Atlético-MG

As pioneiras do futebol que atuaram com as camisas de Atlético-MG e América-MG, lotando o Independência em 1959

Foto: Reprodução / Estado de Minas

O futebol feminino é discriminado por uma parte do público do futebol até os dias de hoje. Mas no início da década de 40, a modalidade chegou a ser até proibida de ser praticada pelo universo feminino, por conta de um decreto-lei do Conselho Nacional de Desportos (CND) que durou até o início dos anos 80, durando mais de 40 anos. Mesmo assim, o Araguari Atlético Clube, do interior de Minas Gerais, ousou ter um time feminino em 1958, o que pode ter sido o primeiro time feminino da história do Brasil. Em 1959, as meninas vestiram as camisas de Atlético-MG e América-MG em uma partida exibição que lotou o Independência.

O time feminino do Araguari começou a fazer sucesso no país e fez excursões pelo território nacional, a mais famosa delas, quando jogaram pela primeira vez em Belo Horizonte, em abril de 1959. O clube tinha cerca de 25 meninas entre 15 e 20 anos. As jogadoras foram divididas em dois times, umas vestiram a camisa do América e outras a do Atlético, na época, era o maior clássico do Estado, chamado de “Clássico das Multidões”.

Foto: Reprodução / Revista Manchete Esportiva

O principal estádio da capital na época era o Independência, que recebeu 20 mil pessoas para assistir as meninas jogarem. O Atlético venceu por 2 a 1, com gols de Iraídes e Wisleina, Leny descontou para o América. Os relatos de jornais da época e das jogadoras, dão conta de uma grande festa da torcida atleticana ao vencer o jogo.

DUROU POUCO
Ainda em 1959, as meninas de Araguari continuaram excursionando, mas não por muito tempo. As regras sobre a proibição de mulheres jogando futebol ficaram mais rígidas e o time feminino do Araguari teve que parar de jogar, justamente quando estavam perto de viajarem ao México, convidadas para um jogo.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo