba por 1 a 0, na arbitragem comandada pelo paraense Dewson Freitas. Ele cometeu dois erros graves, sendo um em uma falta a favor do Coxa, em que ele armou a barreira e, logo após, apitou e sinalizou autorizando a cobrança. Ato contínuo foi chamar a atenção dos jogadores na barreira, quando o jogador do Coritiba cobrou e fez o gol, já que havia a permissão para cobrança. Após muita reclamação dos jogadores do Botafogo, o árbitro acabou anulando o gol erradamente.

Logo em seguida ele marcou um pênalti, dessa vez a favor do Botafogo, quando a bola bateu na perna do zagueiro do Coritiba dentro da área e foi na mão de um companheiro. Outro erro infantil, pois o jogador não bloqueou a bola, ela rebateu na mão dele vindo de um jogador do mesmo time.

Um lance mais recente foi na última rodada do compaeonato, em um jogo bastante disputado entre Náutico e Remo. Estando na frente do placar durante todo o jogo, a equipe do Remo viu a vitória ir embora após uma falha clamorosa da arbitragem, que não assinalou impedimento claríssimo do atacante alvirrubro.

Para saber tudo sobre a Série B do Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Opinião

Se o VAR prejudica um time e favorece outro, o time favorecido não demostra críticas. Mas quando a história inverte, e em outro momento, “por ironia do destino”, o clube favorecido é prejudicado, o argumento muda. Ou seja, apesar do misto de alegria e tristeza com o fato de ser afetado ou beneficado, uma verdade é inquestionável: o VAR é essencial. Um campeonato de alto nível técnico como a Série B não ter essa ferramenta é no mínimo incompreensível. A CBF precisa abrir os olhos para competições que, infelizmente, não possuem o mesmo nível midiático das equipes da Série A, mas aparece como uma das maiores competições do futebol brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo