Geral

March Madness: Confira o funcionamento e calendário

FOTO: DIVULGAÇÃO NCAA

March Madness ou Loucuras de Março em bom português, é o torneio de playoff que acontece no mes de março com as universidades selecionadas para disputar o título do torneio da NCAA, principal torneio do basquete universitário na temporada.

O FORMATO

CLASSIFICAÇÃO

Trinta e duas universidades se classificam para o March Madness através de suas conferências, O campeão de cada conferência esá automarticamente classificado para o torneo da NCAA. As 32 conferências são divididas em daus “categorias”, as mid – majors e a as majors.

Das 32 conferências, 26 fazem parte das mid – majors. São elas: American East, American, Atlantic 10, Atlantic Sun, Big Sky, Big South, Big West, Colonial, Conference USA, Horizon, Ivy League, Maac, Mid-American, MEAC, Missouri Valley, Mountain West, Ohio Valley, Patriot, Southern, Southland, SWAC, Summit League, SunBelt, West Coast e WAC.

As majors são as conferências mais conhecidas do basquete universitário porque reúnem as universidades de maior tradição no cenário universitário. As majors contam também com os maiores campeões do March Madness. Ao todo, as majors são seis conferências: ACC, Big12, Big East, Big10, PAC-12 e SEC.

chaveamento da disputa do March Madness- Basquete Universitário
BRACKET DO MARCH MADNESS – FOTO: NCAA

Além das 32 universidades campeãs de conferência, o March Madness conta também com mais 36 universidades que totalizam 68 participantes. Um comitê formado pela NCAA, seguindo alguns critérios, escolhem quem serão essas universidades. Os critérios para escolha são a classificação no ranking nacional, a força do calendário e o índice de porcentagem de notas das universidades.

FIRST FOUR

O First Four funciona como um torneio preliminar: Oito universidades se enfrentam e somente quatro seguirão no torneio da NCAA. As oito universidades que participarão dessa fase preliminar são escolhidas seguindo um critério diferente: Quatro são selecionadas pelo comitê. Outras quatro são campeãs de torneios de conferência e jogam entre si por duas vagas apenas. Os dois times que ganharem entre os selecionados ficam com a seed 11. Já as que se classificarem através dos confrontos em vencedores de torneios de conferências, fica com a seed 16.

FIRST E SECOND ROUNDS

São os rounds onde as maiores seeds jogam contra as menores. Como o é um torneio de playoff, quem perde seu confronto já está fora da disputa.

FASE FINAL

As semifinais regionais são chamadas de Sweet Sixtheen e as finais regionais é o Elite Eight. Após a disputa de todas essas fases, as equipes chegam no Final Four. O Final Four funciona como as semifinais nacionais, que levam os vencedores à disputa do título de campeão nacional do basquete universitário.

O atual campeão do March Madness e consequentemente o Campeão Nacional é a universidade de Baylor, que conquistou seu primeiro título. A maior campeã é a universidade de UCA

CALENDÁRIO

15 E 16 DE MARÇO – FIRST FOUR

17 E 18 DE MARÇO – FIRST ROUND

19 E 20 DE MARÇO – SECOND ROUND

24 E 25 DE MARÇO – SWEET SIXTEEN

26 E 27 DE MARÇO – ELITE EIGHT

2 DE ABRIL – FINAL FOUR

4 DE ABRIL – FINAL

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo