Automobilismo

Max Verstappen pode estar começando a temporada mais decisiva de sua carreira

Foto: Divulgação/Red Bull Racing

No último domingo (18), Max Verstappen, da Red Bull Racing, venceu o Grande Prêmio da Emilia Romagna! Esta foi a sua décima primeira vitória na Fórmula 1, além disto, o jovem holandês tem ainda quatro pole positions na categoria. Mas a sensação que ficou foi a de que, de fato, Verstappen vai disputar o título de 2021 com Lewis Hamilton de maneira ferrenha.

Logo na largada colocou seu RBR ao lado da Mercedes do heptacampeão e o forçou a recuar após o inglês passar por cima das zebras. Após isso, uma leitura de gerenciamento de pneus e de clima ajudou o piloto de 2ª geração a vencer mais uma corrida. 

Max Verstappen estreou em 2015 na Toro Rosso, equipe “B” da Red Bull Racing, mas após uma temporada de bons resultados e boas performances, o holandes substituiu o russo Daniil Kvyat na equipe principal, e logo na corrida de estreia, venceu o Grande Prêmio da Espanha de 2016. A partir de então, foi se preparando, maturando para poder disputar o campeonato com as Mercedes. Verstappen desde 2016 vence pelo menos uma corrida por temporada, e em 2019 e 2020 foi terceiro colocado na tabela do campeonato de pilotos. 

No começo era um piloto arrojado mas se mostrava imaturo em algumas tentativas de ultrapassagens que acabaram com suas possibilidades de mais vitórias. Mas nas últimas duas temporadas a sensação era de que ele estava pronto como piloto, faltava apenas um carro mais competitivo.


Em 2021, ao que tudo indica, este carro mais competitivo veio, nos testes de pré-temporada, a RBR foi a mais rápida em todas as sessões, e nos treinos para a primeira corrida no Bahrein também. Na classificação, Max fez a pole position, quase meio segundo à frente de Lewis Hamilton. Mas um erro na estratégia dos pit stops, fez com que o holandês perdesse a ponta, mas mesmo assim, com todo o seu talento sendo despejado, o piloto tirou 8 segundos de diferença e ultrapassou Hamilton, mas a direção de prova considerou a ultrapassagem ilegal e portanto Max teve que ceder a posição para o inglês novamente.

Em Imola, disposto a fazer o que fosse preciso para derrotar seu rival, Max ficou apenas com o terceiro lugar no grid de largada, mas com a chuva pegando todos os pilotos e equipes desprevenidos no domingo, Max fez uma largada muito forte e encontrou um espaço para emparelhar com Hamilton, e ultrapassou para liderar no primeiro stint, o piloto da Mercedes chegou a tirar a vantagem, mas Verstappen foi antes para os boxes, e contando com um erro de Hamilton, o piloto da RBR retomou a ponta, e após um erro do próprio rival que errou ao ultrapassar um retardatário e parou na caixa de brita, mesmo ajudado por uma bandeira vermelha depois de um forte acidente entre Valtteri Bottas e George Russell, o tempo abriu, e Max trocou os pneus de chuva por pneus médios, e com isso na relargada abriu instantaneamente dos concorrentes, parando somente ao ver a bandeira quadriculada. 

Mesmo com a vitoria, a heróica recuperação de Hamilton evitou que o holandês assumisse a liderança do campeonato de pilotos por 1 ponto. Mas a impressão é de que este ano Max Verstappen tem um carro para competir, e com o talento que ele tem, pode estar se desenhando a temporada mais decisiva da sua carreira. 

O próximo desafio é em Portimão, Portugal, no dia 2 de maio, a corrida será às 11 horas da manhã, e terá cobertura em Tempo Real do Esporte News Mundo, e logo após a Última Volta começa para analisar a corrida e os principais acontecimentos.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo