Atlético-MG

Na 15° decisão seguida do estadual, Atlético-MG joga também para manter dois tabus contra o América-MG

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético encara a sua 15° final de Campeonato Mineiro seguida neste sábado (22), contra o América. Até aqui, o Galo venceu metade das finais (7) e encara um rival tradicional, que está voltando a ser o clube que mais rivaliza com o alvinegro, retomando o posto que foi do Cruzeiro nas últimas décadas. Além do título, que pode ser o 46° da história do clube na competição, o Galo também entra em campo podendo manter mais dois grandes tabus contra o Coelho.

+ Igor Rabello ignora favoritismo e vantagem do Atlético na final do Mineiro: ‘Nosso objetivo vai ser a vitória’

O primeiro tabu que o Atlético mantém, é um dos grandes. São 16 anos sem perder um jogo para o América jogando no Mineirão. A última derrota aconteceu em março de 2005, com vitória do alviverde por 1 a 0, desde então, o alvinegro não perdeu mais atuando no gigante da pampulha. O segundo tabu é mais curto, mas ainda sim com um tempo considerável e que também envolve não perder. O Galo não perde para Coelho desde 2016, que inclusive foi uma derrota na final do Mineiro daquele ano, mas no primeiro jogo. Desde o segundo jogo, que o alvinegro empatou, são 15 jogos, com 11 vitórias do Galo e quatro empates. A disparidade fica maior ainda quando a questão são gols marcados, o Galo marcou 33 e o Coelho apenas oito.

O América tem a obrigação de vencer, consequentemente quebrando os dois tabus, para ser campeão, já que o Atlético tem a vantagem do empate. Por falar da última vitória do Coelho e campeão sobre o Galo, essa foi uma das três vezes que o alviverde venceu o alvinegro em uma final de Mineiro, além de 2016, venceu também em 2001 e 1993. Do outro lado, o Galo já venceu quatro vezes: 1958, 1995, 1999 e 2012. Isso contando apenas campeonatos que foram decididos por jogos finais entre eles, sem contar os que eram apenas pontos corridos e um foi campeão e o outro vice.

+ Torcida organizada do Atlético prepara grande mosaico para final do Mineiro; confira

Atlético e América se enfrentam às 16h30, no Mineirão, pela grande decisão do Campeonato Mineiro. Quem vencer leva a taça, em caso de empate, ela fica com o Galo por conta de melhor campanha na primeira fase. Na história (segundo o Galo), são 412 partidas, com 205 vitórias do alvinegro, 103 empate e 103 vitórias do Coelho.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo