Basquete

Marquinhos anuncia aposentadoria da seleção brasileira e vira desfalque no Pré-Olímpico

Marquinhos Brasil
Foto: Divulgação/FIBA

O fim de uma era. Depois de mais de uma década defendendo a camisa verde e amarela, Marquinhos está se aposentando da seleção brasileira. O ala, que estava convocado para a disputa do Pré-Olímpico Split, na Croácia, optou por pendurar as chuteiras para ficar com a família. Apesar da retirada das quadras, o jogador continua em ativa por clubes.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Através das redes sociais, Marquinhos comunicou que conversou com o treinador da seleção brasileira, Aleksandr Petrovic, sobre a aposentadoria antes do anuncio. O ala explicou que desejava permanecer com a família e tentar se recuperar antes de mais uma temporada na carreira. Se permanecesse na ativa pela seleção, o camisa 14 se apresentaria para a equipe no dia 9 de junho para o período de treinamentos até o início do Pré-Olímpico no dia 25.

— Hoje é um dia importante em minha carreira, o dia em que tomei a decisão de encerrar meu ciclo na seleção brasileira. Mais uma vez fiquei honrado em ter sido convocado para representar meu país no Pré Olímpico em busca de uma vaga para os Jogos de Tóquio, mas resolvi pedir dispensa ao treinador Petrovic. Desde o início conversei bastante com o coach, precisava ter algumas certezas antes de fazer parte do time e, agora a pouco, conversamos sobre a minha decisão. É hora de descansar um pouco depois de uma temporada muito puxada, estar com a família, continuar me cuidando, já que ainda vivemos uma pandemia e recuperar meu corpo – afirmou Marquinhos.

Multicampeão por equipes, Marquinhos esteve durante 14 anos na seleção brasileira. Desde 2007 na equipe, o ala teve idas e vindas até o retorno definitivo em 2012 onde conseguiu ter os melhores momentos na carreira. O veterano fez parte da equipe que conseguiu levar o Brasil para os Jogos Olímpicos daquele ano pela primeira vez desde 1996. Mesmo com a queda nas quartas de final, o jogador foi eleito um dos melhores do torneio.

— Foram anos e anos vestindo a amarelinha, tendo a honra e o privilégio de representar nosso país nas principais competições internacionais e me aposento da seleção com o sentimento de que sempre me doei ao máximo para representar o Brasil da melhor forma. Ficam as lembranças e recordações de grandes momentos vividos com meus companheiros. Sei que nossa seleção estará muito bem representada e tem tudo para conquistar essa vaga olímpica. Sempre estarei na torcida. O meu muito obrigado, seleção!

Pela seleção brasileira, Marquinhos disputou duas Olimpíadas, três Copas do Mundo, a Copa Tuto Marchand, várias edições da Copa América e os Jogos Pan-Americanos. Ao todo foram três títulos vestindo verde e amarelo sendo bicampeão da Tuto Marchand e medalhista de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo