Basquete

Minas vence o Flamengo e avança para as semifinais da Champions League das Américas

Minas Flamengo
Divulgação/BCLA

Para quem esperava um grande jogo entre Minas Tênis Clube e Flamengo, não se decepcionou em nada na partida desta quarta-feira, 6. As duas equipes entregaram tudo de si na Arena Carioca 1 e protagonizaram um duelo extremamente equilibrado e decidido só nos segundos finais. Melhor para os mineiros que venceram por 85 a 83 e avançaram para as semifinais da Champions League das Américas de Basquete.

Desde o primeiro momento do jogo, o Flamengo esteve mais ativo e melhor na partida. Forçando o Minas a jogar fora do garrafão, o time de Gustavo de Conti abriu vantagem ao longo do início do primeiro quarto, mas aos poucos foi perdendo força na quadra. Com Alexey e Gui Santos conduzindo as ações ofensivas com um aproveitamento melhor, a equipe de Leo Costa foi aos poucos ganhando ainda mais espaço, assumiu a liderança e seguiu assim até quase o final do período.

O que ninguém esperava era que o Flamengo renasceria nos minutos finais com uma defesa forte e que cortou quase tudo a produção mineira. Nos instantes finais, a volta de JP Batista foi determinante para conseguir a virada com dois lances livres.

No segundo quarto, o Minas começou novamente atrás, mas passou a ser dominante no jogo. Diante de um Flamengo que vinha desperdiçando muitos chutes do perímetro, o time mineiro cresceu, virou o placar e passou a ter controle do jogo. Com a crescente, no entanto, o jogo passou a ter muitos erros dos dois lados, caiu de produção e ainda o rubro-negro conseguiu se aproveitar disso para reduzir a desvantagem em apenas dois pontos.

Com a volta do intervalo, o jogo seguiu equilibrado com as duas equipes buscando o jogo mais errando muito. O Flamengo teve em Yago uma maior oportunidade de criar jogadas ofensivas, enquanto o Minas viu Gui Deodato chamar mais a responsabilidade e somar em pontos. Com tantos erros, os rebotes dos cariocas iam fazendo diferença para puxar os novos ataques e terminar o quarto na frente novamente por dois pontos.

Nos últimos 10 minutos, o Flamengo, que já vinha numa crescente, se mostrou de vez para o jogo. Yago passou a ser mais participativo e o coletivo começou a funcionar muito melhor. Apesar das bolas começarem a cair, o Minas também conseguiu chegar mais, principalmente, nos últimos cinco minutos. A partir desse ponto, o jogo focou completamente no ataque, os dois elencos cresceram ainda mais de produção para causar uma grande incerteza na partida.

Faltando três minutos, Yago converteu duas bolas de três praticamente identicas e deu uma vantagem ao Flamengo importante. Do outro lado, Alexey Borges e Renan Lenz chamaram a responsabilidade para virar o jogo, fechar o garrafão e seguir o pedido de Leo Costa: “tirar a bola do Yago”. Assim até o final do jogo, o Minas conseguiu puxar até o fim e confirmar a grande vaga na semifinal.

Agora, o time de Léo Costa enfrentará o São Paulo amanhã, às 20h30. Por outro lado, o Flamengo volta as atenções para a reta-final da temporada regular do NBB e os preparativos para os playoffs.

Destaques do jogo

Flamengo: Yago (29 pontos, quatro rebotes e duas assistências) e JP Batista (12 pontos, quatro rebotes e uma assistência);

Minas Tênis Clube: Alexey Borges (18 pontos, três rebotes e 12 assistências) e Gui Santos (17 pontos, dois rebotes e uma assistência);

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo