Outro lado

Como era o mundo em 1980, última vez que a Band transmitiu a F1?

mundo-em-1980-lagoa-azul
Reprodução / Youtube

Depois de 40 anos exclusiva na Rede Globo, as exibições da Fórmula 1 no Brasil agora pertencem à Band. O acordo foi fechado nesta sexta-feira (05), causando mais uma reviravolta nos direitos de transmissão de eventos esportivos.

Muita gente não tem idade para lembrar da F1 fora da Globo, por isso, o Esporte News Mundo traz como era o mundo em 1980, último ano que a Band exibiu a categoria.

ESPORTE: FLAMENGO, PIQUET E JOÃO DO PULO

Começando pela própria F1, Ayrton Senna ainda corrida de kart. Sua incursão na Fórmula Ford só aconteceria em 1981. Nelson Piquet pilotava a Brabham, vencia sua primeira prova na categoria (com transmissão de Galvão Bueno, na Band) e chegava ao vice-campeonato, perdendo o Mundial para o australiano Alan Jones, da Williams. Já Emerson Fittipaldi fazia sua última temporada, correndo pela Skol-Fittipaldi (sim, a Copersucar), ficando à frente da Ferrari no Mundial de Construtores. Seu último pódio também foi em 1980, na mesma corrida da vitória de Piquet.

Piquet vence pela primeira vez; Fittipaldi é 3º em Long Beach (Divulgação / Twitter F1)

No futebol, o Brasil ainda era tricampeão mundial e iniciava com Telê Santana a caminhada para a Copa do Mundo da Espanha de 1982. O Campeonato Brasileiro de 1980 foi vencido pelo Flamengo de Zico, em uma polêmica final contra o Atlético Mineiro. O Mundial de Clubes teve o Nacional do Uruguai como campeão, derrotando o Nottingham Forest.

Antes do Ursinho Misha chorar, João do Pulo foi “garfado” pelos juízes russos e ficou apenas com o Bronze nas Olimpíadas de Moscou. O iatismo e a vela começavam a brilhar, levando para casa dois surpreendentes Ouros.

Um clássico Olímpico em 1980 (Reprodução / Redes Sociais)

CULTURA POP E COMPORTAMENTO

O mundo em 1980 também exista fora do esporte, claro. Nas rádios, uma festa: Gal Costa dividia as paradas de sucesso com Pink Floyd, Queen e Baby Consuelo. No Maracanã, Frank Sinatra cantava para mais de 100 mil pessoas. Michael Jackson ainda não havia lançado “Beat It”, “Billie Jean” e “Thriller”, que viriam alguns anos depois.

Nos cinemas, estreava Lagoa Azul, Star Wars – O Império Contra-Ataca, O Iluminado, Touro Indomável e Superman II. Foi um bom ano para a sétima arte.

Sua mãe e sua avó com certeza estavam ligadas em Água Viva (de Gilberto Braga) e Coração Alado (de Janet Clair), as duas “Novela das 9” da Rede Globo naquele ano. Se fossem mudar de canal, encontrariam a TV Tupi (já nos últimos suspiros), a Record e a Band. O SBT só surgiria em 1981 e a Manchete em 1983.

No humor, o Brasil ria com Chico City e Os Trapalhões. Já a Revista Playboy foi proibida pelo Ministério da Justiça do presidente João Figueiredo, por ser “uma ofensa à moral e aos bons costumes”.

Lançado em 80, Back in Black é o álbum de rock mais vendido do mundo (Twitter / ACDC)

Foi o ano que perdemos Vinícius de Morais, Cartola, John Lennon e Nelson Rodrigues.

No mundo em 1980 não dava para votar nos prefeitos, governadores e presidente que queríamos. Não havia celular no Brasil, nem internet e nem redes sociais. Não havia forno micro-ondas (!), nem videocassete. Mas, pelo menos, foi mais um ano de domínio do Fusca, o carro mais vendido do país.

Você conseguiria viver em 1980?

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo