São Paulo

Morumbi 60 anos: A história da construção do estádio

Foto: Arquivo Histórico do São Paulo

Era 2 de outubro de 1960 e o estádio Cícero Pompeu de Toledo recebia pela primeira vez público em suas arquibancadas. Era a inauguração do que viria a ser um dos maiores estádios do Brasil, o Morumbi. Entretanto, sua história começou a ser escrita nove anos antes, no ano de 1951.

O São Paulo possuía um grande desejo de ter seu próprio estádio, e para isso sofreu muito até encontrar um espaço que fosse ideal para a construção. Inicialmente o clube queria permanecer no Canindé, onde já se localizava o centro de treinamentos e a sede social, entretanto o espaço não era o suficiente. Cogitou-se ir ao Ibirapuera, mas a Prefeitura da cidade negou. Em 1951 a Condessa Mariangela Matarazzo se desfez de um grande lote de terras, na região do Morumbi e a imobiliária Aricanduva adquiriu a propriedade, seria o local perfeito para a construção do estádio, mas faltava o mais importante: dinheiro.

Terreno no início das construções. Foto: Arquivo Histórico do São Paulo

Neste mesmo ano, o São Paulo conseguiu um empréstimo com a Caixa Econômica Estadual de Cr$ 5.000.000,00. Foi criada então a Comissão Pró-Estádio em 1952, e o clube adquiriu junto a Imobiliária Aricanduva um dos terrenos, com cerca de 99.873m². Foi colocada então a pedra fundamental e o Monsenhor Francisco Bastos abençoou o espaço.

Para dar continuidade a arrecadação de verbas, o São Paulo vendeu 12 mil cadeiras cativas, como patrimônio definitivo. Em 1953, o Tricolor apresentou ao público a primeira maquete do que seria sua praça esportiva, contando com o estádio, ginásio, praça de atletismo e piscinas. O projeto foi modificado ao longo dos anos, mas foi justamente em 1 de julho de 1953 que iniciaram as obras.

Entre 1956 e 1957, começaram as construções do estádio, visto que nos anos anteriores estavam organizando a fundação do estádio, como tuneis, fossos e drenagem da área. Em 1956, o estádio foi oficialmente batizado como Cícero Pompeu de Toledo, em homenagem ao Presidente e idealizador do projeto, mas que não chegou a ver a obra concluída, já que faleceu antes da concretização.

Início da construção do estádio. Foto: Arquivo Histórico do São Paulo

Em 25 de janeiro de 1957, aniversário do clube, foram inauguradas as primeiras atividades esportivas do Morumbi, dentre elas o atletismo. O futebol também aconteceu, mas com caráter não oficial. Em 13 de agosto de 1960, com as construções quase finalizadas, ficou decidido que o São Paulo jogaria sua primeira partida oficial no estádio, seu adversário seria o Sporting Club de Portugal, em caráter amistoso. A partida foi marcada para 2 de outubro de 1960.

Equipe treinando no gramado do Morumbi, sob o olhar de muitos torcedores. Foto: Arquivo Histórico do São Paulo

Em um Morumbi lotado, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Peixinho. O jogador entrou para a história ao marcar o primeiro gol oficial do estádio. Somente em 1970, o estádio foi inaugurado completo, do jeito que conhecemos hoje.

De lá para cá, foram 60 anos de muitas histórias e conquistas no estádio, assuntos que abordaremos no especial #Morumbi60Anos aqui no Esporte News Mundo.

Para saber tudo sobre o SÃO PAULO, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo