Futebol Internacional

Milan toma susto no segundo tempo, mas vence o Bologna fora de casa

Milan toma susto no segundo tempo, mas vence o Bologna fora de casa
Foto: Mario Carlini / Iguana Press/Getty Images

Neste sábado (23), em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Italiano, o Milan visitou o Bologna no estádio Renato Dall’Ara e venceu pelo placar de 4 a 2. Os rossoneros abriram 2 a 0, tomaram o empate no início do segundo tempo, mas garantiram a vitória nos minutos finais. Com o resultado, o time de Milão assume a liderança provisória da Serie A.

Domínio territorial e numérico do Milan no primeiro tempo

Os dez primeiros minutos de jogo no estádio Renato Dall’Ara foram bem equilibrados. Os times duelavam pelo controle da posse e buscavam envolver o sistema defensivo adversário. 

Quando o Milan tinha a bola, o Bologna se defendia com uma linha de cinco (5-3-2 ou 5-2-3) em bloco médio-baixo. Com todos os setores bem compactos, o time do técnico Siniša Mihajlović dificultava as ações ofensivas dos rossoneros. 

Do outro lado, o Milan também impedia a progressão de posse do Bologna. O time de Stefano Pioli variava entre blocos mais altos e médio-baixo e bloqueava qualquer investida dos donos da casa. 

Com 15 minutos, o jogo ainda não contava com nenhuma finalização mais clara. No entanto, Rafael Leão mudou o cenário do primeiro tempo. Ibrahimovic recebeu mais recuado e acionou o extremo-esquerdo em profundidade. O português foi para o 1×1, venceu o duelo e finalizou de perna esquerda. A bola desviou e surpreendeu o goleiro Skorupski. Vantagem para o time de Milão. 

Aos 20 minutos, o roteiro do jogo ficou ainda mais favorável para os visitantes. Kjaer fez ótimo passe de ruptura para Krunic em profundidade. Porém, antes de receber a bola, o zagueiro Soumaoro fez a falta e impediu a progressão do jogador rossonero. 

O árbitro marcou a falta e ainda expulsou o defensor do Bologna. Além da vantagem no marcador, o Milan tinha um homem a mais em campo. 

Com dez jogadores em campo, o Bologna teve de mudar a sua estratégia. A equipe da casa já não conseguia duelar a posse com o Milan e começou a marcar com um bloco baixo, protegendo muito bem a entrada da área e esperando uma saída em transição rápida para pegar o sistema defensivo dos visitantes desorganizado. 

O Milan dominava o jogo. Numérica e territorialmente. Depois de cruzamento do lado esquerdo e bate rebate na área, a bola sobrou para o capitão Calabria. Livre e sem marcação, o lateral-direito ocupou o espaço e chutou forte para ampliar o marcador. 2 a 0 e controle absoluto dos rossoneros no jogo.

Em um segundo tempo agitado, Milan faz dois no final e garante a vitória 

O Bologna voltou para o segundo tempo mais agressivo. O time subiu os blocos de marcação e preencheu o campo de ataque com mais jogadores. E logo aos três minutos, o time foi recompensado pela nova postura. Depois de cobrança de escanteio do lado direito, Ibrahimovic resvalou contra a própria meta e marcou contra. 

O gol empolgou o Bologna. E três minutos mais tarde saiu o empate. Soriano fez ótima jogada por dentro e acionou Musa Barrow em profundidade. O atacante recebeu e tirou do goleiro Tatarusanu. Tudo igual no estádio Renato Dall’Ara. 

Mesmo com um a menos, o Bologna voltou a ser competitivo e entrou de vez no jogo. Mas aos 13 minutos, Soriano pisou na perna esquerda de Touré de forma acidental e levou o cartão vermelho direto. 

A situação dos donos da casa ficou preocupante. O técnico Siniša Mihajlović fez três alterações de uma vez e deixou a equipe mais defensiva para segurar o Milan, que agora tinha dois jogadores a mais. 

Do outro lado, o time de Stefano Pioli tinha dificuldades para quebrar a última linha defensiva do Bologna. Os mandantes contavam com uma boa proteção de área para segurar o ataque com Ibrahimovic e Giroud. 

Aos 30 minutos, o Milan criou a sua melhor chance com dois jogadores a mais. Bennacer levantou na área, Giroud subiu mais do que a defesa e obrigou o goleiro do Bologna a fazer uma defesa incrível. Quase os rossoneros marcaram o terceiro gol. 

Mas o Bologna respondeu logo em seguida. Arnautovic tabelou na entrada da área e saiu cara a cara com o goleiro Tatarusanu, que fechou o ângulo do austríaco e impediu a virada dos mandantes. 

Depois de uma pressão meio desajustada, o Milan chegou ao terceiro gol. Bakayoko cruzou, a defesa afastou mal e Bennacer acertou um belíssimo chute de primeira no canto esquerdo. 3 a 2 para os visitantes. 

E teve tempo para mais um. Com os mandantes entregues, Bennacer avançou com o campo aberto e deu um belo passe para o sueco Ibrahimovic na entrada da área. O atacante recebeu, girou o corpo e bateu no cantinho para fazer 4 a 2. Depois do susto no início da etapa final, o Milan garantiu a vitória nos minutos finais. 

Situação na Serie A: 

Com a vitória, o Milan ultrapassa o Napoli na tabela de classificação e assume a liderança de forma provisória com 25 pontos em nove rodadas. Já o Bologna não avança na tabela e permanece com os mesmos 12 tentos. 

Agenda:

O Bologna volta aos gramados já na próxima quinta-feira (28). Em mais uma partida da Serie A, o time do técnico Siniša Mihajlović enfrenta o Napoli, em jogo válido pela 9ª rodada. Já o Milan também entra em campo pelo Campeonato Italiano no meio de semana. A equipe rossonera terá pela frente o Torino, no estádio San Siro, na terça-feira (26). 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo