Mais Esportes

Masters 1000 de Paris: Em dia histórico, Nadal se torna o quarto tenista a atingir 1000 vitórias na carreira; Rublev e Wawrinka avançam

(Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty Images)

Nesta quarta-feira (04) se encerrou a terceira rodada do Masters 1000 de Paris, na Bercy Arena. Pouco mais de três semanas após vencer Roland Garros e igualar Roger Federer como o maior vencedor de Grand Slams, o espanhol Rafael Nadal protagonizou mais um feito histórico ao bater a marca de 1000 vitórias na carreira. Além de Nadal, todos os outro cabeças de chave, com exceção do croata Borna Coric, avançaram para as oitavas de final do Masters 1000 de Paris. Acompanhe a cobertura do Esporte News Mundo

Rafael Nadal 2-1 Fernando Lopez (4/6, 7/6 e 6/4)

Jogando na cidade que o consagrou, o espanhol Rafael Nadal se juntou às lendas Jimmy Connors, Roger Federer e Ivan Lendl ao se tornar o quarto tenista da história a obter 1000 vitórias no circuito da ATP. O recorde foi alcançado em duelo válido pela terceira rodada do Masters 1000 de Paris, contra o experiente Fernando Lopez, conterrâneo de Nadal. Embora tenha 13 conquistas de Roland Garros, Nadal jamais conseguiu estender o sucesso no saibro parisiense para as quadras rápidas da capital francesa, sendo seu melhor resultado um vice-campeonato em 2007, quando foi derrotado pelo argentino David Nalbadian.

As projeções para a partida davam conta de que seria uma pedreira no caminho de Nadal. Embora tenha entrado em quadra ostentando um retrospecto direto de 9-4 contra Lopez, “el Toro” perdera nos dois últimos encontros, em Xangai 2014 e Cincinnati 2015. E o primeiro set retratou tal dificuldade, com Feliciano Lopez quebrando o saque de Nadal logo no game inicial. O jogador de 39 anos manteve um aproveitamento impecável de pontos vencidos no primeiro-saque (14/15), não dando chances para Nadal se recuperar, e concluiu o primeiro set.

Lopez sacou bem sobre pressão e salvou cinco break-points para encaminhar o segundo set a um acirrado tie-break, no qual Nadal obteve o único mini-break com o placar de 3/3, após um voleio cruzado.

No set decisivo, o número 2 da ATP subiu o sarrafo, passando a ditar o rallies com seu forehand. Logo no primeiro game, Lopez cedeu três break-poins a Nadal, que se aproveitou de um erro não-forçado do conterrâneo para largar na terceira etapa com uma quebra de vantagem. Com ambos os tenistas consistentemente confirmando seus serviços desse ponto em diante, Nadal consumou a milésima vitória da carreira no décimo game, quando um forehand de Lopez parou no meio da rede.

“Eu comecei a partida da pior forma possível, especialmente contra um grande sacador como Feli [Lopez]. Após isso, eu joguei sob muita pressão durante o resto da partida, mas conseguiu encontrar uma brecha. Esse é o ponto principal… Essa vitória é uma daquelas que eu sinto muito orgulho. A satisfação pessoal às vezes é maior quando você vence esse tipo de partida do que quando você vence por 6/3 e 6/3)” revelou Nadal após o triunfo. O 20 vezes campeão de Majors enfrentará Jordan Thompson pelas oitavas do Masters 1000 de Paris.

Radu Albot 0-2 Andrey Rublev (1/6 e 2/6)

Vivendo o auge da carreira, Andrey Rublev, atual 8º da ATP, carimbou sua 40ª vitória em 2020 ao passear contra o romeno Radu Albot em menos de uma hora de duelo. Rublev chegou a Paris tendo conquistado os últimos dois torneios que disputou, em São Petersburgo e Viena, além de carregar na bagagem uma invencibilidade que, após a vitória contra Albot, completou 15 partidas.

Tendo assegurado vaga no ATP Finals, em Londres, o russo agora é o maior vencedor da temporada em número de vitórias e troféus, tendo um dígito a mais do que Novak Djokovic em ambos os aspectos. Para tal, Rublev fez um jogo impecável, no qual não enfrentou break-points, disparou 28 winners e venceu 91% dos pontos no primeiro-saque.

Pelas oitavas do Masters 1000 de Paris, Andrey Rublev confrontará o suíço Stanislas Wawrinka.

Stanislas Wawrinka 2-1 Tommy Paul (4/6, 7/6 e 6/2)

Ex-top 3 da ATP e atual 20º da ATP, Stanislas Wawrinka teve que cavar fundo para desenterrar a classificação contra o estadunidense Tommy Paul, em uma trama de 2 horas e 30 minutos. Três vezes campeão de Majors, Wawrinka se encontrou na posição de ter que virar o placar contra um adversário que demonstrou rapidez e atleticismo no set inicial.

O suíço precisou de 1 hora e 10 minutos apenas no segundo set para igualar o placar, se apoiando na consistência de seu backhand para finalizar a etapa no tie-break, após Paul ter salvado três set-points contra. Wawrinka estendeu a boa performance para o set final, emplacando os últimos cinco games em sequência para selar a vitória.

Falando sobre Rublev, seu adversário nas oitavas, Wawrinka avaliou: “Será uma partida interessante. Na última vez que nos encontramos, ele me venceu em Cincinnati. Ele está jogando muito bem neste ano, tendo vencido tantas partidas e torneios. Ele é um dos melhores jogadores de 2020.”

Outros resultados

Benjamin Bonzi 0-2 Alejandro Davidovich Fokina (4/6 e 4/6)

Kevin Anderson 0-0 Daniil Medvedev (6/6) *W.O.

Diego Schwartzman 2-0 Richard Gasquet (7/5 e 6/3)

Yoshihito Nishioka 1-2 Adrian Mannarino (3/6, 7/6 e 3/6)

Pierre-Hughes Herbert 0-2 Milos Raonic (4/6 e 4/6)

Alex De Minaur 2-0 Lorenzo Sonego (6/3 e 7/5)

Alexander Zverev 2-0 Miomir Kecmanovic (6/2 e 6/2)

Jordan Thompson 2-1 Borna Coric (2/6, 6/4 e 6/2)

Leia mais

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo