Automobilismo

Mercedes avalia desempenho na pré-temporada: ‘não tão rápidos quanto a Red Bull’

pré-temporada Mercedes
Divulgação / Twitter MercedesAMGF1

Heptacampeã mundial de construtores, a Mercedes viveu dias difíceis no Bahrein. Depois de concluídos os trabalhos da pré-temporada, a equipe divulgou um comunicado avaliando o que já conseguiu entender dos dados coletados. Para Andrew Shovlin, Diretor de Engenharia da equipe, o recado é claro: mesmo sabendo que problemas são comuns nessa etapa, terão que trabalhar muito, e mais rápido, antes da primeira corrida da temporada, também em Sakhir:

— Fizemos progresso com o equilíbrio com tanque cheio e o carro estava mais previsível, mas podemos ver nos dados que coletamos ao longo dos últimos dias que, em ritmo de corrida, não estamos tão rápidos quanto a Red Bull — explicou.

O engenheiro também mencionou a confiabilidade do W12, ressaltando que o carro manteve-se inteiro mais um dia. Isso porque, logo na primeira manhã de testes, o carro de Valtteri Bottas apresentou problemas na caixa de câmbio e ficou boa parte do tempo nos boxes.

“QUERIA TESTAR MAIS”

Lewis Hamilton rodou várias vezes durante as atividades e deixou o Bahrein com a sensação de que o carro rendeu menos do que gostaria, mas não quis comparar seu desempenho com o de outras equipes. Para o inglês, só vai ser possível avaliar com mais precisão durante os treinos de classificação, daqui duas semanas:

— Nunca fui um grande fã dos testes, é que eu amo correr! É, provavelmente, o único ano que eu pediria por mais dias [para testar] porque temos muito trabalho para fazer (…) Hoje fizemos algum avanço, mas ainda não estamos onde queremos estar. Não posso apontar uma área, sinto que de maneira geral precisamos melhorar ao longo da volta toda — resumiu.

PROBLEMAS OU JOGO DE CENA?

A pré-temporada é o momento de pilotos e equipes conseguirem o máximo de informações sobre o desempenho de seus carros, em diferentes cenários – o que pode incluir muito ou pouco combustível, pneus duros e macios, simulações em ritmo de classificação e em ritmo de corrida, que medem como o carro se comporta após muitas voltas seguidas.

Em pré-temporadas anteriores, o desempenho de outras equipes foi melhor que o da Mercedes. Em 2020, a Ferrari chegou a liderar o segundo dia com Vettel e fez o quarto melhor tempo geral com Leclerc, mas não apresentou o mesmo desempenho durante o ano. Assim, pode não ser um parâmetro confiável.

Há dúvidas se os resultados vistos nos três dias da pré-temporada no Bahrein de fato mostram um cenário preocupante para a equipe alemã ou se tudo não se trata de um jogo de cena, escondendo o real estágio do carro até o primeiro final de semana.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo