São Paulo

Muricy 65 anos: Relembre a história de Muricy Ramalho no São Paulo

Foto: Reprodução/Twitter

Nesta segunda-feira (30), Muricy Ramalho completa 65 anos de idade. De jogador a técnico, Muricy foi um ídolo na história do São Paulo, conquistando títulos dentro e fora de campo. Relembre a trajetória do ‘Técnico do Trabalho’ no Tricolor Paulista.

CARREIRA COMO JOGADOR

Nascido no dia 30 de novembro de 1955, Muricy Ramalho é ligado ao São Paulo desde a infância. Fez parte das equipes infantis do clube, onde passou por todas as categorias de base até chegar ao profissional. Como jogador profissional do Tricolor, Muricy estreou oficialmente em 1973, mas só dois anos depois se firmou na equipe principal.

Em 1975, Muricy fez parte da campanha que levou o São Paulo ao título do Campeonato Paulista, sendo a revelação da competição. Nos anos seguintes, seria cotado para uma vaga na Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo de 1978, entretanto, uma lesão no joelho o tirou dos gramados por um longo tempo, impossibilitando Muricy de participar, em campo, do título brasileiro de 1977 do São Paulo e da convocação para o Mundial do ano seguinte.

Pelo São Paulo, Muricy Ramalho atuou em 185 jogos e marcou 28 gols.

No ano de 1979, com apenas 24 anos de idade, foi vendido ao Puebla, do México, onde viria a conquistar o Campeonato Mexicano da temporada 82/83, o primeiro da história do clube.

Depois da passagem no México, retornou ao Brasil para atuar no América-RJ, no ano de 1984. A passagem, porém, não foi das mais gloriosas e fez com que Muricy anunciasse a aposentadoria já no ano seguinte, com apenas 30 anos de idade, devido ao grande número de lesões.

TREINADOR MURICY RAMALHO

Muricy, ex-jogador e técnico, ídolo do São Paulo. Foto: Reprodução/Twitter

Como técnico, Muricy Ramalho demorou a engrenar. Voltou ao São Paulo no começo da década de 90 para comandar as equipes juniores. Em 94, foi promovido ao profissional, para ser auxiliar técnico de Telê Santana. Em 1997, foi finalmente efetivado depois dos problemas de saúde de Telê, mas após campanha ruim no Paulistão do mesmo ano, acabou demitido.

Quase dez anos depois, Muricy retornou ao São Paulo para se consagrar como ídolo. Conquistou o tricampeonato nacional pelo São Paulo (2006, 2007 e 2008) – era a primeira vez que um técnico conseguia o feito na história do Brasileirão. Apesar do Tri, acabou demitido do São Paulo em 2009, após uma sequência de maus resultados.

Voltou ao São Paulo em 2013, salvando a equipe que estava na zona de rebaixamento da competição. No ano seguinte, levou o clube ao vice-campeonato do Brasileirão e às semifinais da Copa Sul-Americana.

Em 2015, Muricy foi demitido depois de um péssimo Paulistão, selando o que seria a sua última passagem pelo São Paulo.

OUTRAS PASSAGENS

Muricy Ramalho ainda fez história no Fluminense, onde conquistou o Brasileirão de 2010 e no Santos, quando ganhou os Paulistas de 2011 e 2012 e a Libertadores de 2011. O último trabalho de Muricy aconteceu à frente do Flamengo, no ano de 2016. Depois disso, se aposentou devido a problemas de saúde. Atualmente é comentarista esportivo na televisão.

O São Paulo não deixou de homenagear Muricy Ramalho. Em suas redes sociais, o Tricolor também comemorou o aniversário do ex-técnico:

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo