Ponte Preta

Moreno explica uso da base na Ponte Preta em 2021: ‘Precisava tirar do papel’

Moreno elogia base na Ponte Preta em 2021: 'Precisava tirar do papel'
Crédito: Diego Almeida / AA Ponte Preta

A efetivação de Fábio Moreno como treinador da Ponte Preta tem ligação direta com o projeto de desenvolvimento das categorias de base em 2021.

Responsável por oferecer oportunidades aos pratas da casa no profissional, comandante comentou como tem sido o trabalho feito nos bastidores com garotada da Macaca e explicou o início do processo.

+ ‘É maravilhosa’, define Renatinho sobre volta à Ponte Preta em 2021

“A gente, no final do ano passado, sentou com a diretoria e entendeu que a Ponte Preta precisava tirar do papel algo que fosse mais sólido, que fosse consolidado, buscando nas raízes da Ponte Preta uma filosofia de jogo e uma maneira de jogar. A Ponte Preta sempre foi um celeiro de bons jogadores. Há um tempo, fornecia vários jogadores para Seleção Brasileira. Então essa volta às origens que a gente entendia que era importante, porque o cenário financeiro do final do ano passado e todo mundo acompanhou foi muito difícil. A gente precisava corrigir a rota para que os erros não fossem repetidos. Então a folha salarial foi reduzida quase que pela metade. A gente procurou agregar, dentro do elenco, como você bem falou, jogadores da base. Isso daí não é só pela necessidade em si”, justificou.

“É mesmo como filosofia, porque os jogadores que vêm da base não podem ter o processo de formação interrompido, principalmente na Ponte Preta, que precisa formar jogadores para vender. Então a gente foi trabalhando eles dia a dia, dando mais confiança, colocando eles nos trabalhos e melhorando vários quesitos, tanto físico, como técnico e tático para que eles consigam performar ainda na Ponte Preta. Isso tudo vai gerar uma série de benefícios, tanto para essa temporada como os jogadores jogando, como você citou o caso de alguns aí, e tanto um pouquinho mais à frente para vendas”, emendou.

GRANA

Maior atenção às categorias de base e melhor desenvolvimento dos atletas no time principal tem relação direita com a possibilidade de a Ponte Preta faturar em futuras negociações.

“Em consequência, quando tudo isso começar a girar sozinho, a gente vai sinalizar para o mercado que a Ponte Preta, hoje, tem uma metodologia um pouco mais profissional, mais séria e com um processo de formação da base que termina no profissional. É tudo muito integrado. Isso daí vai gerar, quando você tem jogadores que passam pela base, são formados, jogam, performam, tem boas atuações e são vendidos, isso sinaliza coisas positivas para o mercado do futebol. Isso vai começar a gerar mais interesse de jogadores vir para base da Ponte Preta. A demanda vai ser maior”, enfatizou Moreno.

“Como consequência disso, vão ter jogadores de qualidade. No futuro, que eu espero que não demore tanto, a base da Ponte vai estar muito mais fortalecida com mais jogadores de qualidade, formando para o profissional. A receita da Ponte vai conseguir girar para não ficar dependendo de uma ou outra situação, que não é saudável. A gente vê os clubes, principalmente do interior, precisando muito de ajuda e sempre com socorro financeiro. A gente entende que precisa ser algo mais sério, mais sólido e mais profissional. Que o clube consiga se sustentar pelas suas próprias pernas”, finalizou.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo