Campeonato Carioca

Maturidade contra rotina de decisões: Fluminense e Flamengo apostam em trunfos antes da final do Campeonato Carioca

Foto: Lucas Merçon/FFC e Marcelo Cortes/CRF

POR RODRIGO DA COSTA E MATHEUS COSTA

Rivais na decisão do ano passado, Fluminense e Flamengo decidem o Campeonato Carioca também em 2021. O jogo de ida será realizado na noite deste sábado, às 21h05 (de Brasília), no Maracanã, e a volta no dia 22. O Rubro-Negro mantém o favoritismo assim como nos últimos anos, mas o Tricolor chega mais maduro e embalado por um bom início de temporada e com vitórias empolgantes na Libertadores.

Esta será a terceira final entre os rivais nos últimos quatro anos. Além da decisão do ano passado, o Fla-Flu decidiu o título do Carioca também em 2017. Em ambas ocasiões, o Flamengo levou a melhor e foi campeão. Diferentemente das últimas decisões, no entanto, o Fluminense chega mais pronto e com mais maduro, mesclando jogadores experientes como Fred e Nenê com os Moleques de Xerém.

Já o Flamengo carrega mais uma vez o favoritismo para conquistar o Carioca. Atual bicampeão, o Rubro-Negro faturou o título em três das últimas quatro edições e aposta na superioridade do elenco para seguir no topo do futebol do Rio de Janeiro por mais um ano. No entanto, terá que superar um Fluminense que se tornou uma ‘pedra no sapato’ e que venceu os últimos dois duelos.

Fluminense aposta em boa fase e maturidade do elenco

O início de temporada do Fluminense é empolgante. Líder do Grupo D na Libertadores e com um pé nas oitavas de final, o Tricolor chega na final do Carioca embalado por uma sequência de 11 jogos de invencibilidade e uma vitória de virada sobre o Santa Fe-COL. Liderados pela experiência de Fred e o talento de Kayky, o Flu aposta na mescla que tem feito sucesso desde o Brasileirão do ano passado.

Além da experiência de Fred e Nenê, os atletas mais velhos do elenco, o Fluminense aposta na maturidade dos ‘Moleques de Xerém’, que adquiriram mais experiência desde a final do Carioca do ano passado. No time titular, são cinco pratas da casa: o goleiro Marcos Felipe, o lateral-direito Calegari, o meia Martinelli e os atacantes Luiz Henrique e Kayky. E a mescla tem dado certo.

Em 2021, Xerém participou de mais de 40% dos gols do Fluminense. O destaque entre os jovens é o atacante Kayky, de 17 anos, que já está vendido ao Manchester City-ING. A promessa tricolor tem sete jogos como titular na temporada e marcou quatro gols e deu três assistências – uma média de participação em um gol por jogo como titular. Na virada sobre o Santa Fe-COL, ele deu assistência para Fred empatar o duelo.

Mas o grande destaque do Fluminense neste início de temporada é Fred. Aos 37 anos, o camisa 9 marcou nove gols em nove jogos, sendo quatro na Libertadores, e igualou o seu melhor início pelo clube – feito em 2011. Além disso, em 2021 o atacante já se tornou o segundo maior goleador da história do Flu e o terceiro maior artilheiro brasileiro de todos os tempos na Libertadores.

Fred e Kayky são os destaques do Fluminense em 2021 (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Acostumado com decisões, Flamengo mostra sede de títulos

Há dois anos, a torcida do Flamengo começou a se acostumar em ver o time de coração levantar troféus. Com oito títulos em apenas três temporadas, o Rubro-Negro se tornou protagonista no cenário nacional e conquistou os principais títulos desde então, indo do Campeonato Carioca até a Libertadores. No entanto, o clube quer mais.

O Rubro-Negro iniciou a temporada conquistando a Supercopa do Brasil, batendo o Palmeiras, principal rival no panorama nacional nos últimos anos, e enfileirando mais uma taça. Além disso, o atual bicampeão brasileiro lidera o Grupo G da Copa Libertadores e está próximo da classificação para o mata-mata.

A equipe de Rogério Ceni ainda tenta corrigir alguns erros que incomodam ao longo do início da temporada, como as repetidas falhas no sistema defensivo e a ausência de uma referência na zaga. Com as repetidas lesões de Rodrigo Caio, o Flamengo se tornou uma presa fácil na bola aérea em diversas partidas na temporada.

Mas se o sistema defensivo preocupa, a produção ofensiva tranquiliza. E muito. Com a ausência de um volante de referência após a improvisação de Willian Arão na defesa, Diego Ribas cresceu numa nova função, Gerson continua sua fase espetacular, assim como Arrascaeta e Gabigol, que se tornam cada vez mais decisivos. No banco, Pedro, Michael e Vitinho contribuem bastante quando são utilizados e chamam cada vez mais atenção.

Principal nome do Flamengo desde 2019, Gabigol quer levantar seu nono título no Rubro-Negro em dois anos (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo