Tênis

Masters 1000 de Paris: Impecável, Zverev elimina Nadal em sets diretos e define final contra Medvedev

Reprodução/ATP Tour @atptour

Na tarde deste sábado (07), o alemão Alexander Zverev pôs fim ao sonho de Rafael Nadal em igualar o recorde de 36 títulos de nível Masters 1000 pertencente ao sérvio Novak Djokovic. Quase perfeito, Zverev aplicou 6/4 e 7/5 em 1 hora e 40 minutos, cedendo apenas uma quebra ao longo do confronto, e se qualificando para tentar seu quarto título de Masters 1000. O atual 7º da ATP venceu os Masters 1000 de Roma e Canadá em 2017, e Madrid em 2018.

Rei de Roland Garros, principal torneio francês do circuito da ATP, Nadal jamais conseguiu repetir o sucesso no saibro quando disputando o Masters 1000 de Paris, onde os jogos são realizados em quadras duras. Com a eliminação, a melhor campanha do espanhol permanece sendo o vice-campeonato para o argentino David Nalbandian, em 2007. Além de Paris, o único torneio desta categoria que Nadal jamais venceu é o Masters 1000 de Miami.

O jogo

Entrando em quadra com um histórico de 1-5 contra Nadal, Zverev logo mostrou que o retrospecto negativo não seria um fardo, quebrando Nadal por 0-40 logo no terceiro game do primeiro set. O alemão manteve o serviço intacto ao longo da etapa, embolsando o primeiro set com uma sagaz curtinha após uma devolução no meio da quadra de Nadal.

Sair atrás no placar era uma situação que Nadal havia enfrentado em duas oportunidades durante sua estadia no Masters 1000 de Paris, nas partidas contra Fernando Lopez e Pablo Carreño Busta, ambos espanhóis. O número 2 da ATP, porém, se viu totalmente pressionado contra as cordas quando Zverev quebrou seu saque no segundo set, novamente no terceiro game. Em vantagem, o alemão salvou de maneira exemplar um break-point no sexto game, executando um voleio fatal após um rally de 25 trocas. Contudo, no oitavo game, os esforços de Nadal corresponderam, e o espanhol devolveu a quebra quando uma defesa de Zverev cruzou para fora. Com o placar indicando 5/5, Zverev buscou o oitavo break-point da tarde com uma pitada de sorte, depois de seu voleio tocar a fita da rede e cair do outro lado da quadra. Um erro não-forçado no backhand de Nadal indicou que o alemão sacaria para a classificação no próximo game, e no décimo segundo game, Zverev carimbou a participação na finalíssima do Masters 1000 de Paris após Nadal cometer seu 18º erro não-forçado da partida.

“Tive muitas chances no segundo set. Acho que no 4/2, eu tive um 0-40 no game de serviço dele, o qual não venci. São nesses momento em que a partida pode sofrer uma reviravolta, especialmente contra Rafa. Mas acredito que retomei meu nível quando estava com 4/5 de desvantagem no segundo set, e depois, tudo deu certo”, analisou Zverev ao final do confronto.

Próximo compromisso

Vice-campeão do US Open e detentor de uma invencibilidade de 12 partidas, Alexander Zverev se deparará com o russo Daniil Medvedev, que derrotou Milos Raonic horas antes, na grande final do Masters 1000 de Paris. O duelo se dará neste domingo (08), por volta das onze horas da manhã no horário de Brasília.

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo