Atlético-MG

Os melhores 365 dias: Dos 113 ao 114 anos, Atlético-MG fez história, foi multicampeão e bateu recordes; relembre

Foto: Bruno Sousa / Atlético

No dia 25 de março de 2021, comemorava-se 113 anos de Clube Atlético Mineiro, o Galo. Um ano depois, o clube pode dizer que viveu os melhores 365 dias de sua história. Quatro títulos, incluindo o histórico Brasileirão após 50 anos, 83 jogos e apenas nove derrotas, com um aproveitamento incrível de 76%.

+ Guilherme Arana se declara ao Atlético-MG e à torcida: ‘Era tudo que eu mais precisava’

A TRAJETÓRIA NO ÚLTIMO ANO

Há um ano, o Atlético não pôde comemorar seus 113 anos, era o último “auge” da pandemia, onde tudo teve que ser fechado e jogos adiados. O clube havia acabado de terminar um Brasileirão em que não foi campeão por conta de três pontos. Sampaoli havia saído, Cuca chegado. No retorno do futebol, nada de bom, derrota para a Caldense, fora de casa. 10 dias depois, derrota para o Cruzeiro, o que era considerado um dos clássicos de maior disparidade técnica, com o Galo amplo favorito. Mais 10 dias e uma estreia ruim na Libertadores, com um empate em 1 a 1 contra o fraco Deportivo La Guaira. O primeiro mês com 113 anos, ficou longe de ser o ideal, e a desconfiança foi instaurada.

O tempo e os jogos foram passando, o Galo venceu na Libertadores, goleou. No Mineiro, passou fácil na semifinal e foi campeão com dois empates em 0 a 0. Na semana seguinte, uma estreia no Brasileirão, em casa, com derrota de virada para o Fortaleza. O torcedor pensou “vamos nós pra mais um ano de decepções”. Mas a história mudou.

A temporada foi correndo e o Atlético se encaixando. Venceu jogos que não eram “comuns”, como o Sport, Corinthians e Inter fora de casa. No meio disso, eliminou o gigante Boca Juniors da Libertadores em uma disputa de pênaltis emocionante. Seguiu vencendo no Brasileirão e passando das primeiras fases da Copa do Brasil até o primeiro auge da temporada: eliminar o River Plate da Libertadores dando show. 1 a 0 na Argentina e 3 a 0, fora o baile, no Mineirão. Empolgou.

Eliminou o Fluminense das quartas da Copa do Brasil e seguiu empolgado, mas ai veio o primeiro (e talvez único) baque da temporada: eliminado na semifinal da Libertadores para o Palmeiras pelo critério do gol fora (0x0 e 1×1). Quando parecia que podia deslanchar, venceu o que pode ter sido o jogo mais importante da temporada. Logo após ser eliminado, bateu o Internacional pelo Brasileirão em um jogo dificílimo, mostrando que não estavam abalados. Mais a frente, eliminou o Fortaleza na semifinal da Copa do Brasil, dando show, e não perdia mais no Brasileirão, ganhando vantagem na liderança. O sonhado título estava encaminhado para o Galo.

Foi perder de novo justamente em um confronto direto contra o Flamengo, mas, naquela altura, não fazia diferença, o título era do Galo e ninguém tirava mais. A consagração veio em uma espetacular virada contra o Bahia, na Fonte Nova, ao reverter um 2 a 0 para 3 a 2 e enfim fazer com que o torcedor gritasse “Sou campeão Brasileiro” após 50 anos de jejum. Para fechar a temporada, goleada na ida da final Copa do Brasil contra o Athletico e vitória também no Paraná, conquistando a Copa do Brasil. Em 2022, começou a temporada Supercampeão Brasileiro ao vencer o Flamengo, nos pênaltis a Supercopa do Brasil.

Em 365 dias, do aniversário de 113 anos até o de 114, foram 83 jogos disputados, com 58 vitórias, 16 empates e apenas nove derrotas. Um aproveitamento de 76,3% que resultaram em quatro títulos – Mineiro, Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa – e uma semifinal de Libertadores. Nunca o Atlético teve 365 dias tão gloriosos.

Recordes e curiosidades dos últimos 365 dias do Atlético

  • Primeiro time a conquistar os três títulos nacionais no mesmo ano – Brasileiro, Copa do Brasil e Mineiro
  • Mais vitórias (52) em uma única temporada no Brasil
  • Primeiro time a fazer 4 gols em uma final nacional (4×0 Athletico – Copa do Brasil)
  • Recorde de vitórias seguidas no Brasileirão (empatado com o Internacional): 09
  • Recorde de vitórias seguidas em casa no brasileirão: 16
  • Perdeu o único clássico do ano contra o Cruzeiro (0x1)
  • Perdeu apenas um jogo como mandante: 0x1 Fortaleza
  • Começou os 113 anos com derrota (1×2 Caldense)
  • Bateu o recorde de público do Novo Mineirão: 61.573
  • Hulk se tornou o maior artilheiro do Novo Mineirão: 32 gols
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo