Mais Esportes

Mulheres afegãs são proibidas de praticar esportes pelo Talibã, diz jornal

Representante do COI no Afeganistão, pede ajuda para evacuar as atletas mulheres do país
Reprodução/COI

As mulheres afegãs, incluindo o time feminino de críquete, serão proibidas de praticar esporte sob o novo comando do Talibã. Em uma entrevista a rede australiana SBS e depois publicada no jornal The Guardian, o vice-diretor da comissão cultural do Talibã foi perguntado sobre as novas medidas adotadas.

– Não acho que as mulheres serão autorizadas a jogar críquete porque não é necessário que mulheres joguem críquete. No críquete elas estarão em uma situação onde seus rostos e corpos não estarão cobertos. O Islã não permite que as mulheres sejam vistas assim.

O Afeganistão vive uma grave crise política com a saída do presidente e a retomada do Talibã. Desde o último mês, os ataques aumentaram a tensão no país, forçando saída conturbada de milhares de habitantes para outros país do Oriente Médio e Europa.

As declarações dadas por Wasiq mostram que o Talibã lutará veemente contra a participação das mulheres do esporte. A união europeia já se preocupa com a situação diante do que foi prometido a eles.

– Não parece uma formação inclusiva e representativa em termos da rica diversidade étnica e religiosa do Afeganistão que esperávamos ver e que o Talibã prometeu nas últimas semanas”, disse um porta-voz da UE .

O clima é de tensão entre as meninas, onde há relatos de atletas escondidas e na expectativa de fuga do país com medo da repressão. Segundo o The Guardian, as instituições que possuem esporte feminino no país já estão suspensas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo