Futebol Internacional

Mbappé marca, PSG vence Monaco e conquista a Copa da França

Mbappé/PSG
JB Autissier/Panoramic via Imago Images

Com gols de Icardi e Mbappé, o PSG conquistou seu 14º título da Copa da França nesta quarta-feira (19) ao vencer o Monaco por 2 a 0 no Stade de France.

                 

O início do jogo foi dominado pelo PSG na posse de bola, mas sem levar perigo ao Monaco por causa do pouco espaço cedido ao adversário. Foram diversos minutos de lentidão e falta de ação na partida até Icardi abrir o placar em erro na saída de jogo cometido pelo zagueiro Disasi.

No segundo tempo, os papeis se inverteram. O Monaco teve a bola para tentar construir enquanto o PSG adotou postura defensiva para esperar os adversários. Os monegascos tiveram chances, mas pouco construíram e acertaram o alvo apenas uma vez.

Mbappé teve duas oportunidades de marcar no segundo tempo. Na primeira, viu o goleiro adversário adiantado e tentou de cobertura, mas parou na trave. Na segunda, aproveitou uma jogadaça de Dí Maria que saiu driblando os marcadores para receber sozinho dentro da área e fechar o placar.

Neymar não esteve disponível por ter cumprido suspensão, mas esteve no Stade de France para acompanhar de perto mais um título do PSG.

1º TEMPO

Diferentemente do padrão tático tradicional, o Monaco optou por atuar com estratégia completamente defensiva no 4-5-1, tendo Volland e Aguilar como alas pelos lados e Ben Yedder sozinho na última linha. A marcação era compacta e dentro do próprio campo na maioria dos momentos, trazendo o PSG para o ataque.

O PSG dominou completamente a posse nos primeiros dez minutos, mas a lentidão nos avanços e a falta de criação permitiu que o Monaco começasse a adiantar suas linhas além do meio-campo para roubada de bola em marcação encaixada. Neste caso, a equipe monegasca teria que ficar atenta às transições defensivas nos contra-ataques adversários.

Os comandados de Pochettino erraram em duas oportunidades a troca de passes dentro do próprio campo e sofreram com alguns sustos do Monaco. Na segunda jogada, o erro de Marquinhos deixou Volland com liberdade na esquerda para arrancar em velocidade, mas Keylor Navas estava atento e defendeu.

Depois, foi a vez do Monaco errar na saída de bola, mas desta vez o erro foi fatal e o PSG abriu o placar. Diasi recebeu o passe do goleiro Majecki mas não conseguiu dominar. Mbappé invadiu a área, deu o bote certeiro e achou Icardi livre no centro da grande área com liberdade total para ir às redes aos 18 minutos.

Após ter sofrido o primeiro gol, o Monaco voltou ao padrão tático 4-4-2 mesmo na fase defensiva e pressionou mais o PSG nas roubadas de bola, ao mesmo tempo que a equipe de Pochettino tenha adotado marcação compacta em postura um pouco mais pragmática.

Desta forma, o Monaco equilibrou a posse de bola, mas encontrava dificuldades para oferecer perigo real ao PSG, tanto pela falta de espaço para construção de jogadas mais complexas, quanto por erros individuais constantes como no péssimo cruzamento de Fofana para a grande área, aos 27 minutos.

Perto da reta final tivemos finalmente chances reais de gol para os dois lados. Aos 32 minutos, o PSG conseguiu encaixar o contra-ataque com Di María recebendo de Diallo e invertendo para Florenzi chutar de primeira e Majecki espalmar. Quatro minutos depois foi a vez do Monaco em cobrança de falta. Na bola alçada, Maripán invadiu a pequena área e levou perigo, mas a bola ficou Navas.

Por fim, Ben Yedder fechou o primeiro tempo ao recuperar a bola e acelerar pela esquerda para cruzar na pequena área e exigir grande defesa de Keylor Navas.

Agora, o PSG voltará todas as suas atenções para a decisão da Ligue 1, no próximo domingo (23), onde enfrentará o Brest fora de casa a partir das 16h (pelo horário de Brasília).

2º TEMPO

Tivemos uma mudança significativa no prognóstico do segundo tempo. O PSG decidiu abraçar-se à vantagem de um gol na decisão e chamou o Monaco para o seu campo, alternando a formação do 4-3-3 para o 5-3-2, marcando em bloco baixo e compacto.

Por isso, todos os lances de perigo que serão relatados aqui foram a favor do Monaco, que tinha a posse e controlava a partida, mas levava perigo em apenas algumas oportunidades isoladas. Era mais tentativa de chegar ao gol do que oferecendo perigo.

Aos cinco minutos, Golovin dominou com categoria para achar artilheiro Ben Yedder na área pronto para chutar cruzado e parar em grande defesa de Navas no ângulo. Dez minutos depois sem construir mais nenhuma chance, Ben Yedder e Fofana saíram para as entradas de Gelson Martins e Jovetic.

Foi apenas aos 23 minutos em que o Monaco conseguiu chegar perigosamente de novo. Em cruzamento fechado, Sidbé quase tirou de Navas que tocou na bola e jogou para a trave. Aos 25,, o meia Diatta aproveitou a sobra dentro da área e chegou batendo de primeira, obrigando nova defesa do goleiro parisiense.

Tchouaméni também tentou marcar aos 33 minutos ao aproveitar o desvio da zaga em bola levantada na área. O volante chegou batendo firme de canhota, mas a bola saiu muito. Porém, o mesmo problema persistia e o Monaco não conseguia finalizar no alvo.

O PSG não havia finalizado no alvo durante o segundo tempo inteiro, mas o artilheiro estava prestes a decidir na reta final. Aos 34′, Mbappé viu Majecki adiantado e tentou um golaço de cobertura, mas a bola parou na trave.

No lance seguinte, Dí Maria recebeu na direita e trouxe os marcadores para o meio até chegar na área para achar Mbappé livre, restando apenas concluir para marcar o segundo gol e encaminhar o título.

ESTATÍSTICAS

MON 0PSG 2
Posse de bola44%56%
Finalizações127
Chutes no gol13
Escanteios55
Impedimentos22
Faltas1510
Cartões Amarelos (Vermelhos)0 (0)1 (0)
Passes484619
Passes certos85%86%
Cruzamentos10/230/9
Dribles8/1416/22

FICHA TÉCNICA Copa da França 2020/21 – Final
Monaco 0-2 Paris Saint-Germain

Data: 19/05/2021, 16:15
Estádio: Stade de France
Árbitro: Francois Letexier

Gols: 1T 18′ Icardi (PSG); 2T 35′ Mbappé (PSG)

Substituições – Monaco: Diatta (Aguilar); Jovetic (Ben Yedder); Martins (Fofana); Badiashile (Disasi); Cesc Fábregas (Volland)

Substituições – PSG: Dagba (Florenzi); Moise Kean (Icardi); Herrera (Paredes); Sarabia (Di María)

Monaco (4-4-2): Majecki; Sidibé, Disasi, Maripán, Caio Henrique; Ruben Aguilar, Tchouaméni, Fofana, Golovin; Volland, Ben Yedder. Técnico: Niko Kovac

Paris Saint-Germain (4-3-3): Keylor Navas; Florenzi, Marquinhos, Kehrer, Diallo; Paredes, Danilo Pereira, Gueye; Ángel Di María, Icardi, Mbappé. Técnico: Mauricio Pochettino

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo