Automobilismo

McLaren vai lutar com Ferrari pelo terceiro lugar ‘enquanto for possível’

McLaren atualmente é a quarta colocada no Campeonato de Construtores da F1.

Foto: Divulgação / McLaren F1

A McLaren teve um início de temporada muito promissor e durante boa parte do ano foi a terceira equipe mais forte do grid, conseguindo a dobradinha em Monza, outros três pódios de Norris e até mesmo o desempenho em Sochi, que acabou em desastre para o britânico. No entanto, enquanto a rival Ferrari cresceu em potência, os britânicos perderam performance, somando, por exemplo, quatro pontos nas últimas três corridas.

(Divulgação / McLaren F1)
Ricciardo marcou os melhores tempos da McLaren nas primeiras sessões em Jeddah (Divulgação / McLaren F1)

Agora, mesmo com 39,5 pontos atrás da Ferrari no Campeonato de Construtores e apenas duas corridas restantes, o engenheiro chefe de equipe da McLaren, Andreas Seidl, não coloca os resultados recentes em perda de desempenho ou falta de aprimoramentos, mas em boa parte por alguns acidentes:

— No fim das contas temos que olhar o que realmente aconteceu. Se você olhar nas últimas corridas, perdemos mais de 30 pontos para acidentes em começo de corrida. Na última vez com o pneu furado de Lando [Norris]. Então acho que não foi um problema de performance, até porque toda vez que esses acidentes acontecem estávamos na frente da Ferrari com pelo menos um carro. Mas ao mesmo tempo acho que tivemos coisas que podíamos ter feito melhor como um time e isso é parte do processo de aprendizado. Temos que aprender e fazer melhor no futuro.

(Reprodução / F1)
Andreas Seidl acredita no terceiro lugar, mas não vê a quarta posição como negativa (Reprodução / F1)

A próxima chance da equipe britânica pontuar mais que nas últimas corridas será no circuito estreante de Jeddah, na Arábia Saudita. Depois de duas sessões de treinos livres para ter mais conhecimento da nova pista da Fórmula 1, Daniel Ricciardo acredita que pode ser um traçado interessante para a McLaren:

— Penso que podemos ser melhores, olhando para alguns de nossos rivais, podemos produzir esse desempenho num circuito com essas características. Eu ainda penso que é um circuito que pode servir para nós, talvez mais que os últimos. Acho que vamos achar esses décimos de segundo amanhã, ainda precisamos trabalhar e entender algumas coisas hoje a noite, mas é, ainda confiante que podemos estar na briga.

(Divulgação / McLaren F1)
Australiano não pontua na F1 desde o circuito dos Estados Unidos, há dois fins de semana (Divulgação / McLaren F1)

Para se manterem na briga pela terceira colocação na Fórmula 1, a McLaren precisará melhorar seu fim de semana. Nas primeiras duas sessões de treino livre no novo circuito, as duas melhores posições foram o oitavo lugar no TL1 e o 11º no TL2, ambos os tempos de Daniel Ricciardo.

Para saber mais sobre a Fórmula 1, siga o Esporte News Mundo pelo TwitterFacebook Instagram.

Ainda sobre conhecer a pista, o circuito de Jeddah vem sendo polêmico também por seu traçado, com alta velocidade durante toda a volta e ainda muito estreito, com poucas áreas de escape, com a Fórmula 2 já tendo colocado a primeira bandeira vermelha do fim de semana mais cedo nesta sexta-feira, 3. Mesmo assim, o número 3 do grid fez questão de dizer como se divertiu nas curvas sauditas:

— Foi bom, foi bem divertido. No fim de semana do Catar, depois de umas duas voltas eu estava “ok, isso é divertido” e eu tive que dizer isso hoje também depois que voltei para os pits porque é agitado, te deixa no limite, mas é divertido, uma boa pista. Muita alta velocidade, ainda parece tudo igual, então você tem que ficar se lembrando a toda curva “ah essa é essa curva, é aquela curva, quarta marcha, ok quinta marcha” então é, é um labirinto e muito divertido.

— E a aderência é boa, então num circuito como esse, rápido e de cidade, é bom sentir isso. […] Não sei como a ultrapassagem vai ser, acho que será difícil. Mas é um circuito que você tem que estar ligado a todo momento mentalmente, acho que erros podem ocorrer.

A próxima sessão de treino livre na Arábia Saudita será no sábado, 4, às 11h. A classificação, colocada como ponto muito importante num circuito difícil para ultrapassagens, será também no sábado, às 14h. Já a corrida tem largada marcada para as 14h30 no domingo, 5.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo