Z - Futebol Agência ENM

Peça vital do sub-20, Marquinhos é acostumado ao protagonismo

Anderson Rodrigues/saopaulofc.net

O técnico Alex só começou a sua jornada no sub-20, mas já conta com a ajuda de um jovem recém-promovido do sub-17: o ponta Marquinhos foi essencial para que o ex-meia iniciasse sua carreira no sub-20 tricolor com duas vitórias em dois jogos.

Um dos principais destaques da campanha campeã da Copa do Brasil e da Supercopa sub-17 da temporada anterior, Marquinhos foi titular nos dois primeiros jogos do sub-20 e participou diretamente dos quatro gols marcados pelo São Paulo na categoria.

No primeiro jogo, Marquinhos fez de cabeça o gol solitário, que cravou a vitória sobre o Athletico-PR, na estreia oficial do técnico Alex. Na última rodada, na vitória por 3 a 1 sobre o América-MG, ele quem deu as assistências para os gols de Juan e Léo Silva e ainda definiu o placar com uma linda arrancada no início do segundo tempo, chegando a dois gols e duas assistências em quatro jogos.

+ Volante campeão da base renova com o São Paulo
+ Promessa do sub-20 deixa o São Paulo após sete anos no clube
+ Conheça o sub-20 do tricolor comandado por Alex

No primeiro gol do jogo, Marquinhos recebeu em velocidade pela esquerda, invadiu a área e rolou pra trás, Juan dominou e tocou colocado, no canto do goleiro. O São Paulo ampliou o placar com uma participação mais discreta do camisa 7, que tocou de primeira, para Léo Silva dominar e bater rasteiro, da entrada da área e ampliar o placar. Na segunda etapa, o São Paulo teve um belo contra-ataque após afastar a bola em um escanteio, Marquinhos recebeu o passe em profundidade, arrancou, ganhou na velocidade, invadiu a área e bateu forte e cruzado, para definir o placar.

Aos 18 anos, Marquinhos está acostumado com o destaque, ele está no São Paulo desde os 12 anos de idade, vindo do Taboão da Serra, onde começou a jogar competições oficiais aos dez anos, disputando o Paulista sub-11. Na categoria, ele foi dono da camisa 10 e artilheiro do CATS, como o time de Taboão é conhecido, marcando 12 gols em 15 jogos. Marquinhos já havia chamado a atenção do tricolor antes, enquanto atuava pelo Embuense e foi destaque da Taça Cidade de São Paulo, marcando três gols na final da competição. Aos 8 anos, ele estava no Pequeninos do Jockey e era monitorado pelo tricolor, fazendo parte de escolinhas satélites do São Paulo e atuando por diversos times, já que o clube não possuía categorias para a idade dele.

No São Paulo o sucesso foi rápido logo no sub-13. Em seu primeiro ano, ele já foi titular em diversas oportunidades e marcou quatro gols, o que não é nada, comparado ao feito de Marquinhos no ano seguinte: ele foi artilheiro e melhor jogador da Peace Cup, na China, marcando 28 gols em apenas oito jogos, dez somente na estreia do São Paulo na competição. Para não deixar dúvidas do seu faro artilheiro, devido ao baixo nível técnico do torneio disputado na Ásia, ele fez 21 gols em 16 jogos no Paulista sub-13, somando 49 gols em apenas 24 jogos pelo tricolor na temporada.

Com o grande desempenho pelo sub-13, Marquinhos subiu para o time sub-15 e jogou a Copa do Brasil Votorantim, apesar de ser um ano mais novo, atuou diversas vezes no Paulistão, anotando cinco gols. No ano seguinte, de fato com 15 anos, foram cinco gols em cinco jogos na conquista do título do Torneio Brasil-Japão, fez mais um gol na campanha vice-campeã da Copa Nike e terminou artilheiro do time na conquista do Paulistão sub-15, com 23 gols em 29 jogos, no geral atrás de Marcos Leonardo, do Santos, que quebrou o recorde do torneio com 36 gols e Renan, na época no Novorizontino e hoje no Athletico-PR, que fez 24.

Essa rotina de Marquinhos levou ele a jogar o Sul-Americano sub-17 pela Seleção Brasileira e a fazer parte dos planos para o Mundial, mesmo sendo um ano mais novo. Pelo São Paulo sub-17, aos 16 anos ele foi uma das principais peças do time, apesar de marcar menos gols. Foram apenas dois no Paulistão, mas um deles no Majestoso. Além disso, ele fez quatro gols em nove jogos pelo Brasileiro sub-17 e mais dois gols em oito jogos pela Copa do Brasil, somando também cinco assistências na temporada.

Em 2020/21, a temporada de ouro do sub-17, em que o São Paulo venceu dois dos três campeonatos que disputou: foi campeão da Copa do Brasil e da Supercopa sub-17; Marquinhos fez sete gols e deu cinco assistências nas disputas e mostrou um futebol mais maduro e coletivo, apresentando uma enorme evolução técnica, tática e física em relação ao seu sub-16 e sub-15.

Não surpreende que o jovem assuma o protagonismo logo no início da campanha do técnico Alex, afinal, ele já está acostumado com isso. Marquinhos tem contrato com o São Paulo até o dia 31 de maio de 2024, o contrato foi firmado ainda na gestão anterior, em julho de 2019.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo