Cruzeiro

Mozart elogia Marcinho e comenta sobre sistema tático do Cruzeiro: ‘A responsabilidade é minha’

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Mozart fez a sua estreia, neste sábado (12), como treinador do Cruzeiro no empate diante do Goiás por 1 a 1 no Mineirão. Em entrevista coletiva após a partida, o comandante celeste ressaltou a atuação do meio-campista Marcinho, que entrou no segundo tempo e foi o autor do gol de empate da Raposa.

— Marcinho é um jogador extremamente refinado, consegue jogar próximo à linha adversária, dominar a bola, pifar os atacantes, ter um chute de média distância e a bola parada. Eu não optei por iniciar com ele, porque ele já vinha de um tempo de inatividade, então nós não tínhamos noção da autonomia dele e quanto tempo duraria, então nós optamos por ele ficar no banco. Ele está de parabéns pela forma que entrou, não só ele como todos os outros jogadores, e foi premiado pelo gol. Fica o gostinho amargo de que poderíamos virar o jogo.

Além disso, com apenas uma sessão de treinamento, Mozart destacou a importância de ter tempo para analisar o elenco e assim, poder definir o melhor sistema tático a partir de sua metodologia de trabalho. Ele ainda completa que essa missão é de sua responsabilidade.

— Eu optei por entrar com o Joseph, até porque nós perdemos o Cáceres por Covid, e já para ter uma saída com três, particularmente eu gosto de ter essa saída. Normalmente segurando um lateral, para ter dois jogadores por dentro e ter cinco na última linha. E assim, aos poucos, conhecendo melhor individualmente alguns jogadores, que eu fui conhecer aqui até pela questão de idade, mas é importante eu conhecer as características para ai sim definir um sistema. Acredito que, aos poucos, treino a treino, aproveitando os jogos para definir esse sistema, e ai sim tentar usar, da melhor forma, as características desses jogadores. A responsabilidade de rapidamente achar o melhor sistema obviamente é minha, mas com uma sessão de treino é difícil, mas acredito que em dois ou três jogos já vai dar para nós definirmos um sistema de jogo que se adapte as características dos jogadores.

ANÁLISE DO JOGO

Mozart ainda deu o seu parecer a respeito do jogo e do comportamento de seus jogadores dentro de campo. Para ele, o espírito aguerrido até o último lance deve ser enaltecido, também por se tratar de um jogo complicado.

— Eu particularmente gostei do jogo e do nosso espírito, acabou que o episódio do gol deixou o jogo favorável para o Goiás. A proposta, eles tentaram igualar a saída nossa com três no primeiro tempo, mas depois saiu o gol e eles baixaram as linhas, então nós tivemos que atacar sempre contra oito, nove, dez, realmente não é tão simples atacar dessa forma, nós tivemos mais volume no segundo tempo do que no primeiro. A questão dos erros técnicos, só os resultados que vão trazer a confiança novamente. Eu acho uma coisa natural, mas precisamos melhorar nesse sentido. Tenho que enaltecer o que os jogadores fizeram hoje, não era um jogo simples, principalmente depois do gol, eles continuaram tentando, lutaram até o final, com espírito, conseguiram o empate, quase a virada, agora é descansar e pensar na Ponte Preta.

Veja também: ATUAÇÕES ENM: Marcinho entra bem pelo Cruzeiro e Joseph decepciona; veja notas

PROTESTOS DA TORCIDA

Além disso, Mozart desconversou ao ser perguntado sobre os protestos da torcida. Para o novo treinador do Cruzeiro, toda essa situação conturbada, dentro e fora de campo, é uma questão de perspectiva, e ele enxerga que dentro de campo o resultado foi positivo.

— Ai é ponto de vista, eu respeito. Mas é a velha história do copo meio cheio e meio vazio, eu vejo ele meio cheio, porque não é fácil jogar contra uma equipe que marca bem, baixa as linhas, que marca com até dez jogadores, acabou que o episódio do gol tornou o jogo mais favorável à eles e nós conseguimos buscar o empate. Eu venho aqui para enaltecer o que os jogadores fizeram, óbvio que nós queríamos vencer, eu mais do que ninguém, pode ter certeza disso. Mas se você também não ganha, é bom não perder. Principalmente em um jogo que criamos situação e pelo episódio do gol, ficou favorável à eles. Esse ponto pode ter certeza que ele será importante lá na frente.

Agora, o próximo desafio de Mozart pelo Cruzeiro será diante da Ponte Preta, na próxima quarta-feira (16), em Campinas, no Moisés Lucarelli, às 21h30, pela quarta rodada da Série B. A equipe celeste ainda não venceu na competição e está na lanterna da segunda divisão.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo