Cruzeiro

Marcador e polivalente: conheça Matheus Barbosa, novo reforço do Cruzeiro

Marcador e polivalente: conheça Matheus Barbosa, novo reforço do Cruzeiro
Foto: AssCom Dourado

Apesar de ainda não ter anunciado nenhum reforço para a temporada 2021, o Cruzeiro já trabalha nos bastidores para reforçar a equipe que terá como objetivo escapar da Série B. Ainda sem poder inscrever jogadores, por causa de uma punição imposta pela dívida com o PSTC, do Paraná, o clube mineiro adota cautela na confirmação de contratações. Mas o Avaí se adiantou ao time celeste e na tarde de ontem (10), confirmou o empréstimo do volante Matheus Barbosa à Raposa, com vínculo até o fim de 2021.

Pertencente ao Avaí, Matheus Barbosa jogou o último Brasileirão Série B pelo Cuiabá, time que conseguiu a primeira promoção à Série A de sua história. Apesar de começar o campeonato no banco de reservas, o jogador aproveitou as oportunidades que surgiram no decorrer da temporada e foi bem, disputando 30 jogos, entre Série B, Copa do Brasil e Copa Verde e marcando dois gols.

Características de Matheus Barbosa

Revelado pelo Grêmio, Matheus Barbosa tem 26 anos, 1,84m de altura e facilidade para bater na bola com ambas as pernas, podendo jogar como primeiro e segundo volante, ou até mesmo numa trinca no meio.

A reportagem do Esporte News Mundo conversou com o Pedro Lima, setorista do Cuiabá no portal Olhar Esportivo, sobre as características de Matheus Barbosa. Segundo Pedro, o jogador, apesar de ter iniciado sua trajetória em Mato Grosso no banco de reservas, foi importante no Dourado.

— O Matheus chegou no Cuiabá no ano passado, na reta final do estadual, mas nem conseguiu jogar pela paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. Ele veio por empréstimo do Avaí como um nome bem recomendado. Demoramos um pouco para conseguir acompanhá-lo e só no início da Série B começamos a ver os jogos dele. Como o Auremir e o Rafael Gava estavam muito bem, ele acabou ficando no banco no início, mas logo teve suas oportunidades com lesões dos titulares. Ele ganhou chances na Copa do Brasil, contra Botafogo e Grêmio e foi importante, fazendo o gol da classificação contra os cariocas nas oitavas de final da competição, além de ajudar bastante na “B”.

Marcador e polivalente: conheça Matheus Barbosa, novo reforço do Cruzeiro
Matheus Barbosa em disputa de bola contra o Grêmio, pela Copa do Brasil – Foto: AssCom Dourado

Marcação e versatilidade

Lima destacou o poder de marcação do jogador e seu bom desempenho chegando à frente, como elemento surpresa.

— O Matheus Barbosa é um volante de muita marcação, que sabe se movimentar para os dois lados do campo, também consegue jogar de primeiro volante, já que atuou como zagueiro no Avaí, e surpreendeu no Cuiabá chegando à frente. Fez um gol importante contra o Botafogo, participou de algumas jogadas ofensivas na Série B. É um jogador muito polivalente no meio de campo.

Sua versatilidade no meio de campo também foi elogiada pelo setorista, que afirmou que ele não tem dificuldades em fazer mais de uma função ou lado no setor.

— Ele é um jogador que tem a marcação forte, cai pela esquerda para marcar, faz cobertura pela direita, joga como primeiro volante, joga com dois ao seu lado, fazendo o balanço de quem sobe e quem fica, e também pode ser utilizado num losango, como segundo volante.

Bom desempenho em jogos grandes

Pedro Lima também elogiou o desempenho do jogador em partidas importantes, visto que ele conseguiu ser sólido e não sucumbir à pressão de enfrentar grandes equipes.

— Outro ponto positivo é que ele é jovem e não “sentiu” nos jogos maiores, suportou muito bem, tanto na Série B quanto na Copa do Brasil. O Auremir e o Rafael Gava, que eram muito queridos já, jogadores que estavam muito bem no início do primeiro turno, acabaram tendo um momento em que não fizeram tanta falta, pois o Matheus conseguiu cobrir muito bem a ausência de um deles, às vezes até dos dois, jogando com um outro companheiro. Portanto, ele acabou sendo uma peça fundamental no meio de campo para o acesso do Cuiabá.

— Falando em defeitos, vejo que ele precisa aprimorar a sua chegada ao ataque, às vezes se precipita um pouco no último passe, o que é comum, já que ele é um volante de muita marcação e às vezes na movimentação. Como ele foi utilizado como primeiro, segundo volante e até mesmo como terceiro homem de meio de campo, sabe-se que o jogador precisa de uma sequência e assim pode ter falhado ao se movimentar, numa cobertura. Mas eu não vi praticamente nada de mais, nenhum comprometimento individual dele.

Ficha técnica

Nome: Matheus Barbosa Teixeira

Data de nascimento: 18 de agosto de 1994 (26 anos)

País: Brasil

Posição: Volante

Pé: Ambidestro

Altura: 1,84 m

Peso: 75 kg

Clubes anteriores: Grêmio (2011 à 2013), ABC (por empréstimo – 2013), Botafogo-SP (por empréstimo – 2014), América-RN (2015), Paulista (2015), Atlético Tubarão (2016 à 2018), Avaí (por empréstimo – 2018 e definitivo de 2019 à 2021), Água Santa (por empréstimo – 2020), Cuiabá (por empréstimo – 2020), Cruzeiro (por empréstimo – 2021).

Valor de mercado: 475 mil euros (R$ 3,08 milhões) – Fonte: Transfermarkt

Tempo de contrato: Empréstimo de um ano (31/12/2021)

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo