Tênis

Medvedev impede quebra de recordes de Djokovic e é campeão do US Open

Daniil Medvedev com o troféu do US Open
Foto: Divulgação/US Open

Daniil Medvedev parou Novak Djokovic na grande final do US Open e conquistou o seu primeiro Grand Slam da carreira. O russo, de 25 anos, #2 do ranking mundial ficou com o título após vitória em sets diretos (triplo 6/4) na final realizada na tarde deste domingo, 12, no Arthur Ashe Stadium, em Nova Iorque. 

SIGA O PÓS-JOGO – US Open – Novak Djokovic 0x3 Daniil Medvedev

Depois de dois vice-campeonatos no US Open de 2019 e no Australian Open de 2021, Medvedev chega ao título de Grand Slam, o primeiro de um tenista russo desde Marat Safin em 2005. De quebrou, o resultado impediu o sérvio de chegar ao feito de conquistar os quatro Majors em uma única temporada e também de se isolar como maior vencedor de Grand Slam (segue com 20, empatado com Nadal e Federer).

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

+ Aos 18 anos, Raducanu é campeã do US Open sem perder nenhum set

O JOGO

O jogo não começou como Djokovic esperava. O #1 do ranking mundial teve o seu primeiro game de saque quebrado depois de três erros não forçados. A contagem seria ainda pior quando Medvedev teve duas chances de quebra no game seguinte, mas Djoko conseguiu se recuperar para seguir com apenas um break atrás. Por outro lado, o russo estava muito eficiente no saque, não dando oportunidades para o sérvio. Com isso, Medvedev confirmou o primeiro set em 6/4, perdendo apenas três pontos com o seu saque e aplicando oito aces.

Depois de um primeiro set impecável, Medvedev ficou contra a parede logo no início do segundo. O russo precisou sair de um 0-40 para confirmar o seu saque e manter o jogo em 1/1. No game seguinte foi a vez do #2 desperdiçar a chance de quebra. No quarto game, Djoko teve duas chances de quebra desperdiçadas e descontou a irritação na raquete. Medvedev confirmou o saque para igualar em 2/2. No game seguinte, o russo aproveitou as oportunidade e abriu vantagem no set. O sérvio até tentou uma reação, mas Medvedev manteve a eficiência no primeiro saque e não deu espaços para o #1 do mundo.

O set que poderia ser decisivo não iniciou do jeito ideal para Djokovic. Atrás no placar, o sérvio, campeão de três dos quatro Grand Slams do ano, abriu 30-0 no primeiro game, mas com uma sequência de três erros teve o saque quebrado e viu o russo começar com uma vantagem de 2/0. O multicampeão não se encontrou mais na partida e teve outra vez o saque quebrado, com o russo marcando 4/0. No fim, Djokovic até tentou uma reação ao conseguir diminuir uma das quebras, mas não foi o suficiente para evitar que o título ficasse nas mãos de Medvedev.

CAMPANHA DE MEDVEDEV ATÉ O TÍTULO DO US OPEN

  • Primeira rodada: 3×0 Richard Gasquet;
  • Segunda rodada: 3×0 Dominik Koepfer;
  • Terceira rodada: 3×0 Pablo Andujar;
  • Oitavas de final: 3×0 Daniel Evans;
  • Quartas de final: 3×1 Botic Van de Zandschulp;
  • Semifinal: 3×0 Félix Auger-Aliassime;
  • Final: 3×0 Novak Djokovic.
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo