Mais Esportes

Medvedev vence Tsitsipas em sets diretos e está na final do Australian Open

Australian Open Medvedev Tsitsipas final
(Photo by Quinn Rooney/Getty Images)

Após vencer Stefanos Tsitsipas, nesta sexta-feira (19), sem perder sets com parciais de 6/2, 6/4 e 7/5, Daniil Medvedev garantiu lugar na final do Australian Open pela primeira vez e segunda decisão de Grand Slam na carreira. Pela frente, terá Novak Djokovic, número um, que nunca perdeu quando chegou à final do Aberto da Austrália e segue em busca do nono título no Melbourne Park.

                 

Com este resultado, o russo se torna o terceiro de seu país na final do primeiro Grand Slam do ano depois de Evgeni Kafelnikov e Marat Safin. Além disso, já garantiu ser o terceiro do ranking passando Dominic Thiem e, caso seja campeão, se tornará número dois. A última vez que o segundo colocado do ranking foi alguém diferente de Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer e Andy Murray aconteceu em 24 de julho 2005.

O JOGO

Com primeiro serviço muito eficiente e perdendo apenas dois pontos com o mesmo, Medvedev não abriu brechas e aproveitou uma chance de quebra no quinto game para vencer a primeira parcial por 6/4. O russo disparou mais do que o dobro de bolas vencedoras: 14 a seis e cometeu dois erros não forçados a menos: nove a 11. O número quatro do ranking foi melhor nos ralis que passaram dos nove golpes e venceu sete dos oito.

Seguindo muito sólido no segundo set, o atual campeão do ATP Finals quebrou duas vezes o saque do grego para vencer por 6/2, em 35 minutos, e abriu dois sets a zero de vantagem na partida. Tsitsipas venceu apenas 48% dos pontos com o primeiro saque e 44% com o segundo.

O terceiro set foi o mais equilibrado entre os dois. Medvedev conseguiu uma quebra logo no primeiro game, mas, mais errático, teve o serviço quebrado no sexto game. Aproveitando mais uma chance no 11º game, o russo sacou para a partida e na primeira oportunidade fechou em 7/5. Ambos cometeram oito erros não forçados, mas o #4 seguiu disparando mais bolas vencedoras: 18 a 7 – sendo que seis dessas foram ace.

Daniil Medvedev segue firme desde o final da temporada passada em que venceu dois títulos – Masters 1000 de Paris e ATP Finals – e já conquistou um título em 2021 na ATP Cup. Com a vitória de hoje, o russo acumula 20 vitórias seguidas sendo 12 destas contra tenistas do top 10.

Em entrevista em quadra após a partida, Daniil comentou que não tem muita pressão em cima dele porque não foi ele o tenista que nunca perdeu nas oito vezes que esteve na final do Australian Open. – Ele [Djokovic] que tem toda a pressão, se aproximando de Roger, Rafa nos Grand Slams, então, com certeza ele tem mais experiência, mas mais coisas a perder. – finalizou Medvedev.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo