Basquete

Michael Jordan vai doar 100 milhões de dólares para comunidades negras

Facebook/Air Jordan

Michael Jordan anunciou nesta sexta-feira (5) uma doação de 100 milhões de dólares (500 milhões de reais na cotação do dia) para organizações sociais de comunidades negras dos EUA. Segundo a nota, publicada no site da Nike, o objetivo da contribuição é promover a igualdade racial e a justiça social.

A doação será feita ao longo dos próximos 10 anos e em parceria com a marca esportiva do ex-jogador dos Bulls, a Jordan Brand. De acordo com o comunicado, o dinheiro será destinado a instituições dedicadas a promover o maior acesso de crianças negras à educação de qualidade.

– A Jordan Brand é a comunidade negra. Jordan Brand é mais do que um homem. Sempre foi uma família. Representamos uma família orgulhosa que superou obstáculos, lutou contra a discriminação nas comunidades em todo o mundo e trabalha todos os dias para apagar a mancha do racismo e os danos da injustiça. A vontade, o trabalho, a excelência que o mundo conheceu é o resultado de uma geração que despeja seus sonhos nas próximas. É 2020, e nossa família agora inclui qualquer pessoa que aspire ao nosso modo de vida. No entanto, por mais que as coisas mudem, o pior permanece o mesmo. Vidas negras importam. Esta não é uma afirmação controversa. Até que o racismo arraigado, que permite o fracasso das instituições de nosso país, seja completamente erradicado, permaneceremos comprometidos em proteger e melhorar a vida dos negros. Hoje, anunciamos que Michael Jordan e a Jordan Brand doarão US$ 100 milhões nos próximos 10 anos para organizações dedicadas a garantir a igualdade racial, a justiça social e um maior acesso à educação.

O MVP da temporada 2016 da NFL e quarterback do Atlanta Falcons, Matt Ryan, também colaborou para a causa e anunciou nesta sexta, que fará doações, por meio um fundo de arrecadação no site GoFundMe. A contribuição, no valor de 500 mil dólares (2,5 milhões de reais na cotação desta sexta), será passada a instituições sociais das comunidades negras de Atlanta. Em entrevista ao jornalista da ESPN, Vaughn McClure, Ryan ressaltou a importância de ações práticas no combate ao racismo.

– Na semana passada, assumi o compromisso de ouvir e aprender, e uma das mensagens que me impressionou foi a diferença entre reagir a uma situação e responder a uma situação. Por muito tempo, reagi à injustiça social com empatia e suporte silencioso, mas falhei em seguir em frente com suporte ativo. Sinto que chegou a hora de responder, para todos respondermos. – disse Ryan na entrevista. Vejo minha cidade sofrendo, e é por isso que estou iniciando uma angariação de fundos para ajudar a melhorar as condições das pessoas negras na cidade de Atlanta. Nas próximas semanas, meses, vou ouvir as necessidades da comunidade negra e obter orientação sobre como posso impactar. Vou receber contribuições de organizações de base locais, bem como de líderes comunitários comprometidos em fazer mudanças. – disse Ryan.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo