Futebol Internacional

Militão e Alaba fazem Real Madrid superar perdas de Ramos e Varane

FOTO: DIVULGAÇÃO / REAL MADRID

Numa só janela de transferências, o Real Madrid ficou sem as suas duas principais referências defensivas na temporada 2020/21. Sem renovar o contrato com o clube, Sérgio Ramos foi para o Paris Saint-Germain, enquanto Raphael Varane acabou negociado com o Manchester United. A perda do pilar defensivo do clube merengue chegou a fazer a torcida temer pelo futuro, mas a chegada de David Alaba e o crescimento de Éder Militão foram fundamentais para a manutenção do fortalecimento defensivo da equipe.

A dupla formada pelo brasileiro e o austríaco trouxe tranquilidade ao técnico Carlo Ancelotti, que tem constantemente exaltado o nível defensivo já atingido pelo Real Madrid. Mesmo diante de um novo modelo de jogo com a chegada do técnico italiano, o clube merengue terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões com a melhor defesa, ao lado do Bayern de Munique.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Nesta quinta-feira (06), o jornal espanhol “As” apresentou alguns números que comprovam o quanto Militão e Alaba estão conseguindo se entender defensivamente. Além disso, a publicação chegou a comparar a nova dupla de zaga do clube merengue com a antiga, afirmando que atualmente o torcedor do Real Madrid não sente mais falta de Ramos e Varane.

A confiança de Ancelotti em seus dois zagueiros é tão grande, que eles são os jogadores de linha que mais atuaram na temporada até o momento. Ao todo são 2337 minutos para Militão e 2213 para Alaba. Apenas o goleiro Thibaut Courtois esteve em campo por mais tempo. A mudança completa da dupla de defesa foi feita de forma natural e positiva e o rendimento elevado pode ser visto também na LaLiga, aonde o Real Madrid tem a segunda melhor defesa, apenas atrás da do Sevilla (17 a 13).

No entanto, a equipe demorou para alcançar um fortalecimento defensivo e, no início da competição, chegou a sofrer 12 gols nas primeiras 10 partidas. De acordo com o “As”, o auge da dupla Militão e Alaba foi alcançado em dezembro, com apenas um gol sofrido em seis jogos disputados.

Funções muito bem definidas

Os números também mostram o papel que cada um busca exercer dentro de campo. Militão se descata numa função mais defensiva e de segurança, enquanto Alaba é um zagueiro que por vezes aparece no ataque para auxiliar com participações decisivas em gols.

O brasileiro é o terceiro zagueiro da liga que mais entra em divididas (226), o segundo que mais vence esse tipo de jogada (153) e o que tem o melhor percentual de acertos em duelos entre os 15 primeiros (67,7%); Militão é também o terceiro em recuperações (147), o quinto em duelos aéreos (93), o quarto que mais vence em bolas aéreas (66), o segundo jogador que mais bloqueia (18) e o primeiro em interceptações (50).

Alaba aparece muito mais atrás nas estatísticas defensivas, mas é presença certa entre os defensores da LaLiga que buscam ter a posse de bola e criar jogadas. O austríaco é o segundo com mais passes (1589) e também o segundo em passes certos (1470). O zagueiro ainda deu três passes para gol, sendo o segundo zagueiro da competição com melhor rendimento nessa questão, apenas atrás do lateral Jordi Alba, do Barcelona.

Alaba ainda fez um gol na LaLiga, justamente no clássico contra o clube catalão. Apesar do bom rendimento ofensivo do austríaco, Militão também não fica atrás. O zagueiro brasileiro é o que mais finalizou contra o gol dos adversários até aqui, com 20 tentativas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo