Z - Futebol Agência ENM

Mourinho é apresentado na Roma e fala em legado na equipe: ‘É por isso que estou aqui’

Foto: Clive Brunskill via Imago Images

José Mourinho foi apresentado aos meios de comunicação na tarde desta quinta-feira, 08, numa coletiva glamorosa no coração do bairro histórico de Roma. Jornalistas de todo o mundo estavam presentes, para ver pela primeira vez o treinador português, e para lhe colocar questões sobre a sua nova função na Roma. O treinador mundialmente famoso estava em ótima forma ao se dirigir à imprensa.

Mourinho começou com uma breve fala destacando a força dos torcedores da Roma desde o primeiro dia em que foi anunciado em 04 de maio, e desde o primeiro dia na capital italiana, 02 de julho em que esteve no CT do clube e agradecendo também a família Friedkin, mandatários da equipe capitolina:

— Antes de mais nada, preciso agradecer aos fãs — disse ele, que completou em seguida — A reação, desde o anúncio, tem sido realmente incrível. Eu imediatamente senti aquela força de sentimento. Não fiz nada [ainda] para merecer isso, então imediatamente me senti em dívida com eles. As boas-vindas foram incríveis. Então, a primeira coisa que preciso fazer é agradecer a todos eles por isso.

— Além disso, preciso agradecer a todos do clube, ao dono, à família Friedkin, ao Tiago Pinto, a todos vocês. Mas a reação dos fãs foi realmente incrível e deixou uma grande impressão em mim. Acho que a pergunta está vindo de qualquer maneira, então talvez eu possa respondê-la com antecedência: ‘Por que estou aqui?’ Bem, estamos perto da estátua de Marco Aurélio. Como ele uma vez disse, ‘Nulla viene dal nulla, nulla ritorna dal nulla’ (‘Nada pode sair do nada, assim como uma coisa não pode voltar a nada’). Isso me dá uma sensação muito semelhante à que experimentei quando falei com Dan e Ryan pela primeira vez — completou.

Em relação à ida para a Roma, Mourinho tratou de enfatizar o que busca com a equipe. Durante as negociações que sacramentaram a contratação, o treinador deixou claro que a ideia é construir um projeto baseado em legado para a equipe.

— O que eles querem para o clube é muito claro. Você nunca deve esquecer o passado, mas queremos construir um futuro. No futebol, a palavra ‘tempo’ parece nunca existir, mas aqui existe. O que a propriedade deseja não é sucesso hoje e, depois, problemas amanhã. Eles querem criar um sistema sustentável. Eles querem deixar um legado para o futuro. É por isso que estou aqui — relatou o treinador.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Perguntado sobre o principal nome do ataque da loba, Edin Dzeko, que nas últimas janelas sempre possuiu rumores sobre uma saída, como Juventus que quase o levou na última temporada e também notícias ligadas a Inter de Milão, Mourinho foi cauteloso quanto ao assunto interno não só envolvendo Dzeko, mas geral da equipe:

— Quero responder à sua pergunta, mas não posso falar e não vou falar sobre o que estou fazendo internamente. Serei cruel com vocês, mas é assim que tem que ser para mim. No que diz respeito à capitania, os jogadores e o clube precisam saber antes de qualquer um de vocês — afirmou o português.

Mourinho destacou também seus atletas que estão na disputa pela Eurocopa, ao ser perguntado sobre Cristante e Spinazzola, que teve uma lesão no tendão e deve fica 6 meses longe dos gramados lamentou sua perda, e disse estar muito feliz de ver seus atletas em uma seleção com chances de ser campeão da Eurocopa:

— Estamos todos muito felizes por esses jogadores representarem a seleção nacional, principalmente uma seleção que está tão bem e agora tem 50% de chances de voltar para casa como campeã da Europa. É algo de que meus jogadores devem se orgulhar. O Cristante destaca que se trata de uma seleção de grandes jogadores. Só podem jogar 11, [o técnico Roberto] Mancini não pode apostar mais do que isso, mas tem demonstrado muito respeito pelo Cristante. no banco durante um jogo, ele parece pensar nele. Ele é um jogador incrível para a equipe. Estou esperando por ele de braços abertos — complementou o treinador em seguida.

— No caso de Spinazzola, é muito lamentável. Mas ele é um rapaz positivo. É uma situação muito difícil tanto para ele quanto para nós, porque ainda não o teremos de volta conosco por muito tempo. Quem vai ocupar o seu lugar? Temos um jovem jogador, Riccardo Calafiori, e temos fé nele, mas mesmo assim precisamos de outro lateral-esquerdo — encerrou Mourinho.

Confira os principais trechos da entrevista de Mourinho:

A pressão, que existe nesta cidade, que tipo de efeito isso teve sobre você? Você está animado para trabalhar em uma cidade onde falam de futebol o dia todo?

“Já tive que mudar o meu número de telefone três vezes! Não sei como vocês encontraram! Mas, piadas à parte, é incrível, é incrível. Quando você trabalha na Itália e depois vai para outro lugar, você perde o lugar onde eles falam sobre futebol o tempo todo. Há trabalho a ser feito internamente, dentro do clube precisamos nos concentrar no trabalho que precisa ser feito. Vocês [jornalistas] têm seus empregos e nós temos os nossos. Não sou uma pessoa muito legal quando trabalho. Eu defendo meu clube, e isso significa que o que fazemos internamente, sempre que possível, deve permanecer dentro. Todos nós pensamos assim. Mas, mesmo assim, respeitamos o trabalho que você tem que fazer”.

Como você tentará mudar o DNA desse time de jogadores?

“Precisamos conhecer o elenco. É importante fazer isso. Haverá princípios fundamentais, haverá princípios que não são negociáveis. Hoje é o primeiro dia de treino e quero que os jogadores percebam desde já como vamos trabalhar. A minha forma de trabalhar é muito simples: a 100%. E isso não vale só para os jogadores, mas para cada um de nós dentro do clube. Passei a minha quarentena no centro de treino; vi a grande vontade que existe de para trabalharmos juntos. E isso é uma ótima sensação de se ter. Uma ótima sensação”.

Você esperava receber uma recepção tão calorosa nesta cidade, onde nasceu a frase ‘Veni, vidi, vici’ (‘Eu vim, eu vi, eu venci’)?

“Acertamos um contrato de três anos, não podemos ignorar o fato de que esta equipe não ganha nada há vários anos. Temos que entender porque a equipe terminou tão longe do título e também da quarta posição. Precisamos entender quais são as respostas certas. Queremos disputar troféus, mas seguindo a trajetória certa para isso”.

Onze anos depois de sair, o que você sente ao retornar ao futebol italiano?

“Em primeiro lugar, sou o treinador da Roma. Não quero ser visto como nada mais do que isso. Tenho muito o que fazer aqui, o que preciso fazer é me concentrar no meu trabalho. Se, como consequência do meu trabalho para o clube, posso ajudar o futebol italiano a alcançar um nível superior, então isso é ótimo. As críticas podem ir e vir, mas farei o que puder para me defender. Se precisar de mais de nós, então estamos aqui, mas não para aqueles que estão tentando criar problemas, obviamente. Eu quero me divertir e eu acho que podemos encontrar uma maneira de todos nos divertirmos”.

O que você acha de seus rivais da Serie A entrando nesta temporada?

“Não quero a ‘Roma de Mourinho’, quero uma Roma para os torcedores da Roma. Eu sou mais um deles, é isso. Se você quiser falar sobre a Juventus de Allegri, o Napoli de Spalletti, a Lazio de Sarri, então você pode fazer isso, mas eu não gosto que ninguém fale sobre isso ser a Roma de Mourinho”.

Este time é bom o suficiente para ganhar alguma coisa?

“Não estou interessado em falar dessa maneira. Mas há a verdade: terminamos com 29 pontos na primeira metade na temporada passada e 16 em quarto lugar. Portanto, em primeiro lugar, precisamos entender por que isso aconteceu. Depois disso, podemos nos concentrar em chegar aonde queremos. ‘Tempo’ foi uma palavra-chave mencionada na primeira vez que falei com o proprietário. Mas se pudermos acelerar o processo do que será melhor. É assim que eu sou e espero que todos no clube tenham a mesma mentalidade”,

Você poderia ter uma temporada positiva sem ganhar um título?

“Você sempre quer falar de troféus, mas estamos falando de um projeto, de muito trabalho, de tempo. É muito fácil apenas prometer títulos. Os troféus virão. Os donos não querem um momento isolado de sucesso. Eles querem chegar a esse nível e ficar lá. Uma vitória é fácil, ficar lá em cima é menos. para garantir que tudo seja sustentável, também em nível de clube. Não queremos ganhar e depois não poder pagar os salários”.

O que você acha de Nicolo Zaniolo? Ele está pronto para desempenhar um papel fundamental em sua equipe, e qual você acha que é a melhor posição dele?

“É nisso que precisamos trabalhar. Zaniolo é um garoto com um talento incrível, como muitos outros do time. Todos nós sabemos o que aconteceu com ele em termos das lesões que sofreu. Precisamos encontrar sua melhor posição, onde ele possa realmente se expressar com o melhor de sua capacidade. Queremos criar um estilo de jogo que os jogadores comprem, que fiquem felizes em jogar”.

A série de TV no Tottenham nos mostrou o verdadeiro Mourinho? E quais são suas ideias táticas iniciais para esta equipe?

“Temos nossas ideias, mas precisamos trabalhar nisso todos os dias. Tentaremos encontrar a melhor maneira de permitir que os jogadores se expressem da melhor maneira possível, para que se sintam confortáveis ​​em suas funções. Agora, no futebol, é mais difícil do que nunca seguir um estilo de jogo, durante os jogos, você precisa estar pronto para mudar as coisas a qualquer momento. Vamos ver. Não assisti à série no Tottenham, mas, sim, estávamos agindo naturalmente, mesmo sabendo que as câmeras estavam escondidas por todo o lugar”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo