Fortaleza

Marcado na história: veja os principais feitos batidos e alcançados pelo Fortaleza no Brasileirão

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Após vencer a equipe do Bahia de virada pelo placar de 2×1 na Arena Castelão, o Fortaleza encerrou com chave de ouro sua histórica campanha no Campeonato Brasileiro Série A 2021. Dentre altos e baixos na competição, o Leão do Pici fez bonito, se mostrou como uma das melhores equipes da competição, quebrou tabus e superou/igualou marcas fantásticas. Sendo assim, confira os principais recordes batidos e estabelecidos pelo Fortaleza no Brasileirão.

+ LEIA MAIS | De contrato renovado, Vojvoda se declara ao Fortaleza e sua torcida: ‘Não irei esquecer em minha vida’

+ LEIA MAIS | Tinga celebra ‘virada de página inacreditável’ no ano de 2021 e declara: ‘O Fortaleza é muito grande’

Ainda na primeira metade da atual edição do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza já estabeleceu seu primeiro recorde no torneio nacional. O Leão do Pici detém, agora, o melhor primeiro turno de uma equipe nordestina na história da competição. O Tricolor de Aço totalizou, em 19 jogos, 33 pontos totais. À época, o time cearense já era quarto colocado na tabela de classificação da Série A.

Ao final da primeira divisão, mais quatro recordes marcantes foram alcançados pelo Fortaleza. Terminando o campeonato na quarta posição com 58 pontos, o Leão do Pici superou a campanha do Vitória em 2013 (5º lugar) e, mesmo com um ponto a menos que o time baiano, tem a melhor colocação de um nordestino no Brasileirão de pontos corridos. Além disso, o time cearense se garantiu na fase de grupos da Copa Libertadores 2022 e é o primeiro e único clube da região Nordeste a chegar à principal competição do continente por meio da Série A de pontos corridos. Juntando-se ao Bahia, ao Sport e ao Náutico, o Fortaleza é apenas o quarto nordestino a disputar o torneio internacional.

Não satisfeito, o Fortaleza estabeleceu, também, a campanha de um nordestino na primeira divisão de pontos corridos com mais vitórias totais. Com quase um turno inteiro de partidas vencidas, o Leão do Pici chegou aos 17 triunfos, superou os 16 do Vitória em 2013 e detém mais esse recorde. Por fim, o Tricolor de Aço juntou-se ao próprio Leão da Barra e ao Sport como equipes do Nordeste com mais presenças na primeira parte da tabela no Brasileirão de pontos corridos, com duas campanhas de Top-10 para cada um dos leões nordestinos. Os três clubes são os únicos da região a conseguirem se manter, ao final da competição, entre os dez primeiros em uma Série A no atual formato do certame.

+ Para saber tudo do Fortaleza, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagramFacebookYouTube!

O Fortaleza conseguiu, ainda, superar sua campanha de maior pontuação na história do Brasileirão. Com 58 pontos e quatro jogos a menos, o Leão do Pici superou seus 55 pontos na temporada de 2005 e estabeleceu um novo recorde próprio. Como já mencionado, por apenas um ponto, o Fortaleza não igualou os 59 pontos da equipe do Vitória em 2013 e do time do Sport em 2015, não alcançando o recorde da região Nordeste nesse aspecto.

Além destes vários recordes alcançados no Brasileirão de 2021, o Fortaleza também quebrou uma extensa série de tabus. Única equipe a figurar no G6 da primeira até a última rodada da Série A, o Leão do Pici venceu Atlético-MG e Palmeiras fora de casa após mais de 15 anos, triunfou novamente sobre São Paulo e Corinthians após mais de 16 anos, bateu o Sport fora de casa pela primeira vez na história e, ao vencer o Fluminense no Maracanã, voltou a vencer no principal estádio do Brasil após mais de 15 anos. Não à toa, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda ficou conhecido como exterminador de tabus.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo