Fluminense

Marcão questiona a ausência de técnicos negros na Série A

Foto: Lucas Merçon/Fluminense/Divulgação

O técnico do Fluminense, Marco Aurélio de Oliveira, o Marcão, concedeu um entrevista para o jornal “Folha de São Paulo” e abriu o jogo sobre ser o único treinador negro na Série A.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Desde que assumiu o Tricolor carioca, Marcão conquistou quatro vitórias e três empates em sete jogos pelo Brasileiro. Quinze pontos de vinte e um disputados e 71,4% de aproveitamento. Nenhum outro treinador da Série A no mesmo período dele tem um aproveitamento similar. Se colocarmos as duas divisões só tem ele e o técnico Felipe Suarin, do Sampaio Corrêa, na Série B.

-Há algo que sempre falo: se capacite. Não adianta dizer que alguém precisa de espaço e não se capacitar, não buscar. Mas vejo vários treinadores que são negros, altamente capacitados, sem oportunidade ou que não recebem a chance que muitos têm. Por isso, digo que meu clube é maravilhoso. O Roger esteve aqui, mas isso precisa tocar mais os outros clubes, também. Não é pela cor da minha pele que devo ser excluído ou colocado. Olharam para mim e me viram capaz. – explicou o treinador.

-Realmente, ficamos muito felizes por termos representado tão bem essa questão. Hoje me alegro de ser um representante negro (na Série A), falo com orgulho sobre o assunto, mas por outro lado precisamos pensar. Cadê o Cristóvão (Borges)? Andrade, que foi campeão brasileiro e não teve mais oportunidade? Não faz sentido. Em qualquer outra situação, transformada uma outra equipe. Por que isso acontece? Por que somos negros?. – Questiona Marcão.

-Levantem o treinador que foi campeão de qualquer país (e que tenha sumido). Cadê o homem (o Andrade)? Esses detalhes que percebemos deixam claro que há uma resistência (contra técnicos negros), mas meu clube é exemplo, luta contra isso. – completa.

Marcão assumiu o lugar de Roger Machado, que foi demitido em 21 de agosto, após a eliminação para o Barcelona de Guayaquil nas quartas de final da Libertadores.

Em oitavo colocado, com 32 pontos, o Fluminense enfrenta o Fortaleza, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo