São Paulo

Morumbi 60 anos: Competições que já passaram pelo estádio

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

No dia 02 de outubro, o Morumbi completa 60 anos de sua inauguração, por isso, o Esporte News Mundo traz mais um capítulo da série: Morumbi 60 anos. Hoje, falamos sobre as competições mais importantes que já passaram pelos gramados do Estádio Cícero Pompeu de Toledo.

                 

Em seus quase 60 anos de história, o Morumbi já recebeu competições de todos os tipos, sejam elas de clubes ou seleções. O estádio, por exemplo, já foi casa da Seleção Brasileira, Real Madrid e até dos outros clubes do estado de São Paulo.

Começando pelos clubes, o Morumbi já foi palco das principais competições do futebol brasileiro e sul-americano. Entre os campeonatos mais notáveis, temos:

  • Brasileirão – mais de 800 jogos no estádio;
  • Paulistão – mais de 900 jogos;
  • Libertadores – mais de 100 partidas;
  • Copa do Brasil – mais de 60 jogos;
  • Mundial de Clubes – 6 jogos.
  • Sul-americana, Rio-São Paulo, Copa Mercosul, Copa CONMEBOL, Robertão, Copa Paulista, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-americana – completam a lista de competições já recebidas pelo estádio.

BRASILEIRÃO

Desde a época do Brasileirão em formato mata-mata, o Morumbi já era palco de decisões. Ao menos 10 campeonatos brasileiros foram decididos no estádio, com destaque para as conquistas de 2006 e 2007, já na era dos pontos corridos, onde o São Paulo fez os últimos jogos das campanhas campeãs, levantando o caneco no Morumbi.

Leandro comemorando o tetra do Brasileirão – 19 de novembro de 2006. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

LIBERTADORES

Na Libertadores, o estádio já foi palco de 5 finais – nos anos de 1992, 1994, 2000, 2003 e 2005.

Em 92, o São Paulo sagrou-se campeão pela primeira vez da Liberta, levantando a taça em casa. Na sequência, em 93, o Tricolor voltava a conquistar a Liberta, mas dessa vez o jogo de ida foi no Morumbi, levantando a taça somente em Santiago, no Chile.

No ano de 1994, a história foi triste para o São Paulo. A equipe chegou à final mais uma vez, mas perdeu para o Veléz nos pênaltis, vendo a equipe argentina levantar a taça em pleno gramado do Cícero Pompeu de Toledo.

Em 2000, o rival Palmeiras protagonizou a final dentro do estádio do Tricolor. Na oportunidade, o Boca Juniors levou a melhor e levantou a taça da Liberta no Morumbi. Fato que se repetiu em 2003, quando o Boca fazia a final diante do Santos e, mais uma vez, sagrou-se campeão no estádio.

Por fim, em 2005, o Tricolor levantou a sua última taça da Copa Libertadores, quando venceu o Athletico Paranaense por 4 a 0.

CURIOSIDADE

Fato interessante é que o Morumbi foi casa do Mundial de Clubes da FIFA, realizado em 2000. O controverso torneio mandou seis partidas nos gramados da casa são-paulina, com destaque para o Real Madrid, que tem 100% de aproveitamento jogando por lá. Foram dois jogos e duas vitórias dos merengues como mandantes no Cícero Pompeu de Toledo.

Roberto Carlos e Guti, ambos do Real Madrid, na escadaria dos vestiários do Morumbi. Mundial de Clubes da FIFA 2000. Foto: Reprodução

SELEÇÃO BRASILEIRA

Entre amistosos, eliminatórias e copas, a Seleção Brasileira é a principal visitante do Morumbi. Foram 32 partidas no estádio, com destaque para a última, válida pela Copa América de 2019, vencida pelo próprio Brasil.

COPA AMÉRICA 2019

Abertura da Copa América 2019, no Morumbi. Foto: Reprodução/Twitter

O estádio foi palco da abertura da Copa América do Brasil, realizada em 14 de junho de 2019. Na abertura, entre Brasil e Bolívia, foi registrada a maior renda divulgada em uma partida: R$ 22.476.630,00 em um público de 47.260 presentes. Na partida, a seleção brasileira venceu por 3 a 0 os bolivianos, com dois gols de Philippe Coutinho e um de Everton Cebolinha.

Vitória do Brasil diante da Bolívia na Copa América 2019. Foto: Reprodução/Twitter

O estádio ainda sediou outros dois jogos naquela Copa América – Japão 0 x 4 Chile, no dia 17 de junho; e Colômbia 1 x 0 Qatar, no dia 19 de junho.

CONFIRA A SÉRIE MORUMBI 60 ANOS:

História de construção do estádio e Títulos conquistados pelo São Paulo no Morumbi

Para saber tudo sobre o SÃO PAULO, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo