Santos

Meninos do Tri #2 – a Libertadores que consagrou os laterais do Santos

Danilo foi um dos principais responsáveis pela conquista da Libertadores de 2011 (Foto: Divulgação/Santos FC)

POR ARTHUR FARIA E CAÍQUE STIVA

                 

A conquista da Copa Libertadores de 2011 contou com destaques em todos os setores do elenco do Santos naquela época. Das brilhantes defesas de Rafael ao talento e a ousadia de Neymar, o time do então técnico Muricy Ramalho tinha, além de uma equipe bem treinada, ótimos destaques individuais – a final da Libertadores de 2011 será transmitida pela TV Globo, neste domingo, às 16h (de Brasília), para todo o estado de São Paulo.

Um dos exemplos claros da qualidade do elenco santista na Libertadores de 2011 eram as laterais. Tanto pela direita quanto pela esquerda, Muricy Ramalho tinha como opção os jovens Danilo, Alex Sandro, Jonathan e Pará, além do experiente Léo.

Por isso, a conquista foi um título que consagrou os responsáveis pelas laterais santistas, já que, enquanto os que ainda iniciavam suas carreiras tiveram a Libertadores como uma janela para o futebol nacional e europeu, o mais experiente consolidou sua trajetória no futebol e se tornou (ainda mais) ídolo do clube.

Dentro da competição, a participação de todos os laterais foi fundamental. Quando Léo sentiu dores, Alex Sandro conseguiu dar conta do recado nos dois jogos que foi titular, inclusive, na partida de ida da final contra o Peñarol, fora de casa.

A participação de Alex Sandro chegou a ser elogiada por Léo no início desta semana, em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo.

“O elenco do Santos era muito bom. Tinha o Alex Sandro jogando muito e eu já não era mais um garoto, com algumas dores incomodando”, disse o ex-lateral, que participou de 11 partidas naquela campanha.

Alex Sandro em treino do Santos, em 2011 (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)

Enquanto isso, do lado direito, Jonathan e Pará também tiveram boas atuações, mas o destaque foi Danilo. Vice-artilheiro do Santos na competição, o volante deslanchou atuando entre e lateral e o meio de campo, e ganhou a confiança de Muricy Ramalho por sua versatilidade e qualidade.

A participação de Danilo ganhou ainda mais destaque porque ele marcou o gol do título do Santos na competição, na vitória sobre o Peñarol, por 2 a 1, no Pacaembu. Atualmente ele é um dos melhores atletas do mundo em sua posição.

Em alta

As boas atuações carimbaram o passaporte de três dos cinco laterais do Santos para a Europa. De imediato, logo após a conquista, Jonathan foi contratado pela Inter de Milão, da Itália.

Já no final daquela temporada, Danilo e Alex Sandro trocaram o Santos pelo Porto, de Portugal. Danilo, inclusive, chegou a passar por Real Madrid e Manchester City.

Atualmente, Jonathan defende o Athletico-PR, enquanto Danilo e Alex Sandro se reencontraram na Juventus, da Itália.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Tri da Libertadores do Santos completa nove anos; Neymar relembra conquista - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo