Futebol Internacional

Melhor defesa, nova casa… Veja 10 motivos para a grande fase do Real Madrid

Foto: Divulgação/Real Madrid

Se teve algum clube que se beneficiou com a paralisação da La Liga, com certeza foi o Real Madrid. Desde a retomada da competição, a equipe de Zinedine Zidane venceu todas as sete partidas, conquistou os 21 pontos possíveis e assumiu a ponta da tabela. Além disso, os merengues ampliaram a vantagem para o Barcelona para quatro pontos e, com apenas quatro rodadas restantes, estão muito próximos de conquistar o Campeonato Espanhol, pela 34ª vez na história.

Mas como o clube superou a instabilidade que havia antes da parada do torneio e, apenas sete jogos depois, colocou uma mão na taça? O Esporte News Mundo listou 10 motivos para essa transformação:

1. REGULARIDADE RARA

Sequência de sete vitórias não ocorria há quatro anos (Foto: Twitter/Real Madrid)

Com a vitória sobre o Athletic Bilbao no último domingo, o Real Madrid alcançou a sétima vitória consecutiva no Campeonato Espanhol. Os seis adversários anteriores foram: Eibar, Valencia, Real Sociedad, Mallorca, Espanyol e Getafe. A última vez que os Merengues conseguiram uma sequência tão grande de vitórias havia sido na temporada 2015/16. Na época, o clube venceu 12 partidas seguidas entre a 27ª e a 38ª rodada, mas terminou na 2ª posição, com um ponto a menos que o Barcelona.

2. MELHOR DEFESA

Real não leva gol há quatro partidas (Foto: Twitter/Real Madrid)

Sempre característico por ser uma equipe ofensiva, o Real Madrid desta temporada mostra uma nova cara. Com apenas 21 gols sofridos em 34 rodadas, o clube tem a melhor defesa não só do Campeonato Espanhol, mas de todas as cinco principais ligas da Europa. E desde o reinício da La Liga, esse essa média é ainda melhor. Foram apenas dois gols sofridos nos sete jogos – um do Eibar e outro da Real Sociedad. Dessa forma, mesmo o ataque não tendo números impressionantes (é o segundo melhor), as boas atuações defensivas fizeram que os 62 gols marcados rendessem mais pontos do que os 78 gols do Barcelona.

3. NOVA CASA

Real Madrid manda seus jogos no Alfredo Di Stéfano (Foto: Twitter/Real)

Com o Santiago Bernabéu em obras, o Real Madrid decidiu mandar os jogos restantes na temporada no Alfredo Di Stéfano e parece não estar sentindo falta do famoso estádio. Com capacidade para seis mil pessoas e localizada dentro do CT de Valdebebas, a “nova casa” merengue já recebeu quatro partidas desde a retomada do torneio e tem um retrospecto perfeito de 100% de aproveitamento. Foram quatro vitórias – sobre Eibar, Valencia, Mallorca e Getafe -, com nove gols marcados e apenas um sofrido. Como comparação, nas 13 partidas no Santiago Bernabéu nesta temporada, foram nove vitórias e quatro empates (79% de aproveitamento)

4. REFORÇOS CASEIROS

Hazard e Asensio voltaram 100% após a paralisação (Foto: Twitter/Hazard)

O longo período de paralisação também permitiu que dois jogadores importantes se recuperassem de graves lesões e participassem da reta final da temporada. O primeiro foi o belga Eden Hazard, que sofria com sérios problemas no tornozelo direito e era desfalque constante até o momento da paralisação. Após três meses sem jogos oficiais, o craque voltou 100% e entrou em campo quatro vezes, sendo peça importante na equipe com duas assistências. Além dele, o espanhol Marco Asensio se recuperou da cirurgia no joelho – feita em julho de 2019 – e antecipou a volta aos gramados, que estava prevista apenas para a próxima temporada. O atacante disputou cinco partidas até o momento e, inclusive, marcou um gol no primeiro toque na bola após 11 meses longe dos gramados, na vitória contra o Valencia.

5. RODÍZIO NO ELENCO

Zidane tem dado chances para vários jogadores (Foto: Twitter/Real Madrid)

Fiel à filosofia de manter todos os jogadores empenhados, Zidane garante não ter um time titular ideal. E prova isso a cada escalação. O francês costuma manter suspense antes de todas as partidas e só revela os onze iniciais ao elenco três horas antes da bola rolar. Com esse sistema de rodízio, o treinador usou sete escalações diferentes desde a retomada da competição e colocou em campo 21 dos 26 jogadores que tem à disposição. Os únicos que ainda não tiveram oportunidades foram: Aréola, Altube (goleiros reservas), Nacho, Lucas Vázquez e Jovic.

6. QUARTETO DE CONFIANÇA

Quatro jogadores iniciaram todas as partidas (Foto: Montagem/Lucas Pessôa)

Apesar disso, há quatro atletas da confiança de Zidane que não participaram do rodízio e montam a espinha dorsal da equipe do Real Madrid. Courtois, Carvajal, Sergio Ramos e Benzema foram titulares em todas as sete partidas e são os jogadores do elenco com maior minutagem acumulada desde o reinício da La Liga. E a dependência desses jogadores é lógica. O treinador francês não tem substitutos à altura para essas posições e prefere manter o nível elevado do time titular. Além deles, destaque para Varane e Casemiro, que não foram titulares em apenas uma partida, pois estavam lesionado e suspenso, respectivamente.

7. ZAGUEIRO ARTILHEIRO

Ramos comemora um dos seus cinco gols após o retorno da La Liga (Foto: Twitter/Ramos)

Além de liderar o sistema defensivo, o capitão Sergio Ramos também tem sido essencial do outro lado do campo. Desde o reinício da competição, o zagueiro já marcou cinco gols e é o principal artilheiro da La Liga junto com o atacante Gerard Moreno, do Villarreal, superando nomes como Messi (3), Suárez (3) e Benzema (3). Além da quantidade, Ramos ganha destaque pela importância dos gols. Nas vitórias de 1 a 0 sobre Getafe e Athletic Bilbao, o espanhol converteu pênaltis decisivos e garantiu os três pontos do Real em ambas as ocasiões. Além disso, com o gol sobre o Getafe, Ramos se tornou o defensor com o maior número de gols na história do Campeonato Espanhol.

8. TOQUE BRASILEIRO

Brasileiros estão em grande fase pelo Real (Foto: Montagem/Lucas Pessôa)

Destaque também para a legião de brasileiros do Real Madrid. O volante Casemiro foi titular em seis jogos (estava suspenso contra o Mallorca ) e marcou o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Espanyol. Marcelo foi titular em quatro ocasiões, marcou um gol contra o Eibar e foi eleito o “Melhor em Campo” contra o Athletic Bilbao. Vinicius Junior entrou em campo em todas as sete partidas (três como titular), marcou um gol e foi essencial nas vitórias sobre Real Sociedad e Mallorca. Rodrygo e Éder Militão participaram de quatro dos sete jogos, e o zagueiro teve grande atuação na vitória contra o Bilbao, na última rodada.

9. VAR EM AÇÃO

Pênalti contra Bilbao só foi marcado com a ajuda do VAR (Goto: Twitter/Real Madrid)

Tema de muita polêmica nas últimas rodadas, o VAR participou ativamente dos jogos do Real Madrid e também é um dos motivos para o clube se encontrar na situação atual. E não estou falando que ele favoreceu os merengues injustamente. Mas, se não houvesse a tecnologia, o clube provavelmente teria alguns pontos a menos. Na partida contra o Valencia, o árbitro de vídeo anulou um gol de Rodrigo que havia sido validado contra o Real Madrid, quando a partida ainda estava 0 a 0. Já na última rodada, contra o Bilbao, o VAR entrou em ação para assinalar um pênalti em Marcelo que não havia sido marcado pelo juiz de campo. Ramos converteu a cobrança e garantiu a vitória para o Real.

10. TROPEÇOS DO RIVAL

Empates do Barcelona custaram caro (Foto: Twitter/La Liga)

Mas nada do que foi citado acima teria adiantado se o Barcelona também tivesse vencido todos os sete jogos após o retorno da competição. O clube da Catalunha era líder e tinha dois pontos de vantagem sobre o Real Madrid quando o torneio foi paralisado, em março. No entanto, no último mês, o Barça empatou três vezes – contra Sevilla, Celta e Atlético de Madrid – e permitiu que os merengues não só ultrapassassem, mas também ampliassem a vantagem para quatro pontos.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

4 Comments

4 Comments

  1. Pingback: Atlético de Madrid só empata com o Celta e adia classificação para a Liga dos Campeões

  2. Pingback: Suárez marca, Barcelona vence dérbi da Catalunha e rebaixa o Espanyol

  3. Pingback: Mão na taça: Real Madrid derrota o Granada e fica a uma vitória do título espanhol

  4. Pingback: Hala Madrid! Real vence o Villarreal e volta a ser campeão espanhol

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo